O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Tuler 27/12/2021

Uma extraordinária aventura
Fechando a trilogia com chave de ouro, O Retorno Do Rei é um livro que segue a escrita dos volumes anteriores, um livro muito bom, intrigante, apaixonante e genial. O mundo que Token criou é algo fora do normal, suas línguas, suas paisagens e seus personagens são perfeitos.
Após o término dessa obra literaria o sentimento que sinto é de tristeza, pois as aventuras da sociedade do anel já faziam parte da minha vida, me sentia parte da história, pois Token teve o dom de fazer você mergulhar no mundo da Terra Média e viver cada momento ao lado dos hobbits. Eu recomendo essa trilogia com todas as minhas forças, garanto que não irão se arrepender.

Gabriel.Tadeu 12/09/2020

Um ótimo final!
Tolkien é genial, e com tanta coisa que poderia criar, escreveu um final tão bom pra sua fantasia!
Lala 12/09/2020minha estante
Em minha humilde opinião, um dos melhores finais de livro de todos os tempos

19/06/2021

Livro da minha vida...
Eu não li esse livro, posso dizer que vivi ele, lutei cada batalha, sofri com cada perca e senti a glória após cada vitória.

Não tenho mais nada a declarar, apenas leiam essa obra de arte!

Patrick 15/04/2020

Aqui se encerra a saga do anel, um ótimo final a história se desenrola fluidas, com muitas reviravoltas.
Para minha surpresa o final é um pouco diferente do filme....

Thams3 21/02/2024

OBRA PRIMA!!
Eu demorei tanto tanto TANNNTO pra terminar essa trilogia....
Já por no primeiro livro saber que provavelmente jamais leria algo tão bem escrito em cada aspecto. Um universo tão rico e tão primoroso nos mínimos detalhes. O primeiro segue sendo meu favorito então não consigo dar 5 estrelas para o 2 e 3, talvez por ele ter sido o mergulho na saga pós O Hobbit (que é sensacional). Na minha visão elencaria a trilogia de forma que o livro 1: Apresentação e Filosofia do universo; livro 2: Descrição e estabelecimento (fundamento) do mundo e dos povos; livro 3: Resolução dos problemas causados pelas diferenças; política e encerramento. Tudo absurdamente bem amarrado e sem furos.
Torço que a experiência com Silmarilion e as outras obras me proporcionem o mesmo deleite.

sara 04/03/2021

"Estou contente por tê-lo comigo. Aqui, no fim de todas as coisas, Sam."

Eu tô MUITO triste.... último livro perfeito pra trilogia perfeita.

Polly 20/03/2024

O Retorno do Rei: foi difícil chegar ao final (#201)
Chegando ao final dessa aventura menos feliz do que eu esperava chegar. Para mim, há dois Tolkiens, um que nos conta a história dos hobbits, com um toque de bom humor e leveza (apesar dos pesares), e outro que nos conta as ações épicas dos homens e elfos. Adoro o primeiro Tolkien, ele é leve, assume uma narrativa com um tom infantil. O segundo me entedia, conta a história em tom épico e pitoresco, uma visão bem masculina da realidade, que não faz muito sentido pra mim. Talvez, eu só não seja o público alvo desse Tolkien. E tudo certo. Mas não tenho como negar que o Tolkien épico me faz revirar os olhos de tédio. Ah, isso não posso fazer.

Quase deixei de lado de vez o fim da história, pois o primeiro terço do livro é só descrição de batalha e de donzelas insubordinadas, que precisam ser coladas em seu lugar. Recomecei o livro uma vez mais, mas não adiantou muito. Descrição de batalhas faz meu cérebro funcionar como o meme do Jonh Travolta. Fico perdidinha, pois não tenho interesse. Então, só aceitei que não precisava absorver tudo e cheguei finalmente à parte que me interessava: Sam e Frodo. Embora eu tenha achado que Tolkien deu uma resolução rápida para a destruição do Um Anel, a narrativa a partir dali, fica bem mais agradável. Tolkien falando sobre hobbits é meu docinho de coco. A volta pra casa e a retomada do Condado é a cereja do bolo. Mesmo tendo cenas de batalhas, o tom da narrativa é diferente.

O final, tenho que dizer, não foi muito agradável para mim. Coitado de Frodo, merecia um final melhor. Enfim, Tolkien devia ter escrito muito mais sobre hobbits.

malu 14/04/2024

A parte final é muuito chatinha (necessária, já que monstra o que aconteceu com os personagens depois do fim da guerra, mas externamente entediante?)

Tirando isso, o livro todo é muito bom, principalmente as partes que focam no Sam e no Frodo em Mordor.
Lotenzo 14/04/2024minha estante
aaaaaaa saudade de ler esse ouro

Isabelle.Furtado 25/08/2021

Uma Saga Grandiosa
Tolkien criou um mundo fantástico, demonstrando domínio nas línguas, raças, histórias, e nos lugares da sua Terra Média.
A escrita é muito detalhada, o que pode ser cansativo em alguns momentos, mas também enriquece a leitura e a visualização da aventura.
Gostei do crescimento dos personagens ao longo da jornada e do desfecho de cada um.

Eduardha 30/08/2021

No geral é um livro muito bom, mas acho que perdeu qualidade se for comparado aos outros dois. Isso porque achei o final um pouco arrastado

R4F43L 19/03/2021

Que finalização emocionante
Só tenho a dizer que todos deveria ler senhor dos anéis , quase impossível não se emocionar com a finalização dessa saga , que conclui todas as pontas soltas e não deixa nada a reclamar.

querobbtodashj 07/07/2023

A JORNADA DO ANEL
"O Retorno do Rei" é o último dentre três partes compostas por: "A Sociedade do Anel", "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei".
Com grande fama e renome, a saga de "O Senhor dos Anéis" conquistou um grande números de fãs e admirados por seu universo completo e seu ambientalismo único, que só J.R.R. Tolkien era capaz de fazer e descrever.
Acho que foi isso, a esperança de que ele fosse uma obra intensa e densa, do tipo "tiro, porrada e bomba", que me fez tediar-lo.
Claro, a muitos momentos bonitos e que reconfortam-nos, como a relação linda entre Frodo e Sam; também as fortes batalhas que vibram nossos corações (que se protagonizam neste livro e no teu antecessor, "As Duas Torres"); as canções lindas e personagens únicos e marcantes.
"O Senhor dos Anéis", como todas as grandes obras, tem seus prós e seus contras. Isso não o torna uma obra ruim ou indigna de fama, o faz uma obra feita por ser humano, e lida por seres humanos, que têm seus próprios e divergentes gostos.
"O Senhor dos Anéis" não e nunca vai ser uma obra ruim, pois ela se mantem em muitos pontos.
Mas, agora, partindo para o livro à ser resenhado, vamos lá:

A Guerra do Anel se encontra em vapor máximo; Gandalf direciona-se para rumo à Minas Tirith, onde se ver em regência de Denethor, cujo lar e país se vêm ambos em perigo de guerra: a hoste inimiga de Mordor se volta para lá, em liderança do Grande Senhor Nazgûl, o Maior entre os Noves.
A ameaça é iminente e para sua vitória é necessário a único dos Homens, do Oeste e Leste.
E, em Mordor, Frodo e Sam rumam até o Monte da Perdição, Orodruin, para até seus confins e, lá, no fogo ardente, tombar o Anel Regente, o Um Anel de Sauron, o Senhor Sombrio. E, ao longo que mais se aproximam do vulcão ardente, mais a labuta se intensifica e a desesperança irrompe em seus corações. Para o fim de todas as coisas.

Para mim, fora uma leitura fluía em até que rápida, como em "As Duas Torres" a parte de Sam e Frodo sempre é a mais emocionante e intensa, mas teve uma forte concorrência, a história do livro IV foi vibrante e anormal. Ainda estou decidindo qual foi a melhor parte até agora, talvez o segundo ou terceiro, eu arriscaria a dizer.
O final foi bem emocionante, mas teve coisas que eu queria saber mais, já que os últimos capítulos foram reservados ao Condado e seus conflitos enfrentados na ausência dos quatro hobbits.
Com um final de tirar o fôlego e sair com os olhos lagrimejados, o "O Senhor dos Anéis" se encerra com paz e esperança em dias melhores.
Não será um adeus para o universo ou a história, pois desejo ler outro(s) livro(s) do Tolkien e reler os que já li.

JanaAna90 06/04/2022

Simplesmente, maravilhoso!
Para começo de conversa, quero já deixar registrado que o livro é maravilhoso, seu final ainda melhor.
Ao concluir O Senhor dos Anéis começos pensar na dimensão do livro e do autor, porque construiu um mundo inteiro a partir das histórias contadas. Assistir ao filme várias vezes mas nunca tinha lido os livros e todo o contexto da construção e aqui me deparo com a criação de uma linguagem própria, paisagens, desenhos criados. Estou encantada por esse mundo criado por Tolkien, os personagens e suas histórias, claro que uns são mais amados que outros, mas ainda assim não diminui o valor e grandiosidade das suas histórias.
No retorno do rei, nos mostra a travessia de Frodo e Sam, bem como o desfecho do anel e o resultado disso, além dos destinos de cada personagem. Se tem pontos soltos não vi nenhum.
Sentirei saudades de Gandalf, Gimli, Aragorn, Legolas, Pippin, Merry, Frodo, Sam e tantos outros que deixaram um pouco de si e que levou meu coração.
A história é longa porém em nenhum momento se torna enfadonha; a escrita é de linguagem acessível e fácil compreensão.
Só uma dica para quem não gosta de spoiler deixe para ler os apêndices no final; foi justamente o que fiz. Rsrs
Para mim, o livro supera e muito o filme. Só tem um problema, já quero comprar os outros livros para conhecer ainda mais sobre esse mundo criado por Tolkien.
13marcioricardo 06/04/2022minha estante
Não li esse e o Hobbit porque tenho muitos livros pra ler e já vi os filmes. Mas vou ler em breve o Silmarillion e Contos Inacabados porque final do ano vai estrear a série Os Anéis de Poder...
Tolkien não deixou apenas esses livros fantásticos como legado. Sua obra foi um marco e por isso ele é o pai da fantasia, pelo menos a da era moderna. Por isso, além de uma legião de fãs em todo o mundo e dos filmes mais premiados da história do cinema com 17 óscares, Tolkien é a grande fonte de inspiração de outras grandes obras como Harry Potter ou Game of Thrones.
Tolkien é um gênio.

JanaAna90 07/04/2022minha estante
Estou ansiosa para assistir a série. Sinceramente, somente agora estou mergulhando nos livros de Tolkien, mesmo amando os filmes, nunca tinha lido os livros. De fato, agora começo a entender porque tantos se inspiraram em suas obras.
Agora quero ler todas as obras do autor. Rsrs

Thiago Pontes 24/11/2020

Esplêndido
Leitura obrigatória para quem curte fantasia. Vim após ver os filmes e saio satisfeito.
Carol 24/11/2020minha estante
Os filmes são parecidos c os livros?? Digo pra n ler sobre a msm coisa q vc assistiu sabe

Thiago Pontes 24/11/2020minha estante
Então os livros se aprofundam mais do que os filmes. O universo da Terra Média é bem mais explorado nos livros. O lado ruim dos livros é que são livros extremamente descritivos. Em alguns momentos você acaba se cansando.