As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

Amante de livros 06/03/2021

As sombras de outubro
É outubro e a neve começa a cair em Copenhague e com isso vem as mortes. Isso mesmo, estamos falando de um livro de suspense policial na área de "homicídios', claro que iria ter mortes. Vamos lá, não são mortes normais, as mulheres são encontradas mutiladas ( algumas sem as mãos e outras sem as mãos e as pernas) e tudo indica que as mutilações aconteceram quando as vítimas ainda estavam vivas OMG !!!! E pra piorar, é que o serial killer é inteligente demais e está sempre na frente dos detetives :Thulin que quer ir para C3 e Hess que veio da Europal ( ele foi expulso por motivos desconhecidos). Vamos ir pra os lugares onde as vítimas foram encontradas ? Então, na cena do crime sempre é encontrado um boneco feito de castanha ( chamamos de Sr. Castanha por causa de uma música infantil ) e pra piorar é que as digitais encontradas no boneco é da filha da política Rosa Hartunga, e o mais sinistro , a menina está desaparecida a um ano e o caso foi encerrado e foi declarado que ela estava morta por causa das evidências encontradas OMG 2 ....

A minha primeira impressão sobre a Thulin, cara ela vai ser foda demais , pow, ela é detetive e vai arrasa nessa bagaça, aonde eu assino que eu estava errada ? Claro que ela foi boa ! Porém sempre com os pés atrás ! Sempre com medo de arriscar. Quem me surpreendeu foi o Hess! Cara, foi incrível!!

Pensei que ela fosse igual a detetive do livro "A garota no gelo" Erika Foster ou igual a repórter Kelsey Castle de "A garota do lago".

Claro que gostei da Thulin, mais o que gostei nela , foi a filha kkkk e a árvore genealógica dela rsrs

Pensei em vários suspeitos, claro, como sempre, ERREI, sou um fracasso pra descobrir essas coisas rsrs o assassino estava lá o tempo todo rsrs embaixo do meu nariz, e eu não vi (como sempre! )

Betinha 01/03/2021

Sr. Castanha
Estou extasiada e angustiada mesmo após a conclusão do livro!
Søren Sveistrup simplesmente impossibilitou minha mente inquieta de descobrir, desconfiar, confabular, criar uma teoria ou deduzir ou montar um contexto até a última página!
O livro não é cheio de reviravoltas, entretanto não te dá pistas ou direcionamento algum e como é que se consegue isso em 414 páginas sem que o leitor desista ou arremesse o livro contra a parede?
A história é de uma violência chocante porém bem contextualizada e é assustador o quanto uma pessoa ferida pode se torna igual ou pior que a sua ferida!
Desconfio que terá uma continuação e com cer te za estarei na fila esperando para ficar "desesperada" novamente e reacender meu crush por Mark Hess, o típico detetive com histórico estragado de vida, gênio atormentado, mas que no fim resolve tudo, mesmo que não se explique direitinho como ele consegue sobreviver ao que não posso contar ?
Leiam! Vocês vão amar se "desesperar" também!

Dani Sousa - @eulieulerei 16/02/2021

Fantástico!!!
"Sr. Castanha, onde está?
Sr. Castanha, o que tem para me dar?
Aqui estou, aqui estou, tenho castanhas para dar..." #quotes
Um assassino frio e calculista espalha vitimas por Copenhague, e ao lado de cada vitima brutalmente mutilada deixa um pequeno boneco artesanal feito de castanhas e palitos com partes da digital da filha da ministra Rosa Hartung desaparecida a mais de um ano, um caso supostamente encerrado e com uma pessoa presa como culpado.
Somos apresentados a equipe de investigação comandada pela detetive Naia Thulin e o Mark Hess, seu novo parceiro que foi expulso da Europol, que acaba surpreendendo com toda sua sagacidade em descobrir a verdade mesmo que para isso tenha que desobedecer ordens de seus superiores.
Ai começa uma série de perguntas na cabeça do leitor, que já começa a formar teorias na mente e o livro é devorado a cada capitulo. Søren Sveistrup consegue prender a atenção com capítulos curtos e impactantes. Todos os personagens foram essenciais na minha opinião e autor soube amarrar muito bem a ligação entre eles, sem deixar pontas soltas ou personagens perdidos no meio da história o que me encantou bastante.
Com um final eletrizante e inesperado esse é um livro que você que curte o gênero não vai querer parar de ler enquanto não chegar ao final, super indico a leitura. Tinha muito tempo que eu não curtia tanto um livro, posso dizer que até agora já tenho o meu favorito de 2021.

13/01/2021

Uma trama de tirar o fôlego!!!
Para uma amante de um bom thriller com suspense e toques investigativos, o livro As Sombras de Outubro me surpreendeu muito. Você começa com uma visão no começo (se sente o próprio investigador) e do meio pro final só melhora, porque de fato sempre queremos o desfecho da história e sim fecha com chave de ouro. Super recomendo essa leitura.

Luciana.Pereira 10/01/2021

Por várias vezes tive que pausar a leitura.
A história é boa, mas o livro poderia ser mais objetivo.

sarinha 02/03/2020

As Sombras de Outubro
A história é bem interessante e os capítulos são curtos, o que faz com que a história flua facilmente. O autor escreve bem e prende a atenção durante todo o livro.

Vivis 18/12/2020

Um suspense interessante
As Sombras de Outubro, livro do autor dinamarquês Søren Sveistrup, que eu conheci através de seu trabalho como roteirista da série The Killing (Série maravilhosa, com 3 temporadas que esteve no catálogo da Netflix para a minha alegria, estou falando da série original Dinamarquesa que deu origem a americana).

Foi pelo fato de ter gostado bastante de seu trabalho como roteirista que As Sombras de Outubro me chamou a atenção, como fã de dramas policiais e suspense eu estava feliz em saber que a Suma iria publicar aqui.

Lançamento de 2019, o livro tem a qualidade já padrão da editora, com uma capa bonita e boa diagramação.

A trama acompanha a detetive Naia Thulin, jovem e talentosa ela se encontra insatisfeita no departamento de homicídios e deseja conseguir uma promoção para outro setor, quando é designada para um novo caso.
E não somente esse detalhe será novo, ela é colocada para trabalhar com Mark Hess. Um experimente detetive da Europol, que foi "expulso" da mesma e recolocado em Copenhague, como um tipo de punição temporária.

?O luto é o amor que ficou sem lar, e é necessário aprender a viver com o luto e continuar seguindo adiante.?

Em seu primeiro dia trabalhando juntos são indicados para investigar a morte de uma mulher, deixada ao lado de uma casa de bonecas e sem uma das mãos. Na cena do crime, eles descobrem um bonequinho feito de castanhas (o nome original do livro seria em tradução literal O Homem Castanha), o que a primeiro momento parecia apenas bizarro, porém, as digitais encontradas nele, liga está morte a um caso considerado encerrado. Um ano atrás uma adolescente de 14 anos, filha da ministra Rosa Hartung foi sequestrada. Um acusado confessou o crime, mas nunca falou o que foi feito com o corpo da vitima.

?Sr. Castanha, onde está? Sr. Castanha o que tem para me dar??

Com essa estranha ligação os detetives começam a investigar o que estaria por trás do crime, quando outras mortes começam a surgir, em todas as cenas dos crimes os bonequinhos de castanhas e mais descobertas ligando esse serial killers ao sequestro.

Com isso temos duas investigações que começam ser feitas paralelamente, as mortes das mulheres, (cujas vítimas são em si pistas que os detetives não podem deixar de lado) e o que liga a Ministra Hartung a esses casos?

As Sombras de Outubro tem uma trama bem escrita, que prendeu a minha atenção, em dado momento do livro eu simplesmente me vi duvidando de certa pessoa, e mesmo com as pistas que iam apontando para outros culpados esse sentimento não me abandonou, e olha que eu fiquei pensando que eu estava totalmente perdida. Felizmente acertei quem era o culpado, contudo fui surpreendida com os motivos complexos que levaram a toda violência e carnificina.

?E, antes que ele percebesse, estava em uma casa na qual o luto se prendia às paredes como piche. E aquilo sempre fazia com que ele sentisse vontade de fugir aos gritos de qualquer lugar.?

A escrita de Søren Sveistrup, é rápida, apesar de ter inúmeros pontos de vistas (inclusive eu não me incomodaria se ele tivesse restringido os POV a apenas uns 3/4 personagens), que podem em alguns momentos deixar um leitor mais desatento confusos, a escolha trouxe uma gama variada de pistas, que ajudam a desvendar o crime ou ajudam a tornar tudo ainda mais complexo e difícil. Mas também tornou mais evidente algumas burrices dos personagens, mas como todo bom suspense, o autor soube manter a minha atenção na trama e me conectei com Hess e sua jornada. E considerei a motivação do antagonista muito bem elaborada, o que tornou o final muito mais interessante.

Para ler a resenha completa: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2020/04/sombras-de-outubro-sren-sveistrup.html?m=1

Rafa 07/03/2021

?Sr. Castanha, onde está? ...?
O livro é intenso, viciante e perturbador. Embora tenha mais de 400 páginas, os capítulos curtos tornam a leitura fluída e dinâmica. O enredo é costurado de forma escorreita, sem brechas ou artifícios. Com certeza, daria um filmaço!

Biia Rozante | @atitudeliteraria 16/11/2020

Arrepiante, angustiante e viciante. Apenas incrível
AS SOMBRAS DE OUTUBRO é o tipo de livro que não dá muita margem para se comentar o enredo em si, pois é uma história carregada de surpresas e pistas falsas, que te jogam de um lado para o outro na narrativa minando suas suspeitas. Um quebra-cabeça com peças espalhadas e embaralhadas que te fazem acreditar estar montando mais de um, e que no final por incrível que possa parecer, se encaixam com perfeição.

Tudo começa em 1989 e uma cena de filme de terror, em uma casa de fazenda, toda uma família foi massacrada, inclusive um policial. Corta para o tempo presente e a cena que se desdobra a frente da detetive Naia Thulin e seu novo parceiro Mark Hess, é tão brutal e sangrenta quanto, uma mulher foi espancada, morta, pendurada e ainda teve um dos membros decepados. Se tudo isso não fosse estranho o suficiente, os peritos ainda encontram um boneco de castanhas pendurado próximo ao seu corpo, poderia ser apenas um objeto aleatório na cena, mas não é, e isso fica bem claro quando descobrem uma digital parcial que aponta para Kristine Hartung, filha da ministra Rosa Hartugn, que foi dada como morta recentemente, mas que nunca teve seu corpo encontrado, na época um jovem assumiu a autoria do crime e foi condenado, mas se negou a contar onde o corpo estaria. Poderia ser apenas uma coincidência, mas uma sequência de crimes hediondos com a mesma assinatura segue acontecendo e quanto mais se investiga, mais confuso e complicado tudo vai ficando. O assassino parece estar sempre um passo à frente, e apesar da mudança do modus operandi, teria a morte de Kristine alguma relação com os novos assassinatos?

“(...) Parece que a situação está se repetindo e passa por sua cabeça que o inferno deve ser assim, ter que reviver as mesmas cenas horríveis uma vez atrás da outra.”

Naia Thulin, é uma mulher destemida, obstinada e ambiciosa, que está cansada do chefe machista, e da pouca ação no departamento no qual trabalha. Ela quer mais, sabe que merece mais, e, portanto, está lutando para conquistar uma vaga no Centro Nacional de Crimes, entretanto enquanto tenta conseguir a indicação de seu chefe, uma onda de crimes brutais começam a acontecer, com o departamento defasado e sem pessoal o suficiente, resta a Naia receber o novato que veio expulso da Europol, Mark Hess, um homem misterioso, introspectivo, nada feliz por ter sido rebaixado, ansioso para voltar para sua antiga função, mas que cresce absurdamente ao longo da narrativa, que precisarão deixar suas diferenças de lado e pensarem juntos se caso quiserem solucionar os crimes antes que seja tarde demais.

UAU! Caros leitores, que baita livro, que história viciante, eletrizante, onde não temos nenhum momento para monotonia. AS SOMBRAS DE OUTUBRO, é um livro de enredo inteligente, que provavelmente foi meticulosamente bem pensado e construído, com uma narrativa fluida, cheia de pistas falsas e um desfecho surpreendente, o final deste livro... apenas INCRÍVEL. É ação do começo ao fim, ficamos angustiados temendo o que irá acontecer, vendo cada uma das nossas certezas serem destruídas, desejando devorar uma página seguida da outra. O que mais me cativou é que este é o primeiro livro do autor e ele conseguiu trazer um equilíbrio absurdo para o enredo, temos diálogos bem empregados, capítulos curtos e diretos, que terminam com ganchos para os próximos, vários pontos de vistas que farão total sentido na conclusão da leitura, protagonistas bem trabalhados, personagens interessantes e ainda, em meio a toda a investigação e violência, um drama familiar marcante, que confesso, me emocionou e fez derramar algumas lágrimas. E ainda preciso mencionar as criticas a realidade social, a sistemas que deveriam cuidar do bem estar, da segurança e se revelam cada vez mais falhas.

“É uma coisa pequena, mas importante. Não se pode deixar que os mortos ofusquem os vivos. Foi o que disseram os psicólogos e terapeutas, e ele sente com todas as fibras do seu corpo que estavam certos.”

Fica aqui essa forte recomendação de leitura, porque é uma leitura maravilhosa, envolvente e viciante, que te deixa angustiado, arrepiado, até mesmo assustado porque as descrições de algumas cenas são realmente difíceis, vívidas, palpáveis, é tudo muito gráfico, é como se você sentisse na própria pele. O assassino é um ser frio, calculista, paciente, percebemos desde o inicio que o ódio é sua principal motivação, pela forma como ele tortura, mata e decepa suas vítimas, ele quer mais do que apenas matar e ver essa construção acontecer é... agonizante. E não tenha medo de se jogar, de se sentir meio perdido, com muitas perguntas ao longo da leitura, porque no final tudo se resolve e fica esclarecido.

Como mencionei no início, não posso falar muito sobre o enredo, porque a surpresa é o grande destaque desta leitura, é gostoso ler sem saber o que esperar, o que vai acontecer, e qualquer spoiler pode quebrar essa experiencia. Caso não tenha ficado claro ainda, eu AMEI, me surpreendi, fiquei com a cara no chão, encantada com a maestria do autor em manipular nossas emoções e entregar um enredo genial que ficaria perfeito adaptado tanto para uma série, quanto um filme... aguardando ansiosamente.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2020/04/as-sombras-de-outubro-sren-sveistrup.html

Valéria Cristina 11/11/2020

Eletrizante
Um dos melhores triller que já li. Um grande exemplar o gênero. História instigante, personagens muito bem desenvolvidos e um final surpreendente!

Bru 09/11/2020

Surpreendente!
No início é desesperador ler a descrição muito bem feita das cenas dos crimes. Depois, a leitura fica mais leve e envolvente.

Natália 09/11/2020

SURPREENDENTE
Certa manhã de Outubro, a polícia faz a descoberta do corpo de uma mulher brutalmente assassinada e espancada, com uma das mãos faltando. Perto do corpo está um boneco feito de castanhas. O caso é entregue para a detetive Naia Thulin e o seu novo parceiro, Mark Hess, um investigador que acabou de ser expulso da Europol.

As pistas estão frias e, para piorar, uma única digital é descoberta no Sr. Castanha. O problema é que essa digital é algo impossível, visto que é de Kristine, filha da política Rosa Hartung, que desapareceu um ano atrás e teve seu caso concluído após um homem ter confessado que a sequestrou e matou.

A polícia fica apreensiva com essa evidência, acreditando que pode ser somente uma coincidência, mas novos corpos são encontrados, sempre com um boneco ao lado. Basta descobrir agora se o caso da garota e dos novos corpos estão interligados ou não.

O enredo é perturbador e bem construído. Todos os personagens foram essenciais, mas ver o desenvolvimento dos detetives principais do caso foi incrível. Eles tinham dúvidas e passaram por muitos problemas, isso tudo só me fez simpatizar ainda mais com cada um.

Não fiquei entediada em nenhum momento da leitura. A escrita do autor é extremamente fluída e amei a forma como ele laçou todos os casos e não deixou nenhuma ponta solta. As reviravoltas foram incríveis e me surpreendi cada vez mais ao longo dos capítulos, sempre pensando que iria acontecer uma coisa e constatando que estava terrivelmente enganada.

Conforme os capítulos iam passando, o suspense e a tensão ficavam ainda mais fortes. Recomendo fortemente essa leitura para todos os fãs do gênero, lembrando que contém alguns gatilhos e a forma como as mortes são descritas são tão detalhadas que podem afetar o leitor de alguma forma.

site: https://www.instagram.com/bibliotecadanah/

Cintia Baltar 16/10/2020

Suspense que prende
Adoro livro policial, achei que o vilão surpreendeu no final!

Carla 03/10/2020

Momentos bons
O livro do escritor dinamarquês que acompanha o desfecho de crimes de um serial killer tem muitos momentos bons, uma trama envolvente e um desfecho esperado. Não há grandes reviravoltas e até mesmo o assassino não surpreende tanto, tendo em vista que o universo da trama tem poucos personagens.
Essa história é ótima para ser contada no cinema pq, na verdade, não precisaria de tantas páginas assim, não!
Considerei os personagens pouco desenvolvidos, mas isso não atrapalha a trama.