Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ewerton Farias 06/09/2022

Matilda
Nem preciso dizer que o livro se tornou um dos meus favoritos. Amei a história e os personagens

O livro é rápido de ler. A pessoa consegue ler em 1 dia por ter 184 páginas ( no meu pdf)

Amo quando o personagem principal é leitor. Amo a Matilda, amo o jeito que ela descobre os poderes dela

Esse livro foi a luz no fim do túnel porque eu tive 2 leituras desagradáveis, então o livro Matilda é um bom livro pra tirar uma pessoa da ressaca literária
Ewerton Farias 06/09/2022minha estante
*3 leituras desagradáveis

Habner 28/12/2022

Eu não lembro se eu já tinha visto o filme, mas confesso quê não lembrava absolutamente nada da história.

Matilda foi uma surpresa incrivelmente positiva nas minhas leituras. Ela é uma menina inteligente, que adora ler, então nós leitores já nos identificamos com ela de cara.

A professora é outra personagem super tocante, carinhosa, muito pobre, mas com um coração muito bondoso. Amo ela.

A diretora da escola, a vilã da história, lembra muito a diretora da novela Carrossel. Deu pra perceber de onde a novela tirou a inspiração haha.

Agora que a Netflix lançou o filme baseado no musical da Broadway, provavelmente vai ter mais gente querendo ler. Eu super recomendo!

Se você é adulto, leia sabendo que é um livro infantil. Coloque sua persona criança e aproveite. O livro traz muitas lições importantes.

Fernanda.Juliano 11/06/2021

Matilda
As obras do Roald Dahl são sempre interessantes de serem trabalhadas com as crianças.

Ele também é autor de " A fantástica fábrica de chocolate" e vários outros clássicos infantis.
Quase todos os livros dele, tem em comum adultos ignorantes, gananciosos, mesquinhos e negligentes.
As crianças por sua vez sempre trazem ao final uma mensagem linda de esperança. São recompensados pois mesmo diante de todos os problemas continuaram sendo boas, honestas, educadas , sem os valores deturpados mesmo com tanta pressão externa.

Na leitura desse livro foi possível trabalhar vários conceitos com a minha filha:
* A importância da honestidade : o pai que vendia os carros em péssimo estado é perseguido pela polícia.
* O machismo : o pai sugere que apenas o filho homem seria competente para realizar as contas da loja.
*Negligência afetiva : a importância do carinho dos pais e o engajamento em suas atividades rotineiras.
* A união : quando todos os coleguinhas formam uma aliança para derrotar a Sra. Taurino.
* A importância dos estudos : ao longo da leitura por diversas vezes a inteligência da menina é exaltada, trazendo uma influência positiva para os jovens leitores.

´Recomendo, uma leitura leve e de muita importância.

isidoraquintana 11/09/2022

amo
Quem não gosta dessas histórias clássicas ? Não tem como não amar isso .... Discrição: ótima , desenrolar da história : incrível ! Características dos personagens: variadas e surpreendentes ! A Matilda tem um caráter e personalidade incrível , não tem como não gostar dela ... :)
( recomendo pra quem ama ler livros de fantasia )

luizathv 08/03/2024

Meu primeiro livro em inglês!!
Eu to tão feliz com essa conquista. embora seja muito difícil e quase impossível entender todas as palavras e o vocabulário (não sabia que era um livro escrito em inglês britânico, oque dificultou um pouco) mas mesmo assim, eu entendi todo o contexto, o principal e o que eu deveria saber!!

matilda fez parte da minha infância, e foi muito gostoso relembrar de tudo. eu achei que por ser um livro infantil, seria mais fácil de ler, mas eu acho que teria sido mais fácil um livro da colleen hoover em inglês sinceramente.

o final eu achei meio apertado, meio corrido, principalmente a cena final dos pais dela indo embora. ah, e os poderes da matilda, também achei muito apertadinho e pouco desenvolvido, mas é um livro antigo e infantil ne, não posso esperar muuito.

duda 07/10/2021

Fofo e divertido.
Um ótimo livro para apresentar o mundo literário para crianças, pois Matilda inspira.

Vitória 28/02/2023

Matilda é aquele tipo de história que eu tenho contado quase desde que me entendo por gente. É meio maluco pensar que eu comecei a ver o filme baseado nesse livro na sessão da tarde antes mesmo de aprender a ler, e agora tô aqui lendo tudo no idioma original. Aliás, esse foi mais um do meu projeto de ler um livro em inglês por mês, vamos só fingir que não tivemos dois em fevereiro porque eu fui uma grande preguiçosa em janeiro.
O livro é muito parecido com o filme, principalmente no início. As cenas da biblioteca, da cola no chapéu, do pai da Matilda rasgando o livro, são praticamente iguais. Apesar de fazer tanto tempo que eu assisti o filme, ainda conseguia visualizar muita coisa na minha cabeça. As diferenças começaram a aparecer mais depois que ela conhece a miss Honey, e não sei se isso se deve ao fato de eu ter tanto apego emocional com o filme, mas tudo me pareceu melhor lá. Não temos as cenas divertidas da Matilda brincando com seus poderes, nem todo o plano pra resgatar a boneca e a caixa de chocolates da casa da Trunchbull, e isso deixou o livro um tanto quanto sem propósito no final.
Mas o que mais me incomodou tem a ver mais com o autor do que com a história em si. O autor é extremamente gordofóbico durante o livro inteiro, principalmente com as personagens mulheres. Não tinha como passar despercebido pra mim, como uma mulher gorda, que todas as vilãs da história carregavam essa característica, já que o próprio autor fazia questão de nos lembrar isso toda vez que elas apareciam, e garanto a vocês que não era de uma forma boa. Sei que esse é um livro escrito em 1988, e que devido a isso ele merece uma passada de pano, mas eu precisava pelo menos reclamar disso aqui. Além do mais, fiquei com medo do que eu posso encontrar nas outras obras do autor que tenho aqui em casa, já que todas elas são anteriores a Matilda.
A linguagem foi mais tranquila do que eu imaginava. Talvez o fato de eu conhecer tão bem o filme tenha ajudado nisso, já que só por saber qual era a cena que estava acontecendo eu já conseguia visualizá-la com clareza na minha cabeça. Não entendi algumas palavras, mas sequer cheguei a procurá-las no Google tradutor, o contexto já era suficiente pra entender bem o que aquilo queria dizer. Confesso que saí um pouco decepcionada. Gosto muito de livros infantis, leio vários ainda hoje, mas esse não chegou a ser sequer bom pra mim. Acho que vou dar um tempo no autor antes de pegar os outros dele que tenho aqui, e pretendo assistir o musical da netflix em breve, mesmo estando receosa.

se.renata 01/01/2023

matilda
Neste livro infantil, é contada a história de Matilda e sua mente brilhante. Apesar de ser extraordinária, Matilda é uma criança extremamente reprimida por seus pais, que obviamente a vêem como um empecilho.
Ao ir para a escola, Matilda percebe com a ajuda de Miss Honey que ela tem bastante potencial. Além disso, se desenvolve no meio social e faz amigos, que a ensinam sobre lealdade, amizade e companheirismo.
A escrita é boa e tranquila de ler. O inglês não é difícil, sendo até recomendado para iniciantes. Adorei os comentários ácidos que o autor adiciona para certos adultos e suas ações.
Adorei o livro.

M Ferreira 24/11/2021

Todo esse tempo e só agora eu descobri que o filme Matilda era inspirado na história de um livro.

Com essa leitura foi impossível não reviver os momentos da infância quando eu assistia ao filme na sessão da tarde.

A história é dividida em capítulos curtos e cheios de animações. A narrativa é leve e gostosa de ler.

Porém, devo admitir que o filme é mais engraçado e um pouco mais elaborado.

Leticia 05/03/2023

Leitura aconchegante
É um livro muito gostoso de ler, apesar da história que ele conta (da Matilda e da Senhorita Honey).
Peguei para ler o livro porque o filme é um dos meus favoritos - amo assistir com a minha família, por isso é um filme especial para mim -, claro que não é igual, mas ainda assim, é especial (e o livro também se tornou).

Recomendo a leitura! ??

Ju.Inácio 11/07/2021

Matilda
Há muitos e muitos anos eu assisti o filme (provavelmente na sessão da tarde) e agora tive a chance de ler a obra (em inglês. Minha primeira leitura em outro idioma) e consegui amar ainda mais do que o filme, que gosto muito.
A história é engraçada e leve assim como a escrita. Matilda é uma criança extraordinária em diversos sentidos e tem uma paixão por ler que aquece o coração.
É uma leitura ótima e super recomendável para todas as idades ??

Caroline 14/05/2023

Muito legal
Um livro muito bom, rápido de ler, é muito leve e divertido, ajuda a sair da ressaca literária, o amor da Matilda pela leitura é muito inspirador e a coragem dela também

notmuchcompany 16/08/2017

Puro amor, esse livro. Achei que o filme foi bem fiel, a essência se mantém perfeitamente. Meu primeiro Roald Dahl e gostei muito da escrita, é simples, sem perder o encanto.

Jessica 03/08/2020

@tagdoslivros
Matilda é uma criança sensível e extraordinária, porém seus pais sempre a trataram como se fosse um fardo. Ao entrar na escola primária, a situação só piora ao virar alvo da odiosa diretora da escola. No entanto, em meio a tanto desprezo, a garotinha descobre que é muito mais forte que qualquer um, até ela mesma, pensam.

O filme "Matilda" foi um daqueles que marcou minha infância, tanto que o reassisto sempre que tenho a oportunidade, mesmo passados tantos anos. Quando me deparei com o livro, ainda mais em uma edição tão linda, aproveitei a primeira oportunidade para ter em minha coleção. Apesar de ser direcionado a crianças, a escrita é muito gostosa, fluida e madura, podendo ser lido por todas as idades. Fiquei feliz ao perceber o quanto o filme foi fiel ao livro, e senti nostalgia e uma sensação boa a cada página. Recomendo muito, principalmente a quem, assim como eu, ama essa história.

Para mais resenhas, siga meu perfil do Instagram: @tagdoslivros

1 | 2 | 3 | 4 | 5