Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Marie 23/08/2022

O Auto da Barca do Inferno
Li por conta da escola e apesar da linguagem um pouco difícil e em formato de espetáculo, eu gostei bastante. Traz várias críticas e reflexões.

kauê 21/08/2022

não gosto do meu professor de português, mas obrigado!
fui obrigado a ler esse livro por conta do porre do meu professor de português que é insuportável e me fez escrever um teatro inspirado no livro, mass ao contrário do que achei que seria, tenho que o agradecer por isso! o livro é ótimo e traz uma crítica social insana que recorrentemente reverbera até os dias de hoje. a única coisa difícil é a escrita.

Mah 20/08/2022

~Uma das melhores histórias do tempo do humanismo~
Sinceramente, achei que ia ser um livro maçante para ler ( já que é um livro muito antigo), mas eu estava enganada.
A história se trata das idas das pessoas julgadas a irem para o inferno ou para o céu. A história possui diálogos leves e às vezes com certo nível de humor.
É uma história bem curta e praticamente toda história é puro diálogo, mas isso não a torna desprezível.
Aconselho pegar um livro com a edição mais recente.

Coffeenguache 17/08/2022

Perfeito
Acho q é a quarta vez q eu tô lendo e ainda é perfeito, essa versão veio com a farsa da Inês Pereira também q é outro texto q eu adoro do Gil. Ótimo livro pra quem quer começar a ler mais clássicos e um livro de vestibular super fácil.

Astrid 13/08/2022

Auto da barca do inferno
É um livro complicado de ler, mas que não deixa de ser bom.
Tive que reler essa obra pra fazer um roteiro de teatro baseado nele.

mell 11/08/2022

horrível
É um livro curto mas que demora pra ser lido por que é muito chato. A peça teatral do começo é legalzinha, mas o resto do livro onde fala mais informações sobre a peça e o autor é muito cansativo já que não é interessante.

carolwithbooks 07/08/2022

É muito interessante ver a forma que as pessoas viam a religião e o que isso representava para elas durante a Idade Média.

Guilherme 07/08/2022

Bom, mas leitura complicada.
Bom, a leitura é bem complicada mesmo, pois como é livro é bem antigo, o vocabulário é bem diferente do atual, então é bem comum que você não entenda muita coisa, você não é o único rs, eu apresentei dificuldade na hora de ler, mas os diálogos em forma de rima e poesia deixaram a leitura mais interessante e prazerosa... no meu caso pessoal, eu até que gostei do livro, mas não é o tipo de livro que eu recomendaria para alguém ler, apenas li por causa do trabalho da minha escola. Vendo algumas resenhas achei que o livro ia ser MUITO chato, mas a leitura é divertida devido as rimas e o vocabulário antigo.

Luísa 05/08/2022

Auto da barca
Achei interessante, por ser da literatura antiga, é muito legal conseguir ver a diferença na escrita ( o que muitas das vezes pode complicar a interpretação), e identificar a crítica e a sátira feita diante da sociedade da época.

Murnyx 04/08/2022

Peguei pra ler pois estou numa meta de ler tudo o que tenho na estante, não tenho ideia de como esse livro veio parar aqui.
A linguagem é extremamente complicada, tornando difícil entender em muitas partes, a temática não desperta interesse. Li mesmo por estar aqui.

Monique 01/08/2022

Tem uma linguagem muito difícil e meio chata, mas os personagens são legais e bem interessantes, na maioria.

TheJimbro 28/07/2022

O pai do teatro português
O Auto da Barca do Inferno é um livro de leitura complexa e para quem não tem experiência nesse tipo de leitura, sendo muito massivo. Seu autor, Gil Vicente foi simplesmente um revolucionário na época de sua escrita, tratando o céu e o inferno usando a mitologia grega, dá qual uma barca leva os mortos para o reino de Hades.
A escola literária correspondente a esse livro e a esse autor é o Humanismo, sendo essa caracterizada por o período de transição entre Idade Média e Renascimento, valorizando o ser humano gerando o antropocentrismo (homem no centro do universo). Sendo também importante ressaltar a valorização das emoções humanas, muito presentes no livro.
Penso que essa é uma literatura interessante, porém, por sua linguagem complexa e pelo fato de ser muito cobrada nas escolas e faculdades, traz desinteresse aos leitores, sendo assim, recomendo a versão com linguagem simplificada, para aqueles que querem ler apenas por entretenimento.
Tendo em vista os fatos, posso afirmar que é uma boa literatura, apesar de complexa e muito antiga.
Agradeço pela atenção, não se esqueçam de tomar água e fazer esportes, pois uma boa alma sem um corpo saudável não faz sentido algum.
Hasta la vista baby

Klx_ 28/07/2022

Achei o livro bem legal, principalmente pelo Gil Vicente ser o pai do teatro portugues, interessante ver como mesmo ele sendo uma pessoa religiosa, que fazia suas obras principalmente para apresentar para corte e pra o rei,ele ter feito uma obra tao sarcástica, com alguns palavrões e satirizando ate a corrupção q ha na hierarquia da igreja etc, muito legal de conhecer

Luana 27/07/2022

Legalzinho
Apesar da linguagem ser bem obsoleta, (Até porque é uma peça humanista, logo não tinha como ser diferente) a premissa da obra é legal.
O enredo em si diz muita coisa sobre a sociedade da época. O antissemitismo e a glorificação dos cavaleiros que morriam na "Guerra Santa" são muito bem abordados na obra.
Publicar algo tão satírico e maniqueísta ao mesmo tempo em plena Idade Média, com certeza, foi algo revolucionário. Sem falar que houve claras críticas à venda de indulgências, à corrupção de certos padres que escondem seus atos na igreja, à soberba e até algumas indiretas para algumas pessoas-em particular. Gil Vicente não tinha papa na língua nãokk
(?ALERTA DE SPOILER?)
Porém, admito que houve uma cena em particular que me pareceu bem indigesta...pelo menos sob a ótica de alguém situado no tempo e espaço em que vivo. Trata-se do trecho em que o judeu chega à Barca do Inferno, pois ele foi o ÚNICO que aceitou entrar lá dentro de primeira, e nem o Diabo queria levá-lo p ao seu destino por desprezar sua presença. Sinceramente, achei triste a forma com que a população semita é representada na peça. Quer dizer que só pq o cara era judeu ele não poderia ir ao céu? Como se não bastasse, essa personagem ainda foi a única que conseguiu levar seu dinheiro consigo depois de morto (mais um esteriótipo)
Sei que há toda uma imposição e contexto histórico, e minha intenção não é cancelar o Gil Vicente, mas sim destacar como a literatura pode nos ajudar a compreender a sociedade, a cultura e a história.

Grata por ter lido até aqui ;)
Leonardo.Broinizi 28/07/2022minha estante
Eu que agradeço pela análise ?

Gusta.Saraiva 25/07/2022

análise
achei bem preconceituosa mas isso se qualifica com a época em que foi escrita a obra, a história é muito bem feita, linguagem muito difícil, personagens bem estruturados, achei algumas condenações injustas mas é uma obra clássica.