O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

JanaAna90 06/04/2022

Simplesmente, maravilhoso!
Para começo de conversa, quero já deixar registrado que o livro é maravilhoso, seu final ainda melhor.
Ao concluir O Senhor dos Anéis começos pensar na dimensão do livro e do autor, porque construiu um mundo inteiro a partir das histórias contadas. Assistir ao filme várias vezes mas nunca tinha lido os livros e todo o contexto da construção e aqui me deparo com a criação de uma linguagem própria, paisagens, desenhos criados. Estou encantada por esse mundo criado por Tolkien, os personagens e suas histórias, claro que uns são mais amados que outros, mas ainda assim não diminui o valor e grandiosidade das suas histórias.
No retorno do rei, nos mostra a travessia de Frodo e Sam, bem como o desfecho do anel e o resultado disso, além dos destinos de cada personagem. Se tem pontos soltos não vi nenhum.
Sentirei saudades de Gandalf, Gimli, Aragorn, Legolas, Pippin, Merry, Frodo, Sam e tantos outros que deixaram um pouco de si e que levou meu coração.
A história é longa porém em nenhum momento se torna enfadonha; a escrita é de linguagem acessível e fácil compreensão.
Só uma dica para quem não gosta de spoiler deixe para ler os apêndices no final; foi justamente o que fiz. Rsrs
Para mim, o livro supera e muito o filme. Só tem um problema, já quero comprar os outros livros para conhecer ainda mais sobre esse mundo criado por Tolkien.
13marcioricardo 06/04/2022minha estante
Não li esse e o Hobbit porque tenho muitos livros pra ler e já vi os filmes. Mas vou ler em breve o Silmarillion e Contos Inacabados porque final do ano vai estrear a série Os Anéis de Poder...
Tolkien não deixou apenas esses livros fantásticos como legado. Sua obra foi um marco e por isso ele é o pai da fantasia, pelo menos a da era moderna. Por isso, além de uma legião de fãs em todo o mundo e dos filmes mais premiados da história do cinema com 17 óscares, Tolkien é a grande fonte de inspiração de outras grandes obras como Harry Potter ou Game of Thrones.
Tolkien é um gênio.

JanaAna90 07/04/2022minha estante
Estou ansiosa para assistir a série. Sinceramente, somente agora estou mergulhando nos livros de Tolkien, mesmo amando os filmes, nunca tinha lido os livros. De fato, agora começo a entender porque tantos se inspiraram em suas obras.
Agora quero ler todas as obras do autor. Rsrs

Ludmila 28/05/2022

Fiquei me desafiando a ler essa trilogia pq não me sentia atraída por ela, mas essa é a leitura preferida de tanta gente, inclusive de quem ama Harry Potter e Guerra dos Tronos como eu. Mas agora é oficial: pra mim não é tudo isso. Pronto, falei!

Lucas.Jose 31/10/2023

Ótimo encerramento
Tolkien conseguiu finalizar sua criação de maneira fantástica. Eu até estranhei que cheguei na metade do livro e já achei que tinha acabado a história, mas ela continua e finaliza da maneira que merece

Alan.Felipe 04/09/2021

PERFEITO!!!
Ler Senhor dos anéis era uma das coisas que eu queria fazer antes de morrer, e finalmente realizei isso, e valeu muito a pena!

A história me prendeu do começo ao fim, (apesar de eu já ter visto os filmes). Os lugares são muito bem detalhados e lindos também.

Não tenho muito o que falar da história, só agradecer ao professor Tolkien por ter criado esta obra.

Thiago Pontes 24/11/2020

Esplêndido
Leitura obrigatória para quem curte fantasia. Vim após ver os filmes e saio satisfeito.
Carol 24/11/2020minha estante
Os filmes são parecidos c os livros?? Digo pra n ler sobre a msm coisa q vc assistiu sabe

Thiago Pontes 24/11/2020minha estante
Então os livros se aprofundam mais do que os filmes. O universo da Terra Média é bem mais explorado nos livros. O lado ruim dos livros é que são livros extremamente descritivos. Em alguns momentos você acaba se cansando.

Marcos 11/07/2020

A Aventura Chega ao Fim
Que aventura maravilhosa. Apesar da escrita de Tolkien ser exaustiva em determinados momentos dessas mais de 1000 páginas que contém a trilogia do Senhor dos Anéis, não afeta e diminui a beleza que é acompanhar esses personagens da terra média.
Termino o livro já sentindo saudade de tudo e de todos. É uma das melhores e mais belas histórias que pude ler na vida.

andreza236 10/06/2022

meus amigos, que universo sensacional
Eu não tenho palavras para a construção de mundo do Tolkein, de verdade. Que excelência. Em algumas partes, os detalhes eram tantos, eu sentia que estava lendo um livro de história, com cada ponta do passado conectada ao presente.

Entre as três partes, não nego que essa foi a mais densa de ler. Muitos nomes do passado que surgiram e novas localidades ao sul da terra- média, assim como novos povos apresentados. Entretanto, senti que A Sociedade do Anel foi a parte mais arrastada por ser mais introdutória. Ainda assim, não poderia ter lido esta trilogia (ou, originalmente, este calhamaço) e avaliá-lo com menos de quatro estrelas, me sentiria até culpada.

Incrível como os hobbits cresceram tanto para mim como personagens nesta última parte, Merry e Sam de longe os grandes destaques. Além disso, Faramir, grande homem, aguentou muito desaforo do pai, aparentemente, durante toda a vida. Fiquei bem chocada com o acontecimento da píra e a loucura de Denethor.

Mas não posso negar que achei o fim de Sauron um tanto confuso, e não posso deixar de destacar que um personagem tão marcante e presente durante toda a história do universo do senhor dos anéis não tenha tido sequer 1 única fala durante todo este volume. Fiquei sim decepcionada.

Apesar de tudo, amei conhecer algo tão único e com certeza irei ler os outros livros. Recomendo muito.

Flávia 16/12/2020

Lá e de volta outra vez
Meu favorito dentre os três da trilogia, traz a reta final da guerra do anel, com uma riqueza de detalhes divina! Li com calma e foi a melhor escolha, funcionou muito bem pra mim, consegui apreciar muito a leitura. Diria que dos três é o com mais ação, mais coisas acontecendo ao mesmo tempo, já que a guerra de fato foi iniciada. Desde a primeira página até o fim dos apêndices, o livro é sensacional.
Leiam, POR FAVOR!

Cafeína 21/05/2023

O fim das andanças...
O que eu mais gostei foi a sociedade do anel.
Acabado o livro, o que fica na minha cabeça e eu busco tentar elucidar, ao menos um pouco, é o porquê de ?o senhor dos anéis? ter se tornado um clássico, tal qual qual é.
Como normalmente é de se esperar acompanhado dessa alcunha, os "clássico" geralmente se tornam atemporais justamente por inovarem, se mostrarem um ponto fora de curva da sua época, o que é engraçado quando você olha para a obra do Tolkien como um todo, que em meio a um mar de fluxos de consciência e autores tentando lidar com o terror da guerra e a sociedade moderna, ele chega com épicos de fantasia bem lineares, com uma prosa apegada ao clássico e com uma narrativa envolta na luta entre o bem eo mal, pouco preocupada em algum complexo estudo do ser humano ou da sociedade. Não que isso seja de alguma forma um ponto negativo, ao contrário de outras decisões que ele toma no seu método de contar a história, como supostamente é o caso do famigerado ritmo, que se perde entre infinitas andanças? Pessoalmente, inicialmente eu achei interessante essa maneira de se fazer a jornada, não privando a atenção só aos pontos mais específicos da estrada, mas garantindo algum tempo para o trajeto e a vivência do caminho, coisa que teria sido muito mais palatável se não tivesse sido levado à exaustão ao longo das 1500 páginas da história. Da mesma forma, o espectro da prolixia parece espreitar a prosa apaixonada dele e chega a nos impedir de aproveitar uma cena, isso porque, hora ele insiste em incluir uma adjetivação de tudo, hora insiste em incluir acréscimos duvidosos a história, ou ao menos duvidosos no que diz respeito a garantir a temporalidade e tensão dessas partes; tentando me explicar melhor: acontece de às vezes eu estar mais interessado no desenrolar dos acontecimentos do que em ouvir a árvore genealógica do figurante recém apresentado, ou ainda, chega a um ponto que as descrições incessantes deixam de caracterizar os cenários e passam a compor um empecilho cansativo. Não me leve a mal, é a minha perspetiva e no geral eu gosto da maneira como ele escreve, mas se torna cansativo em certa medida da história.
Voltando a atenção um pouco a trama que preenchem os três livros, eu acho que não é surpresa para ninguém, primeiro porque a essa altura do campeonato, é o básico em construção de mundo de fantasia, e é claro aqui o anacronismo, já que só é básico graças ao livro, além do mais, tem um ponto interessantes diferentes, eu adorei os olifantes e tudo que envolve os Naz?ghul, no mais, hoje em dia o universo do Tolkien talvez não tenha tanto assim com o que impressionar ou apresentar de novidade. Aliás, é o que me parece ser a grande decepção de quem consome fantasia ao dar de cara com o senhor dos anéis: a falta de novidade que o mundo apresenta. Na verdade, olhando por alto o que se tornou o high fantasy nas mais diferentes mídias, os livros do Tolkien mais parecem romances de cavalaria medievais, ou épicos de guerra medieval com elementos de fantasia. Quanto às grandes batalhas, elas tem seus momentos e cenas marcantes, em especial o cerco a Gondor, mas no geral, eu prefiri muito mais as aventuras mais contidas, não à toa o meu favorito foi a sociedade do anél. No mais, a história transmite a grandiosidade que ela quer ter, afinal, sãos as crônicas da última das guerras de uma era, e é foda mesmo!
Eu gostei dos livros, apesar de não tanto assim, o mais desafio mesmo foi enfrentar o desenvolvimento que se arrastava pela escrita que podia ter um pouco mais de pressa às vezes, mas, por fim, apontando algumas outras críticas que eu guardei: a narrativa, como eu acabei de citar, tem uns deslizes, na minha opnião, pela maneira como ele decide contar certas partes, no geral eu acho que ampliar a visão do narrador ou alternar os núcleos, como por exemplo os filmes fazem, teria melhorado algumas partes para mim, vide ?isengard?, minha maior decepção; e por último e talvez até mais importante, por mais que até sejam minimamente bem caracterizados, os personagens são tão vazios, desenvolvimento então? Talvez o sam seja o mais complexo da terra média kkkk.

Os filmes são maravilhosos e eu acho que não vale a comparação(embora eu tenha usado meramente para ilustrar uma ideia) são obras boas aos seus modos, com propostas diferentes, além do mais, no final do dia ?ramble on? do Led Zepelin continua sendo a melhor coisa relacionada ao trabalho do Tolkien.
Craotchky 21/05/2023minha estante
Seu texto explora ideias bastante pertinentes. Você expressou muito bem sobretudo o teor um tanto descritivo demais de cenários (são as descrições que menos gosto em livros, talvez pela dificuldade pessoal de imaginar tantos detalhes, principalmente quando são detalhes de ambientes naturais) e o que parece mesmo ser um aproveitamento da jornada através da "vivência do caminho", como você coloca. Excelente seu texto.

Cafeína 22/05/2023minha estante
Cara, muito obrigado!
Eu tento escrever, principalmente, para tentar organizar as minhas próprias ideias e entender as obras, ou o que eu consegui tirar da experiência, e é muito foda encontrar outros pontos de vista, como o seu, com o qual eu muito me identifico

Craotchky 22/05/2023minha estante
De nada. Se você expressou tão bem suas ideias, logo é bem provável que tenha conseguido organizar, entender e assimilar sua própria experiência com a leitura.

Francielle 01/12/2021

Fim de uma era
Simplesmente fantástico.
A saga de Frodo e Sam é leitura obrigatória para quem gosta de fantasia e aventura.
Uma ótima história sobre amizade, comprometimento,coragem e acima de tudo esperança. (ótima para os dias atuais, onde parece que essa pandemia ñ tem fim, porém, assim como na saga, tudo por mais tempo que dure uma hora chega ao seu derradeiro ato).
Espero que os filmes sejam tão bons quanto os livros pois é com eles que vou me aventurar novamente pela Terra Média.
Danilo646 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Ernesto9 11/06/2023

Simplesmente épico...
Realmente essa trilogia é uma coisa única, eu tinha o entendimento que esse livro era o mais denso, porém acaba sendo de longe o mais épico. Essa trilogia acaba sendo uma jornada e tanto, são 3 livros enormes que de certa maneira são arrastados, porém vale muito a pena, e como diria o New York Times "O mundo se divide entre aqueles que leram O hobbit e o senhor dos anéis, e aqueles que não leram". Fazer uma resenha desses livros é difícil pois não existe adjetivos pra explicar...

jiangslore 09/07/2022

[4,5/5]
Para mim, "O Retorno do Rei" foi um daqueles casos de "demorei para ler o livro, mas não foi por não ter gostado". Na verdade, gostei bastante, e acho que foi o melhor da trilogia. A conclusão da série é realmente incrível! "O Senhor dos Anéis" é uma mistura na medida certa entre a jornada clássica do herói e algumas modificações e nuances trazidas pelo autor, e isso fica ainda mais evidente no terceiro volume.

Nele, nós vemos o ápice do desenvolvimento de Frodo (sim, aqui estou eu, elogiando novamente a forma que Frodo foi escrito, porque realmente acredito que ele é um protagonista maravilhoso), além de algumas surpresas com relação a outros personagens. Além disso, o conflito que foi construído por toda a trilogia finalmente ocorre, e, quando digo que não esperava sentir tanta tensão durante a leitura, estou falando sério!

E, claro, o worldbuilding é uma das coisas mais interessantes no livro. A parte da narração em si não traz tantas coisas completamente inéditas com relação ao restante da trilogia, mas os apêndices introduzem e explicam diversas informações que não caberiam na narrativa sem uma exposição ainda maior e mais longa do que a que o autor já fez. Acredito que é importante mencionar a presença dos apêndices porque eles mostram não só o cuidado de Tolkien e a profundidade do universo que ele criou, mas também porque eles permitem encaixar os acontecimentos da trilogia em um momento histórico que faz parte de uma linha temporal que vai muito além dele. Isso torna o livro muito mais real e interessante, na minha opinião.

Tirando isso, admito que não tenho muito a dizer que não seja repetitivo, considerando as minhas resenhas anteriores; ou que não tenha spoilers, já que prefiro escrever pensando em quem ainda não leu um livro e está procurando opiniões sobre ele. Mas é importante mencionar que "O Retorno do Rei" possui os mesmos problemas que abordei nas minhas resenhas anteriores, mas continuo pensando que a leitura realmente vale a pena para quem gosta de fantasia e quer se aprofundar no gênero.
Loureiro2 09/07/2022minha estante
Para mim, "O Retorno do Rei" foi o que salvou a história. Compensou ler os outros só por causa desse livro.

Gabi.Lamego 31/05/2021

Só me resta saudades...
E pensar que tudo começou la atrás com uma jornada inesperada, se certo Hobbit não tivesse partido em uma aventura com anões e um mago, essa história teria um rumo bem diferente. Esse livro surpreende do início ao fim, a cada capítulo, a cada página, coisas mais incríveis aconteciam, quanto mais mergulhei nesse mundo, mais me emocionei, e no final nem parece que se passou apenas 1 ano, pareceu muito mais, e isso é maravilhoso. Agora só me resta a saudades. Esse sem sombra dúvida é o meu favorito das 3 partes.
Pudim 21/01/2023minha estante
Saudades kk

Vitória 24/08/2020

Citações favoritas
Pela manhã os conselhos são melhores, e a noite muda muitos pensamentos. - Théoden (Pág. 1159)

É melhor apreciar primeiro o que somos feitos para apreciar. - Merry (Pág. 1253)

Sempre é assim com as coisas que os Homens começam: há uma geada na primavera, ou uma seca no verão, e eles descumprem a promessa. - Gimli (Pág. 1256)

Muitas pessoas gostam de saber de antemão o que será posto na mesa; mas os que labutaram para preparar o banquete gostam de manter segredo; pois a admiração torna mais altas as palavras dr louvor. - Gandalf (Pág. 1386)

Bem, finalmente aqui, caros amigos, nas praias do Mar chega o fim de nossa sociedade na Terra-média. Vão em paz! Não direi: não chorem; pois nem todas as lágrimas são más. - Gandalf (Pág. 1464)