O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Lucasrevoredoleal 01/01/2024

O Fim da Jornada
Não haveria desfecho melhor pra essa saga ou para os caminhos de seus integrantes.

Grandiosa, épica e que deixa saudades.

darla 27/03/2020

Releio a trilogia todo ano. Nunca me canso. Ela sempre desperta novos sentimentos, novos entendimentos. E os apêndices... valem cada letra.

Nikki 18/09/2009

O Melhor!
Nossa, sentia vontade de estar lá e lutar junto com eles.
Eu sempre achei que faltava uma mulher na comitiva e no restante do livro. so aparecia homem, tudo bem que tem a Galadriel mas depois do que a Éowyn realizou mostrando a força das mulheres não tenho mas o que reclamar.IHSAIOHA xD

Tata 02/10/2009minha estante
Apoiado! Tolkien escreveu um livro maravilhoso, mas a falta de uma presença feminina constante é meio down... eu queria que a Arwen tb tivesse participado, mas acho que falta nela a coragem que sobra na Éowyn (que é fantástica!!!)

Luiz.Machado 13/08/2020

A verdade é que eu acredito que não exista palavras para descrever O Senhor dos Anéis, somente quando se lê que se consegue sentir toda a magia do livro.

Caio.Henrique 13/02/2022

Finalização de uma saga primorosa com um desfecho digno, a prova final de todos os integrantes da sociedade do anel. A trama é bem desenvolvida e com um enredo instigante, deixando um pesar de ter que terminar esta grande obra, que coloco entre uma das minhas favoritas, junto a Harry Potter. Valeu muito a pena todo o esforço para consegui ler todos estes livros, que ficarão marcados por toda minha vida.
beatriz. 13/02/2022minha estante

Wynícius 01/10/2020

"Então Elrond e Galadriel seguiram em frente; pois a Terceira Era terminara, os Dias dos Anéis haviam passado e chegara o fim das histórias e canções daqueles tempos. Com eles foram muitos Elfos da Alta Linhagem que não queriam mais permanecer na Terra-Média; e entre eles, repletos com uma tristeza que, no entanto, era abençoada e sem armagura, cavalgaram Sam, Frodo, Bilbo e os Elfos, deleitados em honrar."

Adriana Dias 27/05/2020

Que livro sensacional
O desfecho é muito bom, nossa que livro, eu ri, chorei, fiquei feliz e triste, um livro completo, amei cada detalhe da historia.

Wagner47 10/07/2021

E isso é o fim disso
Apesar de ser incrivelmente bom e um ótimo encerramento, esperava mais a respeito das batalhas. Ok, é expectativa minha, mas tiveram outros momentos tão grandiosos que para mim a solução foi bem anticlimatica. Além disso, o pós batalha se estendeu muito, como também é o livro que mais incomoda com detalhes aqui e acolá.

Porém nenhum desses defeitos desqualificam a obra e ela completa é melhor ainda. A Batalha de Gondor é de estremecer as estruturas e causar a tensão necessária para se temer pelos personagens.

O final é maravilhoso também. Mostra muito bem como nossos queridos Hobbits evoluíram nessa jornada, além de despedidas muito bonitas.

Mega satisfeito por ter contato com essa saga. Sem dúvidas fica a recomendação.

Jean Silva 25/08/2023

A Terra-Média está um completo caos neste livro. Muita coisa acontecendo em diferentes lugares, em alguns momentos os capítulos retratam uma situação anterior a que estava sendo narrada no capítulo anterior, é um livro muito complexo e requer atenção, se não a pessoa se perde na história. Dito isso, esse livro é espetacular.

Sem dúvidas a melhor experiência que tive com essa saga, e fiquei com a sensação de que valeu totalmente a pena insistir nessa história, senti vontade de deixar ela de lado depois do primeiro livro, mas ainda bem que não fiz isso.
O 'Retorno do Rei' é um livro excepcional que, além de prender a minha atenção e me deixar completamente envolvido na história, também me fez gostar um pouco mais dos livros anteriores, a construção da história da forma que foi feita é realmente necessária, na minha percepção.

Achei incrível o desfecho dessa história, dos personagens, da Sociedade do Anel, tudo muito bem desenvolvido. Sensacional, muito impressionado com esse universo grandioso desenvolvido por Tolkien.
Vale muito a pena ler Senhor dos Anéis!
Carlos Souza 25/08/2023minha estante
AEEEEEEEEEEEEEEEE

Giovanna.Goncalves 03/04/2022

Fim
E um sentimento misto terminar esse livro porque amei acompanhar essa aventura mas agora a jornada deles acabou e ficou um sentimento de vazio. Mas amo demais o universo da terra média espero logo ler mais sobre ele

Duda 03/08/2020

Perfeito !
Sem palavras para descrever a beleza de cada página escrita por Tolkien . O fim da aventura da comitiva e a grande batalha deixam qualquer leitor surpreso e ainda mais maravilhado com a riqueza de detalhes das cenas e de cada um dos personagens , a terra média e a trilogia se mostram viciantes e encantadoras . Com certeza o melhor livro que já li !!
Gabriel 03/08/2020minha estante
Sou apaixonado!

Wesley.Nunes 18/03/2020

Sem palavras!!
Conta tudo até mais um pouco do que o filme, eu quase chorei quando eles partiram para as terras imortais, eu to triste até hj sabendo que não vamos ter mais historias da terra-média.

Nicole710 06/01/2021

Finalização impecável
Seguiu bem a idéia do início ao fim, tem uma escrita muito rica e super detalhada. Gostei particularmente do meio pro fim, principalmente pelo final sair um pouco do filme, o que me trouxe surpresas na leitura.

Bruno Marcolino 03/09/2020

O Retorno do Rei
O Fim da Demanda e da Jornada.

Dos três livros que compõem O Senhos dos Anéis, esse foi o que mais me emocionei. Acho que é por conta de dar adeus à terra média.

Apesar de ter gostado muito do livro, As Duas Torres ainda tem seu lugar como preferido da trilogia. Pois em O Retorno do Rei alguns pontos me incomodaram um pouquinho. Como as idas e voltas que a história dá, ferramenta que creio ser usada para criar curiosidade e expectativa, mas que de tanto ser utilizado, as vezes cança um pouco (isso ocorre mais na primeira parte do livro); outro ponto é o fator sorte, muito utilizado na segunda parte. Eu prefiria que alguns dos momentos criados para esse fator ser utilizado fossem omitidos, para que não se precisasse usar a sorte "exacerbadamente".

Porém, tais pontos em nada prejudicaram de algum modo a leitura ou tiraram o brilho da obra pra mim. O Retorno do Rei é um ótimo livro, possúi momentos extraordinários de se acompanhar, a trilogia é encerrada da melhor forma que poderia ter sido.

Termino O Senhor dos Anéis com a mesma opinião que grande parte dos que o leram: é uma das melhores histórias de fantasia já escritas, senão a melhor.

João 28/04/2021

emocionante
seria impossível essa trilogia ter uma conclusão melhor, um livro mágico, uma história mágica, simplesmente maravilhoso, recomendo e muito