As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

Bru 09/11/2020

Surpreendente!
No início é desesperador ler a descrição muito bem feita das cenas dos crimes. Depois, a leitura fica mais leve e envolvente.

@livrodores 21/05/2020

As Sombras de Outubro
É tão difícil começar a falar sobre uma obra que gostamos tanto, né?! Eu que sou apaixonada pelo gênero e curto bastante ficar tentando desvendar o mistério pude me deliciar com essa leitura já que ela tem tudo o que eu gosto, um enredo rico com personagens bem construídos, os detalhes são essenciais e o autor soube muito bem trabalhar cada um deles!

Os capítulos são em sua maioria curtos o que dá uma dinâmica maior, já que o livro tem mais de 400 páginas com fonte pequena, mas a leitura flui perfeitamente devido a criação que o autor faz com toda a trama.

Os personagens de maiores destaques são os detetives Naia Thulin e Mark Hess! Naia é uma mulher mais direta e nada apegada em alguns aspectos, Mark é recém chegado na divisão, devido a um desentendimento na Europol! Claro que vamos ter um conflito entre os dois, é aquele clássico embate de não se gostarem no início entre os parceiros, mas isso vai diminuindo ao longo da trama!

Mulheres que são mães estão sendo assassinadas de forma violenta, a investigação chega ao ponto de descobrir uma relação com a Ministra Rosa que teve sua filha sequestrada 1 ano antes. A cada mulher que é morta há um Sr. castanha deixado no local e tudo começa girar em torno desse brinquedinho simples!

São várias passagens com personagens diferentes o que nos permite saber sobre cada personagem e também os reais acontecimentos, adoro essas construções, pois da para ter uma noção geral da trama, essa que foi se afunilando nas motivações do assassino estar relacionado de alguma forma com a Ministra.

Ao longo da leitura eu foquei em três personagens para serem os meus suspeitos, um deles estava correto e até chegar no desdobramento do caso o autor caminhou lentamente, deixando tudo bem explicado até nos fazer compreender suas motivações, que apesar de serem cruéis, são bem realistas!

Eu só tirei um pouquinho de nota, pois meu coração ficou desejando um acontecimento final e esse não veio, mas a recomendação está mais que dada para todos! Uma leitura fluida, com o enredo surpreendente, cheio de mistérios e teorias, também é violento e frenético!

@thiagoalvs7 05/06/2020

Viciante
Suspense bem escrito, personagens intrigantes é ótimo plot twist

Angélica Patriano 08/06/2020

Sensacional
Sr. Castanha, o quem para me dar?

Esse livro já começa com pura ação e entrega tudo o que promete.
É incrível o que pessoas são capazes de fazer quando querem obter vingança, atribuindo à algo ou alguém, tudo de ruim que aconteceu em sua vida, sendo suas ações somente consequências daquele fato.
O enredo é muito bem desenvolvido, com detalhes que podem te indicar certamente quem é o Sr. Castanhas. Mas, o desenrolar da trama é muito envolvente, te levando à diversos pensamentos, chegando a duvidar de si mesmo se realmente pode ser aquilo.
Um dos melhores dentre o gênero investigativo deste ano!

Juju 18/06/2020

Do roteirista da série The Killing mais um trabalho impecável!
Søren Sveistrup é o roteirista dinamarquês da aclamada série policial The Killing, em minha opinião uma das melhores séries de investigação já concebidas, disputando o posto ao lado de The Sinner. Portanto foi uma grande surpresa quando me deparei com este livro, e obviamente não pude me conter e logo o adquiri para iniciar a leitura!
Em minha mais sincera opinião trata-se de um dos melhores livros do gênero que eu já tive o prazer de ler, simplesmente inteligente e completo. Os personagens principais, os detetives Mark Hess e Naia Tulin são brilhante e formidáveis e a investigação corre de maneira alucinante sempre levantando dúvidas e levando à formulação de novos teorias que uma após uma vão caindo por terra. Ainda assim, o livro possui uma cadência agradável de modo que não se torna monótono ou desinteressante em ponto algum. Aqui vemos o quão longe poderia ir um ser humano sedento por vingança, ao ápice da violência, regredido ao seu "eu" mais primitivo e sanguinário.
Admito que solucionei o mistério e desvendei o assassino, sério mesmo! E por este feito me vi extremamente satisfeita e orgulhosa, hehe :) Indico o livro para os amantes de uma boa investigação policial repleta de emoções, reviravoltas e descobertas pertinentes, simplesmente maravilhoso! Adoraria vê-lo em uma adaptação para a televisão em formato de série.

site: Skoob

Camila Vieira 05/07/2020

Resenha publicada no Leitor Cabuloso

site: http://leitorcabuloso.com.br/2020/06/resenha-as-sombras-de-outubro-soren-sveistrup/

Nih 19/07/2020

Muito bom..
Em geral, thriller me agrada bastante, principalmente por ser meu gênero favorito, e com esse livro não foi diferente. Foi uma leitura bem rápida, fluída, frenética e cheia de reviravoltas, não consegui largar o livro até saber o final. Embora eu tenha sacado a conclusão da história, foi extremanente gostoso de ler, gostei muito.

Dannyella.Rodrigue 15/08/2020

Sr Castanha ??

"Sr. Castanha, onde está?
Sr. Castanha, o que tem para me dar?
Aqui estou, aqui estou, tenho castanhas para dar..."

O passado sempre vem bate na nossa porta , e o preço pode ser bem alto.

Alan.Schecter 25/08/2020

Melhor suspense do ano ! (Até agora)
Não tenho nenhum defeito para por nesse livro. Leitura super fluida. Os personagens são cativantes e a investigação policial é digna de um bom suspense. Não é a toa que o autor é roteirista da série The Killing. Os capítulos são curtos, o que faz a leitura ficar ágil. A trama não é para fracos, as descrições de assassinato são brutais e gráficas, e em momento algum eu consegui desvendar quem era o assassino (ponto positivo). Simplesmente amei essa leitura e espero ver mais do autor por aqui. Daria mil estrelas se pudesse. Com certeza entrou para o top 5 desse ano.

Vivi 27/08/2020

Ótimo triller!
Os detalhes são bem engatados e os personagens bem construídos. O final não é surpreendente mas fez todo sentido.
Daria uma série de tv bem interessante.

Ju Fornazier 04/09/2020

Sem fôlego...
Foi assim que terminei o livro: de queixo caído com o desenrolar da trama e desfecho. A riqueza de detalhes nas descrições das cenas são perfeitas, a tensão é quase palpável!! Recomendo muito a quem curta um bom livro de suspense, investigação e com riqueza de detalhes!!

Deca 11/09/2020

Resenha no meu canal
As sombras de outubro foi escrito pelo Søren Sveistrup, roterista da série The Killing, a minha favorita de suspense policial. E ele não me decepcionou como escritor. Já estou torcendo para que o livro seja adaptado para série!

site: https://youtu.be/c3Wa5fDwsPs

Camila | Book Obsession 21/11/2019

“Sr. Castanha, onde está? Sr. Castanha o que tem para me dar?”
As sombras de outubro é um thriller bem engenhoso. O autor nos leva a acreditar em várias teorias e quando pensamos já saber quem está por trás de tantos crimes logo somos surpreendidos com novas evidências. Essa sensação também se dá pelo fato da narrativa apontar para vários personagens, então conhecemos de perto cada um deles, aumentando a expectativa para a revelação de tantos segredos.
Apesar da engenhosidade das cenas e um enredo bem construído, confesso que em alguns momentos a leitura se manteve com um ritmo mais lento, assim como o excesso de descrições sobre a vida dos personagens, dando a sensação de voltas e pouco acréscimo para a resolução dos casos em si.
Outro ponto que me incomodou foi o arquivo que recebi em parceria. A edição não estava boa. Os capítulos terminavam e iniciavam no mesmo parágrafo ou mudavam as cenas, deixando muitas vezes perdida, tomando um tempo ainda maior no entendimento da trama.
Concluindo, a leitura foi boa. O autor ainda aproveita para tecer críticas sobre maus tratos, sistema de adoção, política. É um gênero que adoro me aventurar, os casos são impressionantes, alguns diálogos chocantes a motivação por trás de tudo está bem amarrado, o final é eletrizante e sem dúvidas vai agradar os leitores.

Resenha completa no blog.

site: https://www.bookobsessionblog.com/2019/11/resenha-as-sombras-de-outubro-sren.html

Carla 03/10/2020

Momentos bons
O livro do escritor dinamarquês que acompanha o desfecho de crimes de um serial killer tem muitos momentos bons, uma trama envolvente e um desfecho esperado. Não há grandes reviravoltas e até mesmo o assassino não surpreende tanto, tendo em vista que o universo da trama tem poucos personagens.
Essa história é ótima para ser contada no cinema pq, na verdade, não precisaria de tantas páginas assim, não!
Considerei os personagens pouco desenvolvidos, mas isso não atrapalha a trama.

Cintia Baltar 16/10/2020

Suspense que prende
Adoro livro policial, achei que o vilão surpreendeu no final!