Morangos mofados

Morangos mofados Caio Fernando Abreu

Resenhas - Morangos Mofados

Rafaela.Rezzadori 14/05/2023

Diferente de tudo!
Caio é diferente de tudo. É forte, é bruto, é doce. Talvez eu enfim tenha aprendido a gostar de contos.

felipe.gugel 10/05/2023

"Aqueles dois" é meu conto favorito. Um tiro na cara da sociedade infeliz. Posso dizer que gostei da metade dos contos e a outra metade não me pegou tanto. Mas valeu a experiência. São contos pra ler e realmente desfrutar de forma lenta.

Thami 09/05/2023

Me conectei com alguns contos, amei alguns, tive dificuldade com outros. Mas que gosta de um bom desbravamento mental, vai curtir esses personagens que nos pegando torcendo por eles mas raramente ficando contentes em como os deixamos ?

Naienne1 02/05/2023

Sublime
Gostei muito (dos contos que entendi kkk). Me falta bagagem literária para conseguir aproveitar melhor esse tipo de obra, é uma releitura no futuro com toda certeza.
Caio tem uma sensibilidade do tamanho do mundo, fiquei apaixonada.

Amanda 01/05/2023

Uma mistura de "Notas de um velho safado" com "Pessoas Normais". Eu gosto muito da escrita do Caio Fernando Abreu, e essa é uma ótima obra

Luiza 30/04/2023

Morangos mofados
Encontramos aqui uma coletânea de contos escritos com muita sinceridade e afetividade. O livro, dividido em três partes, é profundo em diversos momentos e até possuí um certo tom humorístico, mas ainda há contos difíceis de cativar, o que leva certamente a uma leitura truncada.

David.tonet 27/04/2023

Magistral
O livro é incrível. Não só um retrato de uma geração, mas um retrato da decadência humana, sonhos perdidos, esperanças mortas e desejos impossíveis. Acompanhamos cada personagens destruído, desesperançoso, afogado em escapismos, em sua jornada, continuando, mesmo que sem esperança alguma.

Faby31 23/04/2023

Alguns contos eu favoritei e marquei frases que vou levar pra vida, outros contos eu não entendi nada e outros entendi pouco. Mas é isso, vou reler em um futuro próximo.

bubblebre 20/04/2023

Eu gostaria que todo mundo que eu conheço leia esse livro, cativa demais o leitor.

Amo as diversas vivências que o escritor fala sobre nesse livro, trazendo aspectos da vida do brasileiro.

Chorei um pouquinho lendo ele.
Uma lágrima barra cinco.

? / ?????

manumqsn 31/03/2023

Morango é a minha fruta favorita
Poucas palavras entram rasgando; a brutalidade da verdade é raramente consistente, e aqui ela não falha em momento algum. Caio foi gigante e vai viver comigo sempre - e sempre pertinho da Clarice.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 28/03/2023

Conhecer Morangos mofados se faz necessário em alguma medida
Esta obra é uma antologia de contos, e muitos dos textos retratam relacionamentos homoafetivos.

Os personagens, na maior parte dos contos desta antologia, não possuem nome e em mais de um momento me enganei com relação ao que imaginava sobre eles (porque, claro, meu pensamento sempre acabava seguindo, mesmo que sem querer, um padrão que não era o que o autor estava retratando).

Achei alguns textos de uma poética bonita, mas que os deixam mais difíceis de ler, tornando o ritmo de leitura um pouco mais lento. Ritmo este que talvez fosse necessário para uma obra como esta.

As temáticas também nem sempre facilitam: falar do ser humano, da nossa complexidade, dos nossos medos, sem sombra de dúvidas não é algo que se faça de maneira simples.

A obra é dividida em três partes:
O mofo — contém nove contos e é dedicada aos tempos da ditadura militar.
O morango — contém oito contos e trata sobretudo das transformações interiores.
Morangos mofados — contém o conto que dá nome ao livro.

Esta edição da Companhia das Letras é muito bonita: o papel tem um toque gostoso e torna a leitura confortável e as bordas são arredondadas. Além disso, ela conta com uma carta do autor a José Márcio Penido e um posfácio de José Castello, que torna toda a leitura ainda mais significativa.

Apesar do período em que foi publicado, Morangos mofados ainda conserva ares de atualidade (o que não necessariamente é bom). E alguns de seus trechos ganham novos e inesperados significados com o passar dos anos.

Todos os contos possuem uma dedicatória, o que acrescenta mais uma dimensão às narrativas e também à obra.

O texto que mais gostei foi Aqueles dois — história de aparente mediocridade e repressão. Uma das poucas histórias em que os personagens têm nome e cuja narrativa possui uma clareza deliciosa de acompanhar.

site: https://blogdastatianices.com/2023/03/28/morangos-mofados-caio-fernando-abreu/

brendaminah 18/03/2023

Terminei essa antologia chorando. a li com muita cautela, muita calma e cuidado durante meses. hoje finalmente terminei e diferente do normal li atenciosamente até o ?sobre o autor?. terminei com o peito apertado e aquele gosto do morango mofado na boca, misturado com um almiscarado de esperança. pois sempre há de vir. desde o primeiro conto até a carta final, esse livro me teve por completo. quero engolir desde a primeira ate a última palavra de caio fernando abreu. quero tatuar suas palavras no meu corpo, no meu coração já estão.

Sophia.schwarz 16/03/2023

Os morangos mofados, permanecem com seu frescor
Esse é o tipo de leitura que se lê com a alma e o guarda nas entranhas.
Cinheci esse título por meio de outro, uma fanfic do Wattpad chamada "Asian Scars". Me vi intrigada, porém demorei para ler por medo de ser complicado. E definitivamente, foi bem complicado.
Essa obra me revirou do avesso; expôs meus desejos sujos, emoções trepidantes e o cheiro de morangos mofados tomou conta do ambiente.
Não há palavras para descreve-lo, só inúmeros sentimentos. A leitura foi complicada tanto pela sua linguagem, quanto pelos temas sensíveis.

Lau 23/02/2023

Me condenando por ter demorado tanto para iniciar esse livro pois ele é perfeito! eu adoro a sensação de ler um texto que parece ser seu próprio dono, e é o que morangos mofados aparenta ser. os personagens alguns sem nomes ou rostos são densos e de certa forma tão comuns que podem ser qualquer um de nós. foi meu primeiro contato com o caio fernando abreu, eu não sabia o que esperar, pois não gosto de ler sinopses ou resumos de livros antes, me surpreendi! gostei mais do que esperava, certamente lerei outras de suas obras. a carta ao final do livro é uma leitura em particular que me agradou demais, adoro cartas, principalmente de poetas como o caio. recomendo a leitura!!!