Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado




Resenhas - Capitães da Areia


4245 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



não 14/05/2024

A única luta que se perde é a que se abandona
(4,75)
Impossível não se envolver profundamente com cada um dos personagens.
É sinistro demais como a gente se insere no cotidiano dos meninos e esmiuça as nuance das personalidades e histórico de vida de cada um.
Sinto que todos deveriam ler esse livro, mas os que mais precisam não iriam entender.
Você que sentiu impotência, raiva e depressão profunda durante a leitura: não deixe a injustiça te entristecer, permita que ela te radicalize.

Nunca existiram homens como os Capitães de Areia, que eram meninos. Nunca existiu nenhuma mulher como Dora, que era uma menina.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nick185 14/05/2024

?Porque a revolução é uma pátria e uma família?
O livro é simplesmente perfeito. Aborda temas necessários a serem discutidos, fala sobre a pobreza, o abandono das crianças, a precariedade em que vivem e também o crescimento forçado desses jovens, que precisaram crescer mais rápido, se tornarem adultos e malandros para conseguirem viver. A gente vê no livro que em muitos momentos eles fazem bicos de emprego, procuram o que fazer sim, mas também tem as pontas soltas em relação a isso. Muitos preferem continuar vivendo essa vida, principalmente porque ja estão inseridos nela e foi assim que aprenderam a viver. Mas ao mesmo tempo, eles ainda tem a bondade da criança, o companheirismo e a visão de família uns com os outros. História perfeita, leitura fluida, tudo maravilhoso. Eu amei!
comentários(0)comente



Ronald.Samuel 14/05/2024

Que bom que é nacional!
Sinto-me orgulhoso por esse livro ser brasileiro. Jorge amado: ícone da literatura brasileira. Simplesmente magnífico!
comentários(0)comente



L1l4 14/05/2024

My favorite king story
Essa história me encanta, como menina Moleka e baiana me encantei com a história! Apesar de tanta dor e controvérsias e problemas nítidos na sociedade, essa história tem o poder de ensinar e passar uma mensagem tão linda! Ela tem um lugarzinho especial no meu coração! Me sinto na própria noite estrelada ?
comentários(0)comente



evemm 13/05/2024

Capitães da areia.
Devo dizer que foi uma leitura surpreendente, emocionante e me prendeu muito, merece 5 estrelas e muito mais, uma obra prima que fala muito sobre as crianças pobres e órfãs de pai e mãe, a conscientização acerca de mudanças sociais, revelando que as classes oprimidas vivem em condições de estrema miséria e ainda são vistas como criminosas, ao invés de serem vistas como vítimas.
comentários(0)comente



Neto62 13/05/2024

Meu primeiro contato com jorge amado
Garoto abandonado na Bahia é capitão de areia. Livro perfeito, todo lugar histórico que eu passo em Salvador, eu consigo ver os capitães andando por ai. Esse tipo de livro fala muito sobre a história da minha cidade.
comentários(0)comente



Monique.Dias 12/05/2024

Perfeitooo!
Leitura super fluida. A história nao tem reviravoltas mirabolantes, mas a escrita nos prende.
Muito linda a história e triste ao mesmo tempo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gui 11/05/2024

Capitães da Areia
Livro muito bom. Todo mundo sempre comentou que das leituras obrigatórias do colegial essa era uma das melhores e realmente o livro faz jus a essa fama.
comentários(0)comente



Mylloka. 10/05/2024

Leitura necessária!
Sempre fui apaixonada pelo filme, que conheci no colégio, adorava as músicas que citavam o Pedro Bala como um grande herói, mas quando iniciei o livro pela primeira vez não consegui continuar, fiquei mal, pois é uma leitura crua e dolorosa, que nos faz questionar a construção social em que vivemos e como isso reflete nas gerações que se seguem. Mas este ano me senti pronta para finalizar o livro e foi muito satisfatório, embora acredite que seja um livro para lermos com a crítica ativa, pois a paixão pelos personagens é inevitável, mas a romantização é problemática. Recomendo como uma reflexão muito forte ao sistema patriarcal, ao capitalismo e como tudo isso implica no desenvolvimento de nós e consequentemente das nossas crianças.
comentários(0)comente



Tamara Barros 09/05/2024

Capitães de areia
Um clássico que é atual, o livro nos leva aos anos de 1930, mas poderia ser os anos 2020. Todos os relatos, histórias, problemática e dramas são super atuais.
Um grupo de crianças abandonadas que se viram como podem para sobreviver, entram no mundo do crime (o que inclui estupros), mas tem a infância perdida, isso nos dá aquele sentimento de, apesar dos crimes que cometem, querer bem e torcer por cada um deles, e vibrar com suas vitórias.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raphael92 09/05/2024

Sociologia e cultura brasileira
O livro é um retrato da cultura brasileira, que sempre foi carregada de muito sofrimento da população marginalizada, além da cultura religiosa afro-brasileira muito presente, principalmente na Bahia. Que é onde se passa a história.
Eu li esse livro quando tinha meus 13 anos de idade. Agora com 18 pra 19, pude obter uma interpretação totalmente diferente. Uma interpretação com mais conhecimento sociológico e cultural do nosso país, conhecimentos esses que são naturais de se adquirir com o decorrer do tempo dedicado aos estudos. De fato, capitães de areia é uma grande obra. Nos faz refletir sobre a realidade de diversas crianças não só na Bahia. E também explica como diversos outros problemas surgem, a partir do abandono infantil!
comentários(0)comente



4245 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR