O Caso de Charles Dexter Ward

O Caso de Charles Dexter Ward H. P. Lovecraft

Resenhas - O Caso de Charles Dexter Ward

Marlos 10/10/2021

É sempre importante ressaltar que, apesar de ser um autor de grande influência literária, Lovecraft era racista e xenofóbico, características que acabam por contaminar suas obras, razão pela qual, devem ser lidas com cautela, de modo a evitar uma visão anacrônica mas sem ignorar o posicionamento enviesado do autor.

Esse é um dos contos mais longos do autor que li, chegando a ficar um pouco denso e maçante em alguns pontos.

Durante o desenvolvimento do conto, somos ambientados na atmosfera do horror cósmico, onde há uma mescla do conhecido com o inexplicável e inconcebível.

Em síntese, é o relato do médico de Charles Dexter Ward sobre como ele acabou ficando louco.

Essencialmente o autor retrata o perigo da curiosidade irresponsável, e um indicador é a recorrente afirmação "só invoque aqueles que pode mandar de volta."

Os relatos dos experimentos, e das próprias invocações de entidades obscuras para serem servas, reflete muito a natureza humana em relação à busca por subjugar e explorar outras espécies, de forma cruel e indiferente, em busca de recursos e poder.

Achei interessante mais pela reflexão evocada do que pelo horror, apesar de presente e representar com eficiência o gênero.

Fernando.Francisco 24/04/2021

Para todos públicos
Texto primo dentro das obras de Lovecratf, faz menção a outras obras e a entidades do universo compartilhado. Para quem nunca leu nada dele acho que gostará dos mistérios e das reviravoltas. Para aquele que já conhece outras de suas histórias, será um novo mergulho prazeroso nesse seu mundo obscuro.

João Luiz Ramos 31/01/2020

"NÃO EVOQUE NINGUÉM QUE NÃO POSSA MANDAR DE VOLTA"
O Caso de Charles Dexter Ward é um romance do Lovecraft que é bem diferente dos romances que eu estou acostumado a ler. Mas vamos para a sinopse.

O livro aborda a história de como o jovem Charles sucumbiu a loucura, através das suas pesquisas sobre o seu trisavô, o enigmático Joseph Curwen, que era visto como um bruxo (e, em certos momentos como vampiro) e que cuja descendência tenta esconder sua existência na linhagem.
A partir de suas pesquisas, o Ward vai ficando cada vez mais recluso em seus aposentos, o que causa estranheza em seus familiares. E o Charles vai ficando cada vez mais parecido com o Joseph Curwen (tanto na personalidade quanto na aparência física).

Bom, Lovecraft é um autor que as pessoas ou amam ou odeiam. Posso estar errado, mas eu não lembro de ter lido algo racista ou xenofóbico nessa história. O plot-twist do final me surpreendeu bastante. Me lembrou muito outro clássico da literatura de terror (não vou citá-lo aqui por motivo de spoiler).

Valeu muito a pena ter lido esse romance. O único problema é a ausência de diálogos - na verdade, só há um no último capítulo do livro, que é bem tenso -, o que diminui muito o ritmo da leitura. A ambientação do livro é totalmente sombria, fazendo com que a experiência de leitura seja bastante imersiva.

No mais, é isso. :)

Claudinha.Farrajota 07/06/2020

O caso de C.D.Ward
O jovem Charles apaixonado por arqueologia descobre um parentesco com Joseph Curwen e pesquisando mais a fundo esse sombrio personagem, se depara com o assustador mundo da necromância, bruxaria e outros mistérios que envolvem o além e coisas inimagináveis.

Luluca.Maluca 19/06/2022

O caso de Charles Dexter Ward
O livro inteiro tem uma construção incrível e ao longo das páginas são reveladas coisas e mais coisas que complementam a história e aos poucos tudo se encaixa perfeitamente.
Eu achei parte da história bem previsível, mas mesmo assim, no final, eu entrei em total ansiedade e excitação pois ele joga toda a verdade de uma vez só e tudo faz sentido, típico Agatha Christie.
Tem partes que dão uma revirada no estômago, mas não é nada extremamente explícito.
Recomendo demais pra quem ama aquele mistério e terror em conjunto. Só leiam!!

Camilli.Meirelles 10/10/2020

Uma leitura difícil
"O Caso de Charles Dexter Ward" é uma história bastante longa para os padrões do autor e, pela primeira vez, me peguei em uma leitura um tanto arrastada de uma obra de Lovecraft.

Apesar de com passagens de horror cósmico poderosíssimas (principalmente a partir da segunda metade do volume), avançar ainda é um tanto trabalhoso. A história é lenta e cheia de parágrafos que não precisariam existir, pois pouco acrescentam ao cenário geral e não contribuem para o desfecho. O autor toma muito tempo descrevendo essas minúcias desnecessárias, tornando a leitura até mesmo mecânica e pouco fluida. Além disso, a história e as decisões narrativas tomadas durante seu curso são, de certa forma, um tanto previsíveis.

