O Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

Henrique Vaz Martins 20/02/2024

Um clássico do cinema em sua origem tão clássica quanto! Planeta dos macacos é um livro interessantíssimo e válido para uma ótima reflexão

manumoura18 19/02/2024

Esse foi um daqueles livros que eu nunca pensei em ler, até quando apareceu pra mim como recomendação na amazon, e resolvi ler.

E ainda bem que li, se tornou um dos melhores livros de ficção científica pra mim.

A linguagem super simples, rápido e me surpreendeu em vários momentos, o final então, nem se fala.

Um clássico que merece ser lido.

yvnvitx 17/02/2024

O Planeta dos Macacos, de Pierre Boule
O Planeta dos Macacos é uma popular franquia de ficção científica que existe desde os anos 60 e segue relevante até os dias de hoje por meio de filmes, séries, jogos e revistas em quadrinhos.

A origem da saga é o romance homônimo escrito por Pierre Boule, em 1963, resolvi ler o material original por ter afinidade com alguns filmes, especialmente a versão de Tim Burron, do início dos anos 2000.

Na trama do livro, um casal de turistas espaciais encontra uma mensagem engarrafada vagando pelo espaço, e resolve lê-la. Nela encontram o relato bizarro de como o jornalista Ulysse embarca numa viagem intergaláctica que decide pousar no planeta Soror. Ao chegar em Soror, a tripulação se surpreende ao descobrir que naquele plano, os homens viviam em situação de selvageria e a sociedade civil era formada por diversas castas de macacos, símios inteligentes, de linguagem própria, política desenvolvida e cultura.

O manuscrito relata os azares que Ulysse passou no planeta e conta com um plot twist que hoje em dia é bem manjado mas que, pra época, deve ter sido super inusitado pra quem leu.

Gostei do livro, embora eu esperasse mais ação, os conflitos do livro se passam mais no campo das ideias e dos mistérios que rondam a origem da sociedade símia, os filmes de Hollywood acabaram por supervalorizar a aventura em detrimento da complexidade política e social da trama, isso diferencia os dois produtos e faz com que seja válido consumir a história dos dois jeitos, me surpreendi ao perceber esse contraste e embora não seja o maior fã de ficção científica, gostei bastante do livro.

Marcos.Detanico 17/02/2024

A habilidade do autor em criar uma narrativa envolvente que se entrelaça perfeitamente com as complexidades filosóficas é uma das características mais marcantes do livro A fluidez da narrativa permite que mergulhe profundamente na trama, explorando cada reviravolta e reflexão sem obstáculos. O capítulo dos experimentos em humanos é simplesmente fantástico e reflexivo.

Achei MUITO interessante a forma como aqui o autor usou da inversão de papéis fazendo o leitor questionar sobre quem é o verdadeiro monstro. No laboratório, Ulysse vê todos os tipos de experimentos possíveis sendo feitos com outros humanos, experimentos esses muito semelhantes aos que nós fazemos com animais em laboratórios. Com medo de seu futuro ali e querendo se libertar, Ulysse decide então provar a sua inteligência para os macacos, mostrando que não é irracional como os outros humanos dali e durante todo esse processo dele dentro do laboratório, vamos aprendendo e entendendo mais sobre os símios, desvendando os motivos que fizeram com que virassem uma espécie dominante.

Por mais previsível que a trama se tornou e achei ridículo a parte da história estar em uma garrafa perdida do espaço.

A leitura vale muito a pena .

Ra-fa-el 15/02/2024

Clássico da Ficção Científica
Um livro perfeito que com certeza vai te prender do começo ao fim da leitura. A história tem um final que vai te deixar pensando por alguns dias, e o desenrolar dos personagens é simplesmente fantástico.

Um clássico da ficção científica que merece ser exaltado como um dos melhores livros do gênero.

Paula1168 13/02/2024

Concordo com o autor: prefiro o final dele!! Que livro bommmm. Que plot twist bom também. Um ótimo estudo antropológico e psicológico.

Kakah_sth 08/02/2024

O planeta dos macacos
Uma história interessante. Essa troca de papéis entre os macacos e os humanos foi muito criativo, amei a ficção.
Não me frustei com a leitura, não tinha nenhuma expectativa e pelo incrível que pareça, esse livro conseguiu ser melhor do que eu imaginava. Nunca assisti os filmes, mas como o livro foi interessante, necessito de ver a adaptação.
Criatividade e imaginação é o que esse autor tem de sobra! 3??

Marco Aurélio 08/02/2024

Me Surpreendeu
Livro extremamente fácil e prazeroso de ler. Passou em um instante. É interessante como poucas pessoas sabem que o filme é baseado em um livro , o qual, inclusive, é muito melhor.

Tonco.books 03/02/2024

Vale a pena!
Nunca assisti aos filmes antigos, mas como sempre em caso de filmes clássicos antigos, eu prefiro conhecer as histórias através dos livros e que boa surpresa foi ler Planeta dos Macacos.

Da pra pegar as nuances de críticas à nossa sociedade, a crítica sobre o uso de animais em experimentos e de como o homem se vê como centro do universo.
"Tudo bem usarmos animais em experimentos, mas se fossem humanos seria absurdo, mesmo se esses humanos fossem animalescos e não dotados de inteligência"

A história é bem curta, mas é boa e apresenta boas reflexões, e eu adorei os plots.

O livro entretanto passa uma vibe de "protótipo/rascunho", com longas passagens de tempo usadas de forma estratégicas para não precisar desenvolver os processos que sucederam certos acontecimentos relevantes, com um pouco mais de desempenho poderia ter se tornado uma história muito mais grandiosa.

Juliana 01/02/2024

Um bom livro
Bem parecido com a adaptação com o mesmo nome. Esperava um livro mais complexo, mas serve ao seu propósito.

Allan236 29/01/2024

Narrativa instigante
Uma história muito peculiar e envolvente. A narrativa possui alguns contextos científicos que tendem a fascinar a mente humana, tais como, a conquista do espaço, teoria da relatividade, teoria evolutiva, e experiências biológicas. Pode-se citar ainda as questões psicológicas, abordadas pela obra, tais como o choque ao confrontar novas realidades e a influência social em nossos comportamentos.

A história nos deixa a todo momento querendo tomar partido dos próximos acontecimentos. A escrita fluida, e sem muitos rodeios, prende a atenção e instiga o progresso da leitura, além do desenrolar da narrativa estimular a curiosidade.

Possuo algumas ressalvas quanto ao final, que não faz jus a todos acontecimentos pelos quais passam os personagens principais. A obra possui um daqueles finais que não deixam muito claro o destino final dos personagens, o que faz com que o mesmo soe como pouco elaborado, se comparado ao restante da história.

Karina Paidosz 28/01/2024

Eu achei genial demais.

Leria esse livro por mais longo que fosse, pois o enredo é muito interessante e caberia muitas mais boas viagens.

ffabriciooliveira 27/01/2024

Lendo ele pela primeira vez, muito bom, traz muitas reviravoltas e reflexões. O final deixa um desejo pela continuação.