Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

M Ferreira 24/11/2021

Todo esse tempo e só agora eu descobri que o filme Matilda era inspirado na história de um livro.

Com essa leitura foi impossível não reviver os momentos da infância quando eu assistia ao filme na sessão da tarde.

A história é dividida em capítulos curtos e cheios de animações. A narrativa é leve e gostosa de ler.

Porém, devo admitir que o filme é mais engraçado e um pouco mais elaborado.

Ju.Inácio 11/07/2021

Matilda
Há muitos e muitos anos eu assisti o filme (provavelmente na sessão da tarde) e agora tive a chance de ler a obra (em inglês. Minha primeira leitura em outro idioma) e consegui amar ainda mais do que o filme, que gosto muito.
A história é engraçada e leve assim como a escrita. Matilda é uma criança extraordinária em diversos sentidos e tem uma paixão por ler que aquece o coração.
É uma leitura ótima e super recomendável para todas as idades ??

Emilly 02/11/2020

A garotinha prodígio
Matilda é uma leitura leve, repleta de humor, que possui uma personagem principal extremamente cativante. Foi um prazer acompanhar a breve história dessa menina que fora negligenciada por seus pais, mas que, com a ajuda da bondosa professora Miss Honey, descobriu-se uma pequena mente brilhante. O autor soube conduzir de maneira fantástica a jornada desse indivíduo tão singular. Adorei a acidez humorística de Dahl e, ainda mais, adorei a Matilda. Gostaria de ter lido essa obra quando ainda pequena, porque penso que haveria me submergido ainda mais nesse mundo infantil. Contudo, nada do encanto é perdido na leitura mesmo com mais idade. Recomendo!

se.renata 01/01/2023

matilda
Neste livro infantil, é contada a história de Matilda e sua mente brilhante. Apesar de ser extraordinária, Matilda é uma criança extremamente reprimida por seus pais, que obviamente a vêem como um empecilho.
Ao ir para a escola, Matilda percebe com a ajuda de Miss Honey que ela tem bastante potencial. Além disso, se desenvolve no meio social e faz amigos, que a ensinam sobre lealdade, amizade e companheirismo.
A escrita é boa e tranquila de ler. O inglês não é difícil, sendo até recomendado para iniciantes. Adorei os comentários ácidos que o autor adiciona para certos adultos e suas ações.
Adorei o livro.

Jessica 03/08/2020

@tagdoslivros
Matilda é uma criança sensível e extraordinária, porém seus pais sempre a trataram como se fosse um fardo. Ao entrar na escola primária, a situação só piora ao virar alvo da odiosa diretora da escola. No entanto, em meio a tanto desprezo, a garotinha descobre que é muito mais forte que qualquer um, até ela mesma, pensam.

O filme "Matilda" foi um daqueles que marcou minha infância, tanto que o reassisto sempre que tenho a oportunidade, mesmo passados tantos anos. Quando me deparei com o livro, ainda mais em uma edição tão linda, aproveitei a primeira oportunidade para ter em minha coleção. Apesar de ser direcionado a crianças, a escrita é muito gostosa, fluida e madura, podendo ser lido por todas as idades. Fiquei feliz ao perceber o quanto o filme foi fiel ao livro, e senti nostalgia e uma sensação boa a cada página. Recomendo muito, principalmente a quem, assim como eu, ama essa história.

Para mais resenhas, siga meu perfil do Instagram: @tagdoslivros

Skyllary 09/11/2021

Livro que serviu de base para o melhores filmes infantil já adaptado, com o mesmo nome, Matilda é um livro que todo pai, mãe, responsável ou professor deveria ler para seus pequenos. Uma narrativa simples completa, que conta como é difícil ser extraordinário em um mundo de pessoas comuns, onde não só deixam de apoiar como também querem apagar o brilho da genialidade infantil. É um despertar para que adultos nunca deixem sua criança interior morrer, e uma mostra genuína de que toda criança é extraordