100 escovadas antes de ir para cama

100 escovadas antes de ir para cama Melissa Panarello

Resenhas - 100 Escovadas Antes de Ir para a Cama

Arthur.Maciel 13/03/2022

Mais o menos
Achei o começo super confuso é claramente diferente de qualquer livro que já lir, não recomendaria.

Pam 15/02/2022

Querido, diário?
Li esse livro com 16 anos e eu só pensava: Melissa, vou contar pra tua mãe. A história é real e a leitura pesadinha.

Andressa.Soares 14/02/2022

Não?
Achei um livro pobre. Mal escrito, até mesmo mal estruturado. Boa sei se se trata de diferenças culturais ou beira o absurdo mesmo? não sei se é crível ou se foi feito para vender. Minha opinião é com certeza negativa. Não gostei. ?
Pam 15/02/2022minha estante
A escrita é rasa, mas a história é verídica. Talvez por isso não seja tão elaborado. Mas ela transformou o diário em um livro.

Kimera 04/02/2022

Razoável!!!
A leitura do livro foi bem rápida e não muito satisfatória!
Pelos comentários e até uma certa popularidade, eu acabei esperando mais, Achei um pouco arrastado e clichê.
Mas consegui refletir bastante a respeito e até me identificar com Melissa a maior parte do tempo, principalmente no que diz respeito a encontrar-se consigo mesmo.
Porém, nas primeiras páginas eu já sabia qual iria ser o final e acho que aquele árabe caiu de pára-quedas kkkkkkkkkk
No final das contas, conclui que este tipo de livro geralmente é bem popularizado, pois inconscientemente, no fundo, de modo geral, temos fetiche no assunto!

flaviavrf 06/01/2022

É ruim. Mesmo sendo apresentado como autobiográfico (ou quase), é difícil acreditar que isso são relatos tirados do diário de uma adolescente. Ou talvez eu apenas não tenha tido a empatia necessária pra entender a tal complexidade da história. Enfim... perda de tempo, mas infelizmente a leitura prende. Só consegui largar quando acabou.

nemlanency 01/11/2021

Não achei bom, não
Li super rápido e ainda bem, porque seria torturante ocupar meu tempo numa leitura fuleira dessas. Totalmente dispensável.

Vanessa1340 10/10/2021

Um livro que eu já tinha lido muito anos atrás. E ainda me surpreendeu como uma menina de de 15 - 16 anos lidou com sua sexualidade e de como ela permitiu usarem seu corpo enquanto ela mesma buscava de alguma forma alguém que lhe amasse. Uma mistura entre a realidade da ficção de uma realidade não tão distante de muitas jovens por aí.

Kah Mendes 26/09/2021

No ano de 2002, no inverno, Melissa resolve escrever um diário, longe dos olhos e cobrança dos pais. Ela relata suas experiências sexuais dos 15 aos 16 anos.
Com 15 anos ela perde a virgindade e, a partir desse gatilho, experimenta as mais diversas práticas sexuais, durante os anos seguintes.
Com o tempo ela percebe que está presa a esse ciclo vicioso de atitudes. Mesmo tendo consciência do que fazia, Melissa continuava como uma forma de se proteger mas acaba se afundando cada vez mais.
Todos os dias antes de dormir ela escovava, seu longo cabelo, 100 vezes antes num ritual de purificação, quase infantil.
O livro foi adaptado para o cinema com o título 100 escovadas antes de dormir.
A autora, de mesmo nome da personagem, diz ter vivido tudo o que relata no livro, mudando apenas datas e nomes.
Qualquer livros que tenha cenas hot não chegam perto desse, pois nesse temos fatos que realmente aconteceram com o consentimento de todas as partes, alguns chegam a chocar, vendo Melissa procurar amor onde só existia sexo.

Gizele 11/06/2021

Essa menina só queria, desesperadamente, ser amada.
Não é cativante ou envolvente.
Só vi o estupro de uma menor.

Jess 08/03/2021

Há alguns anos esse livro foi bastante comentado. Comprei, coloquei na estante, esqueci completamente dele é só peguei para ler recentemente após anos.
É um livro erótico, escrito em forma de diário por uma menina de dezesseis anos que se propõe as piores experiências sexuais possíveis.
Não há nada de fantástico na narrativa da personagem ou de brilhante na história. É simples, enredo pobre, com pouca ou nenhuma complexidade além das latentes e confusas emoções da personagem escritas no diário.
Impossível não sentir repulsa com as inúmeras experiências sexuais relatadas pela adolescente e não associa-las a estupro, muito embora, todas as relações (ou a maioria delas) fosse consentida pela adolescente.
Esse livro foi um sucesso apesar de não ser absolutamente nada demais. Infelizmente, sexo vende.

Allef.Wanderson 25/02/2021

Um conto de fadas
100 escovadas antes de ir para cama é um livro autobiográfico. Seu formato é de um diário escrito entre os 15 e 17 anos da autora italiana Melissa Panarello. Contudo, não fica claro na obra os limites entre ficção e realidade, ou ao menos se eles sequer existem. A escrita, ágil e direta, emula um autêntico diário — os capítulos são as entradas da jovem Melissa no caderno, sem seguir à risca a formatação clássica de textos narrativos, o que pode dar a impressão errada de se tratar de um texto sem substância e mal escrito. É como se a autora tivesse apenas publicado, sem revisão, seus registros da adolescência na cidade de Catânia, Itália.

Outro aspecto interessante da obra é sua estrutura semelhante a dos contos de fadas. Melissa é a “princesa” de sua história e, ao fugir da torre do medo e da apatia adolescente no desejo de viver experiências viscerais, se perde num labirinto habitado por monstros internos e externos. É nessa aventura que vemos a personalidade ainda não formada de Melissa revelar suas motivações mais profundas, percorrer os círculos do Hades sem a ajuda de um Virgílio e, por fim, ser resgatada.

Em linhas gerais, Melissa é uma jovem entediada. Aqueles que a cercam não oferecem nenhuma ligação emocional concreta, são relações circunstanciais. Principalmente seus pais, distantes, alheios. A isso a protagonista reage se expondo no mundo. Mergulha em novas relações de peito aberto, com intensidade, mas não encontra reciprocidade. Tudo que ela encontra no outro é objetificação e julgamento. Usando uma metáfora da própria autora, é neste ponto que Melissa se dilui no rio Lete (o “rio do esquecimento” na mitologia grega) atrás de um amor que lhe fora negado, pelos pais e pelos seus pretensos amantes (e até pela própria Melissa). A protagonista mergulha num mar de experiências brutais, degradantes, conhece de perto os piores aspectos da masculinidade, sentindo seus efeitos nos homens, igualmente agressores e vítimas. Mas continua se expondo, pois tudo lhe é preferível ao tédio sufocante da normalidade.

100 escovadas antes de ir para a cama é intenso. Seu formato nos tira da zona de conforto e nos convida a se esforçar para compreender a caótica mente de uma adolescente. Infelizmente, a obra perde o fôlego ao final (feliz), onde as aproximações com contos de fadas ficam mais óbvias. Mas, talvez seja um problema em se contar histórias reais. Fazê-las caber numa mídia é uma verdadeira violência, pois, como se sabe, a vida é um negócio nada linear e que não faz muito “sentido narrativo”, diferente da ficção.

site: https://allef7k.medium.com/100-escovadas-antes-de-ir-para-a-cama-2f30eeb8b8

Ally 04/01/2021

Peguei emprestado.
O li em apenas um dia, creio que em 2007/2008, por aí, e pelo que me lembro, fiquei impressionada.
A escrita poética é envolvente e fluída.

Barbara 04/01/2021

É um diário verídico da autora, uma leitura que vale a pena pelo sentimento dúbio da menina o tempo todo no livro. Como é em diário, não explica muitas coisas como o relacionamento dela com os pais ou o crime que é ela se envolver com homens mais velhos.. O filme que tem, explora um pouco mais esse lado, recomendo!