As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

daricanedo 17/10/2021

O maior plot da minha vida.
Vamos começar pelo fato que eu tinha o livro na estante pra ler há um tempo e agora que pego pra ler, descubro que saiu a série na Netflix.

O livro é narrado de uma forma totalmente do que eu tô acostumada a ler, ele é escrito em terceira pessoa e os capítulos são muito rápidos e concisos, o que torna a leitura mais fluida.

A história é como o bom e velho suspense policial em um ritimo frenético tentando descobrir o que é o que, quem é o assassino e todas pontas soltas, par no final, você ser recebido com o maior plot twist da história.

Mas As Sombras de Outubro não é apenas "uma capa bonita", está acima da média quando se fala suspense policial. O autor se diverte pelas soluções e raciocínios, de modo a quebrar o raciocínio lógico. Estamos diante de personagens que pensam, agem de modos totalmente diferentes um mesmo pensamento. É uma história fatal que cresce, te enrola e te faz de trouxa FÁCIL!

As Sombras de Outubro é montado com personagem mais audacioso que o outro, que trazem pontos humanos e problemas que envolvem a moral e as ideologias de cada um.

Letícia 18/10/2021

Bom, mas nada demais
Achei um bom livro, a história é envolvente e te deixa curioso e é bem escrito

Porém, não achei que sai da fórmula do thriller policial. detetive que a vida se resume em trabalhar > assassinatos > desespero pra resolver > desacreditado pelos chefes > conversa com um louco que foi preso > acontece algo que faz ele achar que tá errado > caso é fechado > ele descobre algo e resolve o caso e todos ficam felizes. (sem falar no clássico incêndio que tem que ter em todo livro policial).

Teve um personagem que apareceu e não serviu nem pra ser suspeito pq sumiu do nada.

Enfim, achei bom e é isso, vale a pena pra quem leu poucos livros desse gênero.

(achei tmb que o autor usa muito xingamento e misoginia, acho que foi a intenção, mas eu fiquei incomodada algumas vezes)

Valéria @meucapitulofavorito 18/10/2021

"Sr. Castanha, onde está? Sr. Castanha, o que tem para me dar? Aqui estou, aqui estou, tenho castanhas para dar..."
Em uma manhã de Outono, a polícia de Copenhague encontra um corpo de uma mulher morta, com sinais de violência e curiosamente, uma das mãos está decepada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Próximo ao corpo, há um boneco feito de castanhas. No boneco, há digitais de Kristine Hartung, filha da Ministra do Bem-Estar Social, Rosa Hartung. Mas, o que intringa a comunidade é que Kristine desapareceu e foi dada como morta há 1 ano. Como isso seria possível?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O tempo passa, e mais vítimas vão surgindo. Todas com bonecos de castanhas ao redor e uma parte do corpo faltando. A detetive Thulin e o detetive Hess irão correr contra o tempo para desvendar o enigma desses assassinatos, e descobrir o porquê da Ministra ser a peça mais importante desse quebra cabeça.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💬 Comecei o livro sem muita expectativa e acabei não querendo largar. É um thriller que requer atenção, com uma narrativa um pouco sufocante, parece que nunca vai chegar numa solução, mas prende.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A única coisa que me incomodou é que todas as vítimas são mulheres, e as razões do assassino são o que tira o leitor do sério!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro é bem detalhado e não deixa pontas soltas. Um ótimo thriller europeu pra diversificar a ambientação.

site: https://www.instagram.com/p/CVJmZuwL5da/

Noemy 19/10/2021

Eu amo thrillers de uma maneira em geral, está entre meus gêneros favoritos. Li esse livro primeiramente na versão portuguesa Como o Homem das Castanhas e tive uma tremenda dificuldade de associar os fatos, aí descobri que tinha no português/Brasil como As sombras de Outubro e decidi ler nessa versão.

Quando estava em um pouco mais de 20% comecei do zero novamente pois estava mais perdida do que cego em meio ao tiroteio. São tantas passagens e personagens que chegou um momento que não sabia mais sobre o que eu estava lendo. Aí eu recomecei fazendo anotações, a partir desse momento a leitura fluiu!!!

O livro é bom, mas muito extenso. Como há capítulos muito curtos com interrupções de raciocínios isso pode confundir o leitor. Sem contar os nomes dinamarqueses que não estou habituada, pois não me lembro de ter feito leituras que se passam nessa região, isso me atrapalhou um pouco no começo.

