Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Ju 07/04/2023

Esse livro, eu li quando estava estudando escolas literárias, mas não me decepcionei, gostaria tanto de voltar no tempo e ver a peça original. o diabo é o personagem mais caricato e engraçado do livro inteiro, escrito com um sarcasmo e inteligência inegáveis.

Malu.Vilalta 23/06/2020

Divertido, mas a linguagem (galego) um pouco cansativa. Tive que pensar um pouco mais em algumas frases.

folkjude 14/03/2023

"à barca, à barca! vamos lá!"
Li por conta da escola mas por incrível que pareça eu gostei, a linguagem é difícil então a leitura foi mais lenta do que deveria ser normalmente. as notas de rodapé ajudaram bastante e é bem legal o formato de peça por que acaba se tornando mais divertido de ler. gostei muito da crítica dos pecados e como foi escrito, por ser um livro clássico achei que não ia curtir nada mas na realidade gostei bastante até. senti muito uma vibe de auto da compadecida e acho que isso me influenciou muito na hora de ler porque amo muito esse filme e a temática dele.

Yasmin1609 27/01/2023

O que esperar dessa obra?
O livro começou com a parte de biografia e modo de escrita do autor, depois passando à obra em si (Auto da Barca do Inferno).

Trata-se de uma grande crítica a sociedade medieval e suas características ruins (sendo elas: grande diferença social, econômica e cultural). Os exemplos são: Fidalgo (arrogância e riqueza -> nobreza), Onzeneiro/Agiota (usura e avareza -> comerciantes, banqueiros), Joane/Parvo (inocente, livre de maldade, crença forte e ignorância -> servos e camponeses), Sapateiro (rouba, se aproveita dos outros -> artesão), Frade (luxúria, enganação -> Igreja Católica), Alcouveteira/Prostituta (luxúria, persuasão), Judeu (pecador, não respeita o Cristianismo), Corregedor/Procurador ( corrupção, suborno -> Justiça), Enforcado (ateu, enganado) e os Quatro Cavaleiros (Cruzadas -> "lutaram por Jesus e o Cristianismo").
E não podemos esquecer dos barqueiros: Anjo (o bem, o correto, o Paraíso) e Diabo (o mal, o errado, o Inferno), no qual julgam as pessoas de acordo com suas ações na vida para direcioná-las à Barca específica. *O legal é ver todos irem falar com o Anjo depois de serem chamados para Barca do Inferno.*

E por fim, o livro apresenta perguntas e respostas em relação à obra.

O que eu achei interessante, foi a persistência do vocabulário e modo de escrita original do autor, portanto as palavras eram diferentes e (digamos) complicadas (como: ?a -> uma, per -> por, ò -> ao, entre outras).

Anna Carol 10/03/2024

Português bem complicadinho. Li porque a escola obrigou. Mas a história em si não é ruim não. Só tenho dificuldade com esse tipo de linguagem.

Patty Lima 24/05/2024

Apesar de ser uma releitura escrita em um gênero diferente do original, a linguagem reflete fielmente a época em que foi escrita. As imagens caricatas traduzem as personagens criadas por Gil de forma fiel e bem-humorada. Recomendo a leitura a todos interessados na época do Humanismo.

Giovana1126 17/04/2024

O auto da barca do inferno ????
Fui obrigada a ler por causa da escola mas o livro não é de todo mal não. O palavreado dele é beeeeeem rebuscado então vc talvez precise ficar parando pra tentar entender melhor o que o livro está falando. Não é o melhor livro porém não é ruim, recomendo! ???

Helena860 25/10/2020

Muito bom! Achei interessante a narrativa e até meio polêmico em alguns momentos

mmurilo 23/02/2020

Inflamatório.

Geovanna.Shibuya 26/04/2021

Enfim terminei
Muito cansativo, porém até que gostei mais do que achei que ia gostar, e muito difícil de ler mas até q a mensagem é legal e tals, só li pq e pra escola

Amandinha 24/07/2020

Resolvi ler o livro porque errei uma questão sobre ele numa prova
Quem diria que eu ia gostar mesmo do livro (ainda mais com todas as rimas e tal), mas achei bem interessante, ficava tentando adivinhar quem ia pra qual barca...
Vale a pena dar uma lida nele

Miti 27/08/2020

Clássico
Esse é um clássico que deve ser lido e apreciado. Confesso que não consegui ler quando fui "obrigada" pela escola, só consegui depois de assistir uma peça de teatro sobre o livro. Foi quando entendi a história, amei e voltei para ler, aos 13 anos.
Reli (ouvi um audiolivro, na verdade) esse ano. Entendi ainda mais detalhes que na primeira vez. Uma grande obra.

Alice 28/04/2021

É uma leitura bem travada confesso, mas eu achei interessante e gosto de ler coisas que me desafiam e me dá uma visão de época e engraçado e meio depressivo que as críticas do autor se você parar para pensar algumas são bem atuais!

Lucas.Pasqualini 02/08/2020

Crítica social foda
Muito bem feito e preciso nas criticas à sociedade e à igreja.

Maria 29/04/2021

Cômica e trágica
Esse auto é simplesmente incrível, tem uma leitura muito fluida, alem de não ser cansativo para a leitura. Li ele para um encontro de um clube de leitura que faço parte e confesso que gostei bastante, sou muito chata quanto as minhas leituras, mas esse livro não me desagradou de forma alguma. a historia tem um pouco de comedia e ensina sobre caráter e consequência dos nossos atos de uma forma bem simples e sem muita enrolação. recomendo muito a leitura a quem estiver na duvida