Os Doze Mandamentos Sidney Sheldon

Resenhas - Os Doze Mandamentos

Lopes de Araujo 17/02/2022

Crêr ou não em Deus?!
Me deixou intrigadissima pois devemos seguir as palavras de Deus e passar pelos obstáculos que ocorrerão durante a vida ou então devemos ignorar os doze mandamentos e viver escolhendo o melhor caminho?

Lê. 13/05/2012

Os Doze Mandamentos
Afastando-se mais da ficção e da fantasia, voltando mais ao mundo real, escrevendo histórias que não são difíceis de acreditar, é assim que Sidney Sheldon gosta da escrever (claro que há exceções), e o seu livro Os Doze Mandamentos estará sempre na minha lista de prediletos.

O livro, escrito em 1995, não é cem por cento religioso, ele é só é vinte, pelo menos para mim. Sheldon revela na obra, que não são dez mandamentos, e sim doze. A verdade era que Moisés carregava três tábuas, ao invés de duas , sendo que no meio do caminho ele tropeçou , quebrando uma tábua, ficando só com dez mandamentos (os outros dois eram: "nunca dirás uma inverdade" e "não farás mal ao teu semelhante").

Os Doze Mandamentos conta 12 histórias de pessoas que desobedeceram a esses mandamentos, mas ao invés de serem punidas, os personagens recebem grandes recompensas, tornando-se ricos, famosos e felizes.Um padre infringe o primeiro mandamento e vive feliz com muitas riquezas, um homem azarado desobedece o quarto mandamento e enriquece, um religioso mata sua sogra e vive em paz com sua esposa, entre outras histórias.

Lembro-me muito bem do dia em que ganhei esse livro de presente da minha irmã, Ana Paula, no dia da minha Primeira Eucaristia, em meados do ano de 2007, então no outro dia comecei a lê-lo e não consegui mais parar. Ele é exatamente o tipo de livro que eu gosto: o tipo que prende a sua leitura.

Essa é uma sátira bem divertida que eu recomendo.

Mais em: http://bookosfera.blogspot.com.br/

Ribeiro 19/04/2022

Razoável
Foi um dos piores livros do Sidney que eu li, mesmo crendo em Deus acredito que os mandamentos se segue por acreditar ser certo, não por estar na bíblia. Acredito ser do entendimento de muitos que é errado roubar, matar e outros não por ser os mandamentos, mas o certo. Óbvio que se pode cometer erros, pois alguns são, agora crime, acho inaceitável. Entendo serem contos e sátiras, mas para adolescentes será que entendem a proposta ?!...

mariioliva 12/09/2012

Livro: Os Doze Mandamentos

Autor: Sidney Sheldon
Editora: Record
Ano: 1995
Número de Páginas: 148

“Moisés disse a seu povo que quem violasse aqueles man­damentos seria punido. Esse é o lado de Moisés. Mas vou contar algumas histórias sobre pessoas que violaram os mandamentos de Deus. O que aconteceu com elas? Tornaram-se ricas, famosas e felizes.”

Primeiro livro de contos do autor Sidney Sheldon, Os Doze Mandamentos é uma sátira aos dez mandamentos da bíblia, que o escritor aumenta para doze (são o... e o... – rá! Pegadinha da malandra, leia o livro e ai você fica sabendo quais são). Mistura humor e ironia para contar histórias de pessoas que violaram os mandamentos de Deus, que, segundo Moisés (por favor, Moisés não é o cara da arca, é o cara do cajado que abriu o Mar Vermelho) diz na Bíblia, quem violasse os 10 mandamentos de Deus seria seriamente punido sofrendo graves consequências. Mas nas histórias de Sheldon acontece justamente o contrário (ou não! Depende do ponto de vista =x).

Para a invenção dos 12 mandamentos, Sidney conta que quando Moisés recebeu as Tábuas da Lei no Monte Sinai não foram apenas duas, mas três, e que ao derrubar e quebrar a última, para não passar vergonha, apresentou apenas as duas inteiras. Também falou para os hebreus que aquelas eram as leis de Deus e que quem não as seguisse seria punido. Porém no livro, quebrar um dos 12 mandamentos pode ser muito lucrativo, como descreve o autor.

Os "pecadores", aqui, tornam-se ricos, famosos, felizes. Uma crítica muito bem escrita sobre o fanatismo religioso. O livro é composto por doze contos, que para mim mais parecem crônicas, cada um correspondente à quebra de um dos doze mandamentos. Entre os personagens pecadores de Sheldon estão o próprio Moisés, que ao quebrar uma das tábuas e mentir para a galera que eram só duas, já estaria contrariando a regra; um padre que transgride dois mandamentos e um homem de má sorte que, após infringir o quarto mandamento - guardar os dias santos - enriquece. Tem também a história de um homem que levantou falso testemunho, mas o resultado não foi lá muito bom, apesar de achar que sua intenção era boa. E também a história de um homem que cobiçou o bem alheio, fazendo sua família praticamente passar fome, só para juntar dinheiro para comprar a casa caindo aos pedaços do vizinho. Final surpreendente o dessa história.

O interessante da narrativa é a forma de mostrar como os fanáticos religiosos levam ao pé da letra o que está escrito na Bíblia, sem, necessariamente, entender ou interpretar corretamente, agindo de forma leviana. Sou cristã, mas também não sou uma carola que acha que o que está escrito nesse conjunto de livros é a lei (lembre-se que a Bíblia foi ESCRITA e rerererererere....rerere-escrita pelo homem, não por Deus). Acho que a intenção de Deus na difusão de Sua Palavra era que a humanidade lesse e interpretasse o que queria dizer as grandes metáforas da Bíblia, seguindo uma vida de boas ações, com humildade e principalmente amor. Bom, é só minha humilde opinião. Cada um tem a sua, o importante é sabermos conviver uns com os outros. Talvez seja isso que está faltando para o mundo ser melhor, aprender o significado da palavra respeito. O livro é realmente a cara do estilo das obras de Sidney Sheldon, bem irônicas, e muito interessantes, deixando a mente livre para questionamentos intrigantes. Recomendo muito! Boa leitura!

‎"Nós complicamos demais a vida, e por esse motivo sofremos tanto. Deus é simples. Prefere os caminhos inusitados. Olhe ao seu redor. Veja o que é pequeno, humano e torto. Ele costuma se esconder nestes lugares." Padre Fábio de Melo

Para mais resenhas literárias, acesse: www.amadoslivros.blogspot.com

vivian49 11/01/2022

Livro ótimo, leitura boa e divertida :)
O livro é uma leitura bem rápida, terminei no mesmo dia que comecei.

Cada capítulo é um novo mandamento que alguém descumpriu e se deu bem, muito bem.

Leitura de fácil entendimento, bem leve, adorei.

Só não dei cinco estrelas porque alguns capítulos não tiveram muito sentido, mas gostei bastante :)

Léia Viana 23/01/2022

Ótima ideia!
Sacada incrível de Sidney Sheldon ao criar este enredo! Sabemos que na Bíblia traz dez mandamentos, mas Sidney Sheldon nesta obra acrescentou mais dois tornando então 12 mandamentos e me mostrou que o céu é o limite em termos de criatividade.

Os dez mandamentos, descrito na bíblia, é um manual de conduta em sociedade. Se você viola você está pecando e fazendo mal a si, ao próximo e a sociedade. Mas aqui, numa sátira divertidíssima, Sheldon coloca que a invés de punição a pessoa recebe recompensas.

Não vou dar spoiler, você terá que ler para entender melhor como ele desenvolveu tão bem e com humor esse tema, que acaba fugindo muito da religião.

Adorei! É uma leitura leve, descompromissada e simples, mas não menos interessante.

Cris609 01/01/2023

Os doze mandamentos
É um livro de contos. São excelentes contos. Só não dei 5 estrelas porque fala que as pessoas se dão bem porque quebram mandamentos.

Lore 07/07/2021

Um livro bem diferente dos livros que já li do autor, mas apesar de tudo foi bem interessante. Não foi cansativo, nem chato, nem nada do tipo, mas foi bem viciante, tanto que dá pra ler em um dia.

Diego Kos 02/09/2022

Doze mandamentos (Sidney Sheldon)
Gostei das sátiras dos doze mandamentos, os mandamentos dos "padres e Edward Dois Canos" valeu muito a pena o livro. Leiam!

CamilaSerodio 29/03/2021

Incrível como sempre
Pra quem gosta de leituras rápidas
E pra dar uma descontraída tb vale

Vanessa 20/01/2023

Sim agora eu sei qual é o pior livro de Sidney Sheldon
Esse livro completamente diferente do estilo que ele escreve quer sobre investigação, não gostei muito porque, como são histórias diferentes pequenas contos e ser rápido e compreensível tudo. Só que tinha algumas histórias que era meio parecendo que foi uma criança de 12 anos que escreveu

Joaquim 19/01/2021

Sidney Sheldon Nunca Decepciona!!!
A leitura é bem do estilo desse consagrado autor: Prende do início ao fim!

Marcella 28/12/2013

genial, interesantíssimo, o livro conta que não existe apenas 10 mandamentos e sim doze, daí ele narra doze histórias de pessoas que apesar de terem ido contra os mandamentos se deram bem....

Lucas Lopes 04/12/2016

Crítica literária
Este é mais um livro do Sidney Sheldon, onde ele leva a gente a questionar até mesmo a lei religiosa que nós fomos criados, os doze mandamentos da lei de Deus, nos ensina que devemos obedece- lós ou sofreremos a grande ira de Deus, mas neste livro as pessoas que desobedecem aos doze mandamentos acabam ficando ricos ou acontece uma coisa boa na vida da pessoa, podemos chamar esta “coisa boa” até de milagre. Este livro narra doze acontecimentos de diferentes pessoas, cada uma desobedeceu a um mandamento e por incrível que pareça se deu bem.
Minha lição é que não devemos obedecer aos 12 mandamentos acima de tudo, alguma hora deveremos pecar, veja o meu lado: Eu gosto de usar o sétimo mandamento como exemplo, não mataras, claro que eu não voo sair matando todo mundo que eu ver mas se alguém tenta me matar e se eu não fiz nada para motivar ela a fazer isso, se eu tiver a chance de mata-la primeiro antes que ela tire a minha vida, eu a mataria e não teria nenhum peso na consciência. Por que se eu tivesse obedecido ao sétimo mandamento eu estaria morto agora. Então o que eu quero falar é que nem sempre o que esta escrita é o certo, não devemos sair desobedecendo aos mandamentos, mas vai ter uma hora que vamos ter que desobedecer para sermos salvos.

resenhaounao.eisaquestao 10/09/2019

Dos livros infanto-juvenis que li do autor, esse foi de longe o que mais gostei. Com uma pegada não tão óbvia quanto os outros e, de certa forma, despretensiosa.
O primeiro capítulo nos conta porque na verdade são doze os mandamentos, e não dez como sempre achamos. Também nos conta algumas passagens da Bíblia que falam sobre milagres.
Já os capítulos seguintes são inspirados nos pecados capitais e em como cada personagem, ao infringi-los, atinge o sucesso, a riqueza e até mesmo o amor.
O livro faz exatamente o que se propõe: ser uma sátira. Somos ensinados que devemos seguir cegamente todos os ensinamentos e mandamentos de Deus, mas nesse livro Sidney Sheldon tenta ironizar essa crença.
Não sei dizer muito bem se seria um livro considerado desrespeitoso por alguém que seja religioso.
No mais, eu achei que os contos tem um viés cômico, entretanto também senti que o estilo desse livro em específico está mais parecido com as obras adultas do autor.
Indico para quem busca uma leitura leve,engraçada e rápida, já que a maioria das histórias são bem divertidas.

site: https://www.instagram.com/estantedamah/