O assassino não foi de grande surpresa para mim, desconfiei estava entre ele e outro personagem desde o início.

A leitura é boa, mas não é o melhor thriller que já li. Irei assistir o filme para ver se gosto mais.

@ysalemos 19/10/2021

@umalivresca
Que experiência incrível! O livro te envolve do começo ao fim. Eu acho que nunca criei tantas teorias para um livro como fiz com esse. Além disso, quem é fã de true crime como eu, vai amar a leitura, já que o autor faz a narrativa de uma forma que é possível ir entendendo o modus operandi e a motivação do assassino (nota 10 pra adaptação da Netflix também, que levou meu crush no Hess a 1000).

site: https://www.instagram.com/umalivresca/

Anny 22/10/2021

? Num dia de outubro, em Copenhagen, uma mulher é encontrada brutalmente assassinada e ao lado de seu corpo tem um boneco feito de castanhas. Para complicar ainda mais, encontram nesse boneco uma digital de uma menina que foi dada como morta, e seu assassino foi preso após confessar o crime. Depois de mais casos de mulheres assassinadas da mesma forma, todas encontradas com o boneco ?sr. castanha?, os detetives responsáveis pelo caso começam a questionar se esse serial killer também pode estar envolvido com o desaparecimento da criança.

?? O autor é o roteirista de ?The Killing?, que foi uma série bastante aclamada. E ao ler esse livro parece que se trata de um filme ou série transcorrida, pois o ritmo da narrativa é bem acelerada, que nos faz devorar a história mais rápido.

? A história do livro virou série na Netflix recentemente com o nome ?O Homem das Castanhas?. Eu assisti após ler e parecia que eu estava lendo o livro novamente de tão semelhante que é. Para quem tiver interesse em ler, recomendo que faça antes de assistir à série e não o inverso.

? O livro é tão instigante que na versão digital tem quase 600 páginas e não dá pra sentir que leu tudo isso. Achei um ótimo suspense, daqueles com final surpreendente. Da metade do livro em diante, mais ou menos, eu apostei minhas fichas em uma pessoa como sendo o serial killer e no final era alguém que nem me passou pela cabeça. Amei a história! Recomendo demais!

Simone MK 24/10/2021

Livro que inspirou a série O Homem das Castanhas da Netflix. Comecei a ler sem grandes expectativas porque queria assistir a série e sempre gosto de ler a obra em que foi baseada antes. Terminei impactada!

Que thriller espetacular é esse?! Trama complexa, personagens muito bem construídos, final bem amarrado, com todas as peças se encaixando perfeitamente, uma escrita envolvente, inteligente, de tirar o fôlego! É um livro perturbador, com algumas passagens bem violentas e descritas de forma bem gráfica, mas inerentes ao gênero! E por falar em gênero...

As Sombras de Outubro é um exemplo de obra Scandi Noir ou Nordic Noir (Noir Nórdico), que é um gênero de ficção policial. A ambientação é normalmente gélida, em países como a Escandinávia ou outros países nórdicos, com paisagens sombrias, clima pesado e moralmente complexo. O gênero geralmente é definido por alguns elementos: Crimes brutais, muitas vezes em comunidades tranquilas, cenário desolador, um protagonista torturado, geralmente um detetive com passado misterioso ou doloroso, enredo forte, com tópicos complexos (misoginia, misandria, estupro, racismo...) e algumas reviravoltas. Outros autores famosos do gênero: Jo Nesbø, Camilla Läckberg, Stieg Larsson, Lars Kepler, entre outros.

C. Aguiar 27/10/2021

Ao iniciarmos a leitura temos o vislumbre de um caso de assassinato que ocorreu em 1989, depois disso somos transportados para a atualidade onde um crime terrível também aconteceu. Uma mulher é encontrada brutalmente assassinada e com uma das mãos faltando, na cena do crime é encontrado um boneco feito de castanhas que contém uma única digital.

Quando o caso não poderia ficar pior ... a digital encontrada no boneco é reconhecida, e pertence a filha da ministra Rosa Hartung, o problema é que a garotinha foi dada como morta (apesar de nunca terem achado o corpo) e o homem que confessou o crime está preso.
Poucos dias depois outra mulher foi assassinada e agora o assassino levou as duas mãos da vitima, na cena do crime também é encontrado outro boneco de castanhas contendo a digital de Kristine Hartung, afinal o que está acontecendo?

Naia Thulin é uma das responsáveis pela investigação, ela é uma excelente detetive (muito focada no trabalho), mas no atual momento ela está fazendo de tudo para que seu chefe lhe dê uma recomendação para que ela possa trabalhar em outro local.
Thulin irá trabalhar ao lado de Mark Hess, um homem que foi expulso da europol e não se sabe ao certo por qual motivo, mas ele está trabalhando nessa nova agência como castigo até que decidam o que fazer com ele.

Com o passar dos dias Thulin e Hess se veem presos em uma teia longa de mistérios e de abuso infantil. Pelo visto as mulheres que foram assassinadas se conectam não apenas por causa dos bonecos feitos de castanhas, existe algo maior acontecendo e os dois detetives só precisam juntar as peças para montar esse imenso quebra-cabeças.
A família Hartung já sofreu demais com o desaparecimento da filha e como nunca foi encontrado o corpo talvez exista uma pequena esperança dela estar viva, mas como a digital dela se encaixa nos assassinatos atuais?! O que exatamente a policia está deixando faltar? E como o crime que ocorreu em 1989 se encaixa nesse mistério?

Com uma trama complexa, personagens bem construídos e algumas pistas falsas, As Sombras de Outubro vem trazendo um thriller cheio de ação e suspense, inclusive o leitor precisa estar bastante atento, pois quando você menos espera percebe que o assassino sempre esteve diante de você durante toda a leitura!
Inclusive eu também assisti ao seriado (O Homem das Castanhas) e as mudanças de um para outro são bastantes sutis, realmente uma excelente adaptação!

O livro possui capítulos curtos e intensos, quando você menos espera acabou de ler 300 páginas. Os personagens são bem construídos a ponto de você compreender a motivação do assassino e até mesmo ficar compadecido de algumas coisas. O autor construiu um serial killer interessante que faz o leitor questionar a moral de diversas situações, realmente um personagem muito bom.
Vale lembrar que algumas passagens são muito fortes para leitores sensíveis.

Inclusive esse livro é considerado um Noir Nórdico, um romance literário escrito pelo ponto de vista policial, é ambientado na escandinava ou países nórdicos. Possui paisagens sombrias, climas gélidos e aborda racismo, misoginia, assassinato e estupro.
Esse livro foi uma verdadeira surpresa, no começo demorei um pouco para me ambientar devido aos nomes, mas depois que peguei o ritmo não conseguia mais largar a leitura.

Luna 31/10/2021

Leitura que te prende
Foi meu primeiro contato com o noir nórdico e no começo me compliquei um pouco com os nomes, mas isso logo passou. A leitura é fluida, os personagens complexos, tudo é tão bem construído que me senti vendo uma série ou assistindo a um bom filme. As descrições são bem gráficas, quem gosta de true crime vai adorar.

InfinitaTBR- Jana 31/10/2021

Legal
O livro é muito ágil: capítulos curtos e escrita fácil. Mas eu senti falta de notas de rodapé, porque para o leitor que não tem muita familiaridade com a cultura dinamarquesa algumas coisas vão passar desapercebidas ou não fazer sentido.

Eu estava achando os personagens muito sem graça até uns 70% do livro. Lá no final a gente vai saber um pouquinho sobre eles (Thulin e Hess), mas aí foi tarde para eu me apegar. Tudo bem ??

Porém, aos meus olhos, o grande foco de ?? ??????? ?? ??????? é a trama e a investigação e não os personagens. E a trama é boa. Embora alguns personagens tenham virado fumaça, ainda assim eu gostei.

Priih | Blog Infinitas Vidas 04/11/2021

Um thriller ágil e envolvente, daqueles de roer as unhas :)
Um dos apelos comerciais de As Sombras de Outubro reside no fato de que seu autor, Søren Sveistrup, é o roteirista de uma série famosa, The Killing. E você nota que ele é um roteirista sem demora: os capítulos do livro são ágeis e curtinhos e as cenas têm fluidez, de modo que a história avança em um ritmo bastante intenso.

