Morangos mofados

Morangos mofados Caio Fernando Abreu

Resenhas - Morangos Mofados

vero 26/04/2024

Quanta genialidade!! confesso que me perdi VÁRIAS vezes e me senti bem burra, mas faz parte. são tantas nuances, tantas camadas, tantas interpretações e sensações... é tão denso e incisivo de uma maneira tão disfarçada que quando você se percebe já foi enlaçado. já sou apaixonada por contos, e esses só me fizeram amar ainda mais. as metáforas, as críticas, tudo simplesmente genial!!

Débora 22/04/2024

Não encontrei uma linearidade entre os contos. São todos muito sensíveis. Uns contos vão até o topo, brilham, são inovadores, bonitos. Tão bonitos. Os outros eu não sei. Ou não falam comigo, ou falam muito pouco.

No geral, é bom, porque os contos muuuuito bons fazem valer a pena. Acho que é um retrato de sua geração. O Caio me lembrou muito o Cazuza, não só pela causa da morte em comum. É de uma juventude selvagem que morre cedo. Os cigarros saíram de moda, pegam mal, e pena que eles morreram assim.

Amal0 18/04/2024

Bem escrito mas confesso que alguns contos são confusos.
Esse foi o primeiro livro do autor que leio.

dressanderman 12/04/2024

Morangos mofados foi o primeiro livros de crônicas em português que eu li, e foi por ele que eu comecei a ler mais livros de autoria em português.

João Pedro 07/04/2024

Consegui sentir os morangos e o mofado desse livro, ele consegue descrever muito bem o sentimento de vazio e solidão mesmo sem estar escrevendo um conto com palavras depressivas, apenas com retratos do cotidiano de personagens.

Beatriz.Michelato 07/04/2024

Strawberry fields forever
Esse é um dos meus livros favoritos. sempre gostei muito de livros de contos e esse sempre me pegou muito. talvez por todo o contexto histórico envolvido, talvez pela vida do autor, mas a crueza de cada conto me marcou muito
obs: strawberry fields é a minha música favorita dos beatles

Mariana113 05/04/2024

?Morangos Mofados? - Resenha
Primeiramente, preciso confessar que tenho uma relação de amor e ódio com livros de contos. Mas essa é uma de amor. Ler sobre o sofrimento dos personagens e suas diferenças foi marcante. Os tipos de sofrimento e as maneiras de cada um lidar ou não com elas me deixou boquiaberta. Quanto mais você lê, mais interessante fica. Sinto que a abordagem de assuntos polêmicos, especialmente para a época que foi publicado, é de extrema relevância e a obra continua sendo atual. Ela também relembra que não se deve julgar o próximo sem saber o que ele está passando ou sentindo.

Ana 02/04/2024

"O infinito não acaba. o infinito é nunca; ou sempre"
Não li todos os contos, só os selecionados pela Unicamp e alguns outros, e embora tenha gostado, acho que não soube entender direito todas as mensagens que o autor quis passar neles. talvez um dia eu leia os outros pra ter uma opinião mais completa sobre kkkmkkkkkkkkk
Sturionn 03/04/2024minha estante
Ameeeei amoooor

velasquesmadu 30/03/2024

Eu tinha lido O Ovo Apunhalado, e ele tem contos bem pesados e mais difíceis de entender, muitas menções a morta... Enfim, agora li Morangos Mofados e a experiência foi tão maravilhosa quanto, mas ainda mais!! Tenho contos favoritos, ideias e reflexões que nasceram ao ler as palavras do Caio Fernando Abreu.

Incrível, recomendo

carloseduvrdo 29/03/2024

Maravilhoso, bem escrito e condiz com a realidade brasileira durante o Regime Militar. Fernando aborda o medo, a angustia, o preconceito, o vício, o amor e nos faz enxergar, questionar ou até mesmo se identificar com os personagens. Mas que personagens são esses? Quem eles refletem? Refletem a mim, a você ou a ele (autor)? Os melhores contos são o da janela de zinco e o de Raul e Saul, incríveis.

Emerson297 20/03/2024

Densamente reflexivo
Sua leitura é intrigante do começo ao fim, tanto na melancolia quanto no romance, o escritor pega na tua mão e te leva numa única jornada de solidão, agonia e liberdade. É de fato algo único e eu adorei.

nilah0 18/03/2024

A leitura do caio me atravessa, mas confesso que o começo desse livro não me fez ficar obcecada, como sempre fico com tudo em relação ao Caio. comecei a ficar fascinada pela leitura apenas quando chegou a parte "Os Morangos" - aí sim fiquei apaixonada. mas o fim do livro, "Morangos Mofados" achei um tanto comum, nada surpreendente, diria até que um pouco previsível.

mas, com certeza, obviamente, é uma leitura que vale muito a pena, apesar de eu achar um tanto complexo e confuso alguns contos. Sou apaixonada pelo Caio, por tudo que ele faz e com esse livro não seria diferente.

Camila1856 18/03/2024

Comecei a leitura com certa dificuldade; porém, à medida que prosseguia nos contos, percebi que muitas deles nos conduzem mais para um "sentir/experimentar" emoções que para um compreendimento lógico.

O livro é divido em três partes:

1. O Mofo

- Aqueles Dois

3. Morangos Mofados

Jadson.Bomfim 14/03/2024

Morangos Mofados de Caio Fernando Abreu
Tinha muitas expectativas com esse livro, todo mundo recomenda e fala super bem. Mas, tinha momentos em que eu tive certa dificuldade para compreender e me conectar com os contos.

Algumas histórias são muito perfeitas, como a gigante "Aqueles dois", que faz parte do livro 'Os cem melhores contos brasileiros do século', curtir também "Terça-feira gorda", entre outros.

'Ovelhas negras' segue sendo meu livro favorito de Caio, porque, diferente dos 'Morangos' a conexão foi instantânea.

Nota: ???

Laura 13/03/2024

Morangos mofados
Adorei os contos que li! foram só para o vestibular da unicamp mas me surpreendi muitoo
todos falam sobre cotidiano nos anos 70/80 e tem referência a música dos beatles strawberry fields forever