Felizmente, o último terço do livro conta com algumas sequências de ação bastante envolventes, que tornam a obra um pouco menos maçante na reta final.
JP 11/10/2020minha estante
O próprio Lovecraft não gostava e deixou essa história engavetada por um tempo

Valclecia.Morgana 02/11/2023

Mais um livro do H.P. Loveceaft que não me cativou, o livro é bem cansativo e apesar de parecer uma história interessante demorei mais do que o previsto para terminar. Enfim acho que não me dou bem com a escrita do autor.

Igor Rocha 27/03/2021

MAIS UMA ÓTIMA HISTÓRIA DO LOVECRAFT
"Nem o pai nem o médico tentaram oferecer explicações para a derradeira loucura de Charles".
Finalmente terminei um dos livros que mais me deu sono. Ah, então quer dizer que a história é ruim? Pelo contrário, ela é muito boa, acontece que a linguagem rebuscada fazia minha mente cansar muito facilmente, daí o sono vinha.
Mas vamos para o que importa, a história. "O Caso de Charles Dexter Ward" é narrado por um personagem desconhecido e nos faz conhecer os antecedentes que levaram Charles Dexter a loucura.
Uma das coisas que mais me agradaram na história é que em dado momento ela também se torna uma investigação. Já que a narrativa, usa as descobertas de dois personagens para ir falando sobre o desenvolvimento da loucura de Ward.
Ah, e como não poderia faltar, temos muitos elementos sobrenaturais nessa história. Inclusive, o sobrenatural é o responsável pelo plot twist. Esse que por sinal, eu não esperava que fosse ter, sendo uma grata surpresa para mim.
Bom, é isso! A história foi muito boa, a única coisa que eu alerto vocês é para não ler essa versão, procure uma com uma linguagem mais atual para não dormirem lendo como eu dormi ?

Aline.Silva 28/03/2021

Começou um pouco lento, mas logo ficou impossível largá-lo. Minha primeira leitura do lovecraft, simplesmente amei!

miu 13/04/2021

ótimo, mas sinto que não aproveitei o suficiente porque não era o estilo que me atraía nos dias em que li
talvez eu releia daqui a um tempo

isafvivian 28/09/2023

O plot é ótimo mas beeeem previsível, descobri o final quando ainda tava na metade do livro. A escrita do Lovecraft é muito boa, mas cansa um pouco por ser muito detalhista.

No geral gostei bastante, mas tinha expectativas mais altas.

Mavi 31/05/2021

O Caso de Charles Dexter Ward
Eu comecei a ler esse livro já me preparando para o final totalmente surpreendente que ele iria ter e não me decepcionou. Antes eu ia dar 3,5 de nota por conta que em algumas partes a leitura ficou cansativa, mas o final valeu com toda certeza! Quando todas as peças do mistério são juntadas e tudo faz sentido é fora de série, eu amo as histórias e contos do Lovecraft por conta de que todas as sensações que são descritas nos contos são descritas de uma maneira diferente onde quem lê imerge em uma história de suspense, mas muito suspense mesmo envolvendo criaturas e cultos antigos com finais de tirar o fôlego! Cada conto e história que eu leio desse autor eu me impressiono com a criatividade dele e da maneira como ele criou este universo de monstros e magia.

FlAvia 06/11/2021

Denso, MUITO denso!
Se você espera um conto rapidinho, volte duas casas e busque outra leitura. Eu tentei, mas foi impossível terminar rápido. A escrita do Lovecraft é densa, com palavras bem rebuscadas e muito diferente de tudo que eu já li. A forma como ele constrói a história também não me agradou muito, acho que tô mais acostumada com outros tipos de narrativa, mesmo que do mesmo gênero.

O ritmo é bem lento, com muitos detalhes que às vezes beiram a chatice. Eu comecei a ?gostar? e sentir mudar depois dos 60% ou 65% de leitura, quando finalmente começaram a acontecer coisas interessantes.

A história é legal, mas o jeito que foi escrita me fez quase desistir do livro umas 10 vezes. Eu fui muito perseverante.

Bom, recomendo pra quem tem curiosidade, mas a dica é: disponha de tempo e força de vontade, viu. Este livro vai ficar um bom tempo dando a sensação de que as páginas estão se multiplicando e que não vai acabar nunca.

Igor Façanha 13/04/2020

Daora :)
O caso de charles dexter ward é um livro que se voltou muito mais a um livro de investigação policial do que ao horror em si, por mais que ainda exista esse toque no livro sim. No início achei bem cansativo de ler por causa das grandes descrições que lovecraft fazia dos locais das cidades, mas depois a história foi ganhando um ar muito bom de investigações com todas as situações que vão acontecendo e fez com que eu me prendesse ao livro de uma forma fenomenal. No livro, lovecraft explica de uma maneira mais clara a seita existente do seu universo e o quão extensa ela é. Show de pelota o livro :d
Victor 20/12/2020minha estante
Sim! No começo ele faz descrições geográficas extensas e que em nada acrescentam, cheguei a me irritar. Mas felizmente isso se atenuou conforme a obra avançava, bom demais!