Na trama, uma sequência de assassinatos brutais passa a acontecer em Copenhague: as vítimas são mulheres na casa dos 30 anos que são encontradas visivelmente torturadas e com partes do corpo amputadas. O algoz é astuto e não deixa vestígios, com exceção de uma pequena assinatura: um bonequinho feito de castanhas. Na corrida para descobrir o culpado temos uma dupla de detetives: Naia Thulin, uma investigadora talentosa que almeja uma transferência para o núcleo de crimes cibernéticos da polícia e deseja conseguir um carta de recomendação; e Mark Hess, que é na verdade um agente da Europol afastado e só está em Copenhague enquanto espera a decisão do chefe sobre seu futuro. [...] Além dos assassinatos, temos uma terceira peça-chave no quebra-cabeça. Os bonecos de castanha contém uma impressão digital surpreendente: a de Kristine Hartung, filha da ministra do Bem-Estar Social, Rosa Hartung, que foi dada como desaparecida e morta um ano antes. São esses elementos que Søren Sveistrup utiliza para construir uma trama cheia de conexões e pistas ocultas. A narrativa é em terceira pessoa e acompanha diferentes personagens, focando principalmente em Thulin, Hess, Rosa e, nas cenas de assassinato, nas vítimas.

Apesar de Hess e Thulin serem muito competentes, eu não gostei tanto da dinâmica de parceria dos dois. Não senti que eles deram match em personalidade e modo de agir, então ficou difícil torcer por algum tipo de camaradagem ou até mesmo shipp. Thulin é uma personagem que não me desceu. Ela é antipática e azeda, sendo difícil de gostar. Porém, feminista como sou, também não pude deixar de problematizar essa minha sensação. Afinal, Søren Sveistrup é um autor homem, e sabemos que mulheres são muito mais cobradas a serem afáveis, sorridentes e simpáticas, então eu tentei me policiar pra não basear minha conclusão sobre Thulin somente nesse aspecto subjetivo. Dito tudo isso e excluindo a personalidade dela da jogada, me incomodou demais que ela tenha se comportado como se fosse superior a Hess – ainda que, na maior parte das vezes, ele tenha conclusões melhores que as dela e seja bem mais responsável pelos avanços da investigação na direção certa.

[...] As Sombras de Outubro é um romance policial raiz, daqueles que fazem você devorar as páginas e roer as unhas. Há cenas de ação, planos sendo colocados em prática, uma investigação cheia de perigos e um suspense que permeia o livro do início ao fim: Kristine Hartung está viva? Ao mesmo tempo em que o leitor fica aflito pelo perigo que as futuras vítimas correm, existe também a curiosidade acesa pra saber qual a conexão de tais assassinatos brutais com a família da ministra. E Søren Sveistrup faz um trabalho muito bom em conectar todos esses elementos de forma que a história se mantenha hipnotizante (mesmo com alguns defeitinhos e cenas mais amadoras dos policiais hahaha!). Recomendo muito pra quem curte o gênero!

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2021/10/13/resenha-as-sombras-de-outubro-soren-sveistrup/

Kate Dias 08/11/2021

Enrolado em algumas cenas mas muito bom!
Thriller bem desenvolvido com algumas cenas pesadas/descritivas.
Uma corrida contra o tempo para que não haja mais vítimas, onde sempre surgem bonecos Sr. Castanha como assinatura do assassino.

Fui feita de trouxa sim!
O Autor jogou a culpa para algumas pessoas e eu não adivinhei quem seria.

Houve duas coisas que me incomodaram na história.
Primeiro foi a perseguição contra o detetive Hess, tipo isso foi a história toda, do começo ao fim.
Segundo foram as partes excessivamente longas e maçantes, certas coisas que poderiam terem sido cortadas sem prejudicar a história. Repetir a mesma coisa várias vezes por órbitas diferentes também me incomodou.

Mas é um bom livro, um pouco pesado e arrastado, mas recomendo a leitura.

Bruna 09/11/2021

Muito bom! Os capítulos curtos e a narrativa fluida criam uma tensão e curiosidade que causa vontade de ler sem parar! A investigação é bem construída e não fica buracos na história.

Carol.Ramone 10/11/2021

Que livro foi esse??? Chocada! Amei os personagens, a trama, o desfecho. Tudo! Terminei o livro aos prantos. Mais do que recomendado!!!

Ale Lima 10/11/2021

Curiosidade aguçada até o fim
Sim, esse livro cumpre o que promete. Para uma fã do gênero, achei a narrativa bem interessante. Passei o livro todo palpitando e fiquei com cara de ?OH!!!? com a revelação do psicopata. Recomendo.