O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Giovanna.Goncalves 03/04/2022

Fim
E um sentimento misto terminar esse livro porque amei acompanhar essa aventura mas agora a jornada deles acabou e ficou um sentimento de vazio. Mas amo demais o universo da terra média espero logo ler mais sobre ele

Caio.Henrique 13/02/2022

Finalização de uma saga primorosa com um desfecho digno, a prova final de todos os integrantes da sociedade do anel. A trama é bem desenvolvida e com um enredo instigante, deixando um pesar de ter que terminar esta grande obra, que coloco entre uma das minhas favoritas, junto a Harry Potter. Valeu muito a pena todo o esforço para consegui ler todos estes livros, que ficarão marcados por toda minha vida.
beatriz. 13/02/2022minha estante

Nicole710 06/01/2021

Finalização impecável
Seguiu bem a idéia do início ao fim, tem uma escrita muito rica e super detalhada. Gostei particularmente do meio pro fim, principalmente pelo final sair um pouco do filme, o que me trouxe surpresas na leitura.

Patrick 15/04/2020

Aqui se encerra a saga do anel, um ótimo final a história se desenrola fluidas, com muitas reviravoltas.
Para minha surpresa o final é um pouco diferente do filme....

Isabelle.Furtado 25/08/2021

Uma Saga Grandiosa
Tolkien criou um mundo fantástico, demonstrando domínio nas línguas, raças, histórias, e nos lugares da sua Terra Média.
A escrita é muito detalhada, o que pode ser cansativo em alguns momentos, mas também enriquece a leitura e a visualização da aventura.
Gostei do crescimento dos personagens ao longo da jornada e do desfecho de cada um.

Eduardha 30/08/2021

No geral é um livro muito bom, mas acho que perdeu qualidade se for comparado aos outros dois. Isso porque achei o final um pouco arrastado

Tuler 27/12/2021

Uma extraordinária aventura
Fechando a trilogia com chave de ouro, O Retorno Do Rei é um livro que segue a escrita dos volumes anteriores, um livro muito bom, intrigante, apaixonante e genial. O mundo que Token criou é algo fora do normal, suas línguas, suas paisagens e seus personagens são perfeitos.
Após o término dessa obra literaria o sentimento que sinto é de tristeza, pois as aventuras da sociedade do anel já faziam parte da minha vida, me sentia parte da história, pois Token teve o dom de fazer você mergulhar no mundo da Terra Média e viver cada momento ao lado dos hobbits. Eu recomendo essa trilogia com todas as minhas forças, garanto que não irão se arrepender.

19/06/2021

Livro da minha vida...
Eu não li esse livro, posso dizer que vivi ele, lutei cada batalha, sofri com cada perca e senti a glória após cada vitória.

Não tenho mais nada a declarar, apenas leiam essa obra de arte!

Enzo.Michimura 15/05/2022

A queda do Senhor dos Anéis e o Retorno do Rei.
De longe(pelo menos pra mim) O Retorno do Rei é o melhor livro(e filme) da trilogia do Senhor dos Anéis. O livro é épico em todas as batalhas e acontecimentos e no final faz você se sentir triste por aquela jornada ter chegado ao fim. Ler esses livros foi uma das melhores experiências que eu já tive e espero não demorar muito para reler um dia.

lisanalgaib 07/07/2023

A JORNADA DO ANEL
"O Retorno do Rei" é o último dentre três partes compostas por: "A Sociedade do Anel", "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei".
Com grande fama e renome, a saga de "O Senhor dos Anéis" conquistou um grande números de fãs e admirados por seu universo completo e seu ambientalismo único, que só J.R.R. Tolkien era capaz de fazer e descrever.
Acho que foi isso, a esperança de que ele fosse uma obra intensa e densa, do tipo "tiro, porrada e bomba", que me fez tediar-lo.
Claro, a muitos momentos bonitos e que reconfortam-nos, como a relação linda entre Frodo e Sam; também as fortes batalhas que vibram nossos corações (que se protagonizam neste livro e no teu antecessor, "As Duas Torres"); as canções lindas e personagens únicos e marcantes.
"O Senhor dos Anéis", como todas as grandes obras, tem seus prós e seus contras. Isso não o torna uma obra ruim ou indigna de fama, o faz uma obra feita por ser humano, e lida por seres humanos, que têm seus próprios e divergentes gostos.
"O Senhor dos Anéis" não e nunca vai ser uma obra ruim, pois ela se mantem em muitos pontos.
Mas, agora, partindo para o livro à ser resenhado, vamos lá:

A Guerra do Anel se encontra em vapor máximo; Gandalf direciona-se para rumo à Minas Tirith, onde se ver em regência de Denethor, cujo lar e país se vêm ambos em perigo de guerra: a hoste inimiga de Mordor se volta para lá, em liderança do Grande Senhor Nazgûl, o Maior entre os Noves.
A ameaça é iminente e para sua vitória é necessário a único dos Homens, do Oeste e Leste.
E, em Mordor, Frodo e Sam rumam até o Monte da Perdição, Orodruin, para até seus confins e, lá, no fogo ardente, tombar o Anel Regente, o Um Anel de Sauron, o Senhor Sombrio. E, ao longo que mais se aproximam do vulcão ardente, mais a labuta se intensifica e a desesperança irrompe em seus corações. Para o fim de todas as coisas.

Para mim, fora uma leitura fluía em até que rápida, como em "As Duas Torres" a parte de Sam e Frodo sempre é a mais emocionante e intensa, mas teve uma forte concorrência, a história do livro IV foi vibrante e anormal. Ainda estou decidindo qual foi a melhor parte até agora, talvez o segundo ou terceiro, eu arriscaria a dizer.
O final foi bem emocionante, mas teve coisas que eu queria saber mais, já que os últimos capítulos foram reservados ao Condado e seus conflitos enfrentados na ausência dos quatro hobbits.
Com um final de tirar o fôlego e sair com os olhos lagrimejados, o "O Senhor dos Anéis" se encerra com paz e esperança em dias melhores.
Não será um adeus para o universo ou a história, pois desejo ler outro(s) livro(s) do Tolkien e reler os que já li.

Môny 05/04/2021

Final épico dos volumes da Guerra do Anel. Foi o meu preferido nessa releitura.

Rafaela (@exlibris_sc) 11/06/2020

O fim da Demanda do Anel
“[...] na verdade creio que é muito mais confortável ficar sentado aqui ouvindo a respeito de tudo. Aqui a lareira é muito aconchegante, a comida é muito boa e há Elfos quando se precisa deles. O que mais se poderia querer?”

3 meses e 1678 páginas depois, a Demanda do Anel chega ao fim. Sorrisos, lágrimas, mortes, amores e com o coração destroçado... Foi assim e com outras emoções que terminei a releitura do último volume de O Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei, mês passado.

Fazia mais de 10 anos que li OSDA pela primeira vez e, apesar de ter esquecido algumas coisas, porque muitas delas divergem do que apareceu nos filmes, a leitura sucedeu com o bom e velho tom familiar de uma conversa com um tio distante. Tolkien me mostrou mais uma vez porque ele e sua obra são preciosos pra mim, ajudando a me definir como leitora e pessoa.

Neste volume, que possui os livros V e VI da Demanda, acompanhamos o “desenrolar da carruagem” para os membros da Sociedade esfacelada e outros personagens igualmente importantes e envolventes. Éowyn sem dúvida é a heroína que toda garotinha sonhava ser quando crescesse, sei que eu queria, com sua beleza nobre e gélida, sua coragem e determinação que abalaram todos os preceitos da época.

Acompanhar cada milha percorrida por Gandalf, agora o Branco, Merry e Pippin, Aragorn que passa a aceitar cada vez mais seu lugar de direito como herdeiro de Isildur, o destino de Saruman e Grima, a volta da força e nobreza dos Eorlingas, e sentir o sangue pulsar junto aos tambores de guerra dos orques na batalha nos campos de Pelennor.

Sofri a cada passo dado em falso por Frodo e Sam junto à seu guia duplo Smeagol-Gollum, o ar preso nos pulmões com o exército dos mortos em marcha, as lágrimas no rosto e o coração na mão a cada vez que a esperança parecia findar. Apesar de saber o final, ainda me surpreendi quando gritei com Frodo para jogar o anel no fogo da Montanha da Perdição, e outros tantos momentos que agora passam feito um filme na minha cabeça.

Quase tão enriquecedora quanto os livros em si, foi a leitura dos Apêndices que colocou os pingos nos i’s. Afinal OSDA termina como uma espécie de contos de fadas onde o bordão “e foram felizes para sempre” é a última frase contemplada pelo leitor; aqui sabemos o que acontece após o Anel do Poder ser destruído e os elfos partirem para o Mar. Cada membro da Sociedade tem seu desfecho único, belo, nobre e triste ao mesmo tempo. Conhecemos um pouco mais do passado de Aragorn e Arwen e que beleza de presente foram essas páginas!

Além da edição em si que contém índice remissivo, guia de pronúncias e escrita, algumas explicações referentes as ilustrações das capas... enfim, eu poderia passar uma Era inteira falando para vocês do porque OSDA é o livro da minha vida e porque vocês deveriam ler, reler e sorver até a última palavra.
Mas, deixo-os agora porque: “A Estrada segue sempre avante
Da porta onde é seu começo.
Já longe a Estrada vai, constante,
Outros a sigam com apreço!
Comecem já nova jornada,
Mas eu, exausto, em abandono,
Me volto para a boa pousada,
O meu descanso e o meu sono.”

site: https://www.instagram.com/p/CAtlHCXDQue/