Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado




Resenhas - Capitães da Areia


4242 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


gabs.0 31/01/2024

"Porque a revolução é uma pátria e uma família."
Um clássico nunca decepciona. Primeiro contato que tenho com a escrita de Jorge Amado e posso definir que todo o impacto que esse livro me causou, o tornou um de meus livros favoritos. O que dizer sobre a história? Linda, emocionante, dolorosa de mais, me deixou impactada. Esse grupo de crianças, traz uma enorme reflexão, o amor, onde está o amor, a compaixão, o lar, a educação para essas pobres crianças? Elas estão erradas em roubar para sobreviver? Ser humano e pensar no próximo te torna comunista? São reflexões nas quais já estou antenada, mas aqueles que não, vale a pena mergulhar a fundo. O carrossel foi uma das cenas que me deixou muito emocionada, aquela ingenuidade que eles mal tinham no dia a dia deles, eles estavam sendo crianças. O livro todo foi um tiro no peito, todo o cuidado com as palavras para serem refletidas de maneira minuciosa. A cena de Dora e Pedro Bala nos momentos finais, eu chorei muito. O destino final do Sem-pernas, fiquei em êxtase. Toda a construção do livro foi linda, o final me deixou um vazio no peito de maneira jamais vista. Pedro Bala e o seu destino de revolucionário, ISSO É LITERATURA BRASILEIRA MEUS AMORES. Todas as citações de estados nordestinos (aparecendo Sergipe, meu estado), as citações de religiões de matrizes africanas, as críticas ao capitalismo, as inclusões, os detalhes da hierarquia burguesa que se permeia até os dias de hoje, e os demais fatores. Enfim, livro LINDO e triste! Agradeço a minha professora de português por ter me apresentado essa obra. Leiam e desfrutem dos Capitães da areia!
comentários(0)comente



Laís 30/01/2024

Releitura da adolescência
Li esse livro pela primeira vez no colégio. Não lembro quantos anos eu tinha, mas lembro que amei o livro, e considerando que a adolescência é uma fase difícil, amar um livro paradidático era raro. Resolvi reler agora, anos depois, e segue sendo um dos melhores que já li. Enredo maravilhoso, com crítica social, felicidade, tristeza, revolta... você se conecta aos personagens de forma empática. Enfim, recomendo demais! Me aventurarei em outro livro de Jorge Amado
comentários(0)comente



Tramos194 29/01/2024

Recentemente não consegui parar de pensar nesse livro, então decidi fazer uma resenha mais completa.


Capitães da Areia, de Jorge Amado, é um clássico da literatura brasileira que já conquistou gerações de leitores. Publicado pela primeira vez em 1937, o livro conta a história de um grupo de meninos abandonados que vivem nas ruas de Salvador, Bahia.

A linguagem do livro é simples e direta, o que torna a leitura acessível a um público amplo. No entanto, isso não significa que o livro seja superficial. A obra é rica em detalhes e em nuances, o que permite que o leitor se envolva com os personagens e com a trama.

Os personagens de Capitães da Areia são complexos e bem desenvolvidos. Cada um deles tem sua própria história e sua própria personalidade. Pedro Bala, o líder do grupo, é um menino forte e destemido, mas também é sensível e sonhador. Pirulito é um menino religioso e sonhador, que acredita em um mundo melhor. Sem-Pernas é um menino ressentido e violento, que carrega as marcas da violência que sofreu.

A história dos meninos é triste e comovente, mas também é cheia de esperança e de solidariedade. O livro nos faz refletir sobre a importância da educação, da igualdade social e da proteção das crianças.

Capitães da Areia é um livro que pode causar um impacto emocional forte, é uma obra que nos faz pensar sobre a realidade de muitas crianças no Brasil e no mundo.
comentários(0)comente



Shiro 29/01/2024

Clássico e Acessível
Apesar de um clássico, este título não utiliza uma escrita rebuscada como outros clássicos Brasileiro, muito pelo contrário, é uma leitura simples, envolvente e cheia de emoções. Excelente livro para quem deseja começar a ler os clássicos Brasileiros
comentários(0)comente



Nellaaaahh 28/01/2024

Capitães da Bahia
Uau, esse livro é uma maluquice !

Ele conta a história de um grupo composto por crianças órfãs q vivem nas ruas da Bahia, sendo q a mais velha tem 16 anos.
Acabam efetuando roubos e furtos para sobreviver, já q estão sozinhas no mundo. Desconhecem oq é ter uma infância feliz, amor e carinho.

Oq mais me surpreendeu nesse livro foi em como eles são tão maduros, aparentam ser mais velhos com suas atitudes e seus pensamentos.
Cada personagem apresentado tem uma certa profundidade e uma motivação para viver oq é muito bom durante a leitura, pois vc acaba se apegando a eles e tendo empatia.

Como esse livro cai bastante em vestibulares, as escolas acabam recomendando aos alunos, normalmente do Ensino Médio, para lê-lo. E confesso q achei o livro um pouco pesado pra isso. Mas entendo q o assunto abordado no mesmo é muito importante e deve ser discutido.
comentários(0)comente



mariecomsono 28/01/2024

Esse livro..
Sou tão apaixonada nesse livro q senti dor física quando terminei?? queria tanto ler denovo como se fosse a primeira vez
comentários(0)comente



Nanda2508 28/01/2024

Os meninos-homens
Está história da década de 30 poderia facilmente ser um livro moderno, recheado de críticas sociais numa linguagem simples mas bem desenvolvida.
comentários(0)comente



sherlydias 28/01/2024

"Uma estrela no lugar do coração."
Terminei este livro tem pouco mais de duas semanas e ainda não consigo descrever tudo o que senti enquanto lia e todo o barulho que ele ainda faz dentro de mim. Não me lembro da última vez em que uma história me impactou tanto. Sinto que a muito o que dizer, mas que nada chegaria perto de descrever o quão grandioso é este livro.
É tão desolador ver que um livro de 1937 ainda conversa com o Brasil de hoje.
Para mim, este livro é uma leitura obrigatória.
E depois de ter colocado ele em tantas listas de leitura, foi um prazer ter aberto o coração para os Capitães da Areia.

Nunca crianças andando num carrossel me fizeram chorar tanto.
comentários(0)comente



Zabel0 28/01/2024

Puro suco da Bahia. se eu soubesse que era assim teria lido antes, uma obra revolucionária que traz conforto e indignação na mesma medida. mostra em várias formas a grandeza da cultura baiana, é completíssima e uma leitura que todo mundo deveria se proporcionar ao menos uma vez na vida. sendo baiano ou não, mas principalmente se for baiano.
não tenho palavras pra falar dessa emoção.
comentários(0)comente



Alessandra 26/01/2024

A vida dessas crianças me atravessou forte. Desde o ensino médio me propus a fazer a leitura dessa obra mas foi no clube literário que de fato engatei, uma escrita boa, mas uma história sofrida, como eu chorei e me emocionei.
comentários(0)comente



Mareufq 26/01/2024

Porque a revolução é uma pátria e uma família
?Vestidos de farrapos, sujos, semiesfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas.?

?Que culpa eles têm? Roubam para comer porque todos estes ricos que têm para botar fora, para dar para as igrejas, não se lembram que existem crianças com fome.?

?Nunca tivera uma alegria de criança. Se fizera homem antes dos dez anos para lutar pela mais miserável das vidas: a vida de criança abandonada. Nunca conseguira amar a ninguém, a não ser a este cachorro que o segue. Quando os corações das demais crianças ainda estão puros de sentimentos, o do Sem-Pernas já estava cheio de ódio. Odiava a cidade, a vida, os homens. Amava unicamente o seu ódio, sentimento que o fazia forte e corajoso apesar do defeito físico.?

?Nunca, porém, o tinham amado pelo que ele era, menino abandonado, aleijado e triste. Muita gente o tinha odiado. E ele odiara a todos. Apanhara na polícia, um homem ria quando o surravam. Para ele é este homem que corre em sua perseguição na figura dos guardas. Se o levarem, o homem rirá de novo. Não o levarão. Vêm em seus calcanhares, mas não o levarão. Pensam que ele vai parar junto ao grande elevador. Mas Sem-Pernas não para. Sobe para o pequeno muro, volve o rosto para os guardas que ainda correm, ri com toda a força do seu ódio, cospe na cara de um que se aproxima estendendo os braços, se atira de costas no espaço como se fosse um trapezista de circo.?
comentários(0)comente



Leitorconvicto 26/01/2024

Os Pedro Bala
O submundo das crianças da estória, não chegam tão fundo. A baixo de toda crueldade das próprias personagens ainda são guardadas crianças em seus íntimos
comentários(0)comente



RHG 26/01/2024

Desamparo
O que as une é a miséria, a razão de existir, a luta tenaz contra tudo e todos, contra a cidade que se torna uma inimiga.
comentários(0)comente



Laura2670 26/01/2024

Keilla uma grande querida por ter feito eu ler esse livro (único que eu li dos que ela passou?), é uma história que prende, que faz a gente rir, questionar, refletir e até se emocionar, quantos capitães da areia não tem nesse mundo. uma leitura até que fácil e que super recomendo
comentários(0)comente



bel333 26/01/2024

Fazia tempo q eu não lia um livro tão bom assim. apesar da época em q foi escrito a leitura é super leve! e não é cansativo, além de mt envolvente.
gostei mt do desfecho da história, de acompanhar o desenvolvimento de cada personagem msm seguindo caminhos diferentes.
comentários(0)comente



4242 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |