O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

darla 27/03/2020

Releio a trilogia todo ano. Nunca me canso. Ela sempre desperta novos sentimentos, novos entendimentos. E os apêndices... valem cada letra.

Nikki 18/09/2009

O Melhor!
Nossa, sentia vontade de estar lá e lutar junto com eles.
Eu sempre achei que faltava uma mulher na comitiva e no restante do livro. so aparecia homem, tudo bem que tem a Galadriel mas depois do que a Éowyn realizou mostrando a força das mulheres não tenho mas o que reclamar.IHSAIOHA xD

Tata 02/10/2009minha estante
Apoiado! Tolkien escreveu um livro maravilhoso, mas a falta de uma presença feminina constante é meio down... eu queria que a Arwen tb tivesse participado, mas acho que falta nela a coragem que sobra na Éowyn (que é fantástica!!!)

Luiz.Machado 13/08/2020

A verdade é que eu acredito que não exista palavras para descrever O Senhor dos Anéis, somente quando se lê que se consegue sentir toda a magia do livro.

Caio.Henrique 13/02/2022

Finalização de uma saga primorosa com um desfecho digno, a prova final de todos os integrantes da sociedade do anel. A trama é bem desenvolvida e com um enredo instigante, deixando um pesar de ter que terminar esta grande obra, que coloco entre uma das minhas favoritas, junto a Harry Potter. Valeu muito a pena todo o esforço para consegui ler todos estes livros, que ficarão marcados por toda minha vida.
beatriz. 13/02/2022minha estante

Wynícius 01/10/2020

"Então Elrond e Galadriel seguiram em frente; pois a Terceira Era terminara, os Dias dos Anéis haviam passado e chegara o fim das histórias e canções daqueles tempos. Com eles foram muitos Elfos da Alta Linhagem que não queriam mais permanecer na Terra-Média; e entre eles, repletos com uma tristeza que, no entanto, era abençoada e sem armagura, cavalgaram Sam, Frodo, Bilbo e os Elfos, deleitados em honrar."

Adriana Dias 27/05/2020

Que livro sensacional
O desfecho é muito bom, nossa que livro, eu ri, chorei, fiquei feliz e triste, um livro completo, amei cada detalhe da historia.

Wagner47 10/07/2021

E isso é o fim disso
Apesar de ser incrivelmente bom e um ótimo encerramento, esperava mais a respeito das batalhas. Ok, é expectativa minha, mas tiveram outros momentos tão grandiosos que para mim a solução foi bem anticlimatica. Além disso, o pós batalha se estendeu muito, como também é o livro que mais incomoda com detalhes aqui e acolá.

Porém nenhum desses defeitos desqualificam a obra e ela completa é melhor ainda. A Batalha de Gondor é de estremecer as estruturas e causar a tensão necessária para se temer pelos personagens.

O final é maravilhoso também. Mostra muito bem como nossos queridos Hobbits evoluíram nessa jornada, além de despedidas muito bonitas.

Mega satisfeito por ter contato com essa saga. Sem dúvidas fica a recomendação.

Jean Silva 25/08/2023

A Terra-Média está um completo caos neste livro. Muita coisa acontecendo em diferentes lugares, em alguns momentos os capítulos retratam uma situação anterior a que estava sendo narrada no capítulo anterior, é um livro muito complexo e requer atenção, se não a pessoa se perde na história. Dito isso, esse livro é espetacular.

Sem dúvidas a melhor experiência que tive com essa saga, e fiquei com a sensação de que valeu totalmente a pena insistir nessa história, senti vontade de deixar ela de lado depois do primeiro livro, mas ainda bem que não fiz isso.
O 'Retorno do Rei' é um livro excepcional que, além de prender a minha atenção e me deixar completamente envolvido na história, também me fez gostar um pouco mais dos livros anteriores, a construção da história da forma que foi feita é realmente necessária, na minha percepção.

Achei incrível o desfecho dessa história, dos personagens, da Sociedade do Anel, tudo muito bem desenvolvido. Sensacional, muito impressionado com esse universo grandioso desenvolvido por Tolkien.
Vale muito a pena ler Senhor dos Anéis!
Carlos Souza 25/08/2023minha estante
AEEEEEEEEEEEEEEEE

iamlucaz 23/01/2023

Uma longa jornada até aqui
Finalizar essa trilogia tão incrível foi bastante exaustivo. Para lá de mil páginas e quase longos três meses de leitura. E assim como o primeiro livro, ?O Retorno do Rei? merece cinco estrelas, completando com perfeição essa história tão grandiosa.

Todos os tumultos nesse interim, deixados principalmente pelo cansativo livro 2, neste terceiro parecem ser superados. Coloco de tal forma porque não me senti exauato dado a costumeira prolixidade de Tolkien em nenhum momento da leitura. Pelo contrário, todo o sentido de urgência da guerra em andamento, os pontos de vista diversos da comitiva que desempenhava cada um, seu papel de grande importância e o desenrolar de acontecimentos tão fatídicos e marcantes, me fizeram ler tudo mais rapidamente do que imaginei.

Tantos momentos impactantes, me fizeram querer terminar tudo sem hesitar. A jornada fora longa, principalmente a Frodo e Sam, que como eles, me fizeram ficar exauridos com sua tarefa hérculea, confluindo na destruição do O Anel e por conseguinte, Sauron. Elencaria muitos mais, a batalha nos campos de Pelenor, Éowyn e Merry contra o rei dos Nazgul, o último embate de Frodo e Sam contra Golum, a marcha do éxercito dos mortos (mesmo acontecido em off), a retomada do condado, a coroação de Aragorn e a partida nos portos cinzentos. Tudo isso me marcou bastante e me fez lacrimejar.

Para uma história tão grandiosa, o bom Professor, mostrou sua inteligência e criatividade, sua genialidade e inventividade como ninguém. Todo este mundo, que começou com Bilbo em sua toca, sempre terá um lugar dentro de mim.

Giovanna.Goncalves 03/04/2022

Fim
E um sentimento misto terminar esse livro porque amei acompanhar essa aventura mas agora a jornada deles acabou e ficou um sentimento de vazio. Mas amo demais o universo da terra média espero logo ler mais sobre ele

Duda 03/08/2020

Perfeito !
Sem palavras para descrever a beleza de cada página escrita por Tolkien . O fim da aventura da comitiva e a grande batalha deixam qualquer leitor surpreso e ainda mais maravilhado com a riqueza de detalhes das cenas e de cada um dos personagens , a terra média e a trilogia se mostram viciantes e encantadoras . Com certeza o melhor livro que já li !!
Gabriel 03/08/2020minha estante
Sou apaixonado!

Wesley.Nunes 18/03/2020

Sem palavras!!
Conta tudo até mais um pouco do que o filme, eu quase chorei quando eles partiram para as terras imortais, eu to triste até hj sabendo que não vamos ter mais historias da terra-média.

Nicole710 06/01/2021

Finalização impecável
Seguiu bem a idéia do início ao fim, tem uma escrita muito rica e super detalhada. Gostei particularmente do meio pro fim, principalmente pelo final sair um pouco do filme, o que me trouxe surpresas na leitura.

Bruno Marcolino 03/09/2020

O Retorno do Rei
O Fim da Demanda e da Jornada.

Dos três livros que compõem O Senhos dos Anéis, esse foi o que mais me emocionei. Acho que é por conta de dar adeus à terra média.

Apesar de ter gostado muito do livro, As Duas Torres ainda tem seu lugar como preferido da trilogia. Pois em O Retorno do Rei alguns pontos me incomodaram um pouquinho. Como as idas e voltas que a história dá, ferramenta que creio ser usada para criar curiosidade e expectativa, mas que de tanto ser utilizado, as vezes cança um pouco (isso ocorre mais na primeira parte do livro); outro ponto é o fator sorte, muito utilizado na segunda parte. Eu prefiria que alguns dos momentos criados para esse fator ser utilizado fossem omitidos, para que não se precisasse usar a sorte "exacerbadamente".

Porém, tais pontos em nada prejudicaram de algum modo a leitura ou tiraram o brilho da obra pra mim. O Retorno do Rei é um ótimo livro, possúi momentos extraordinários de se acompanhar, a trilogia é encerrada da melhor forma que poderia ter sido.

Termino O Senhor dos Anéis com a mesma opinião que grande parte dos que o leram: é uma das melhores histórias de fantasia já escritas, senão a melhor.

João 28/04/2021

emocionante
seria impossível essa trilogia ter uma conclusão melhor, um livro mágico, uma história mágica, simplesmente maravilhoso, recomendo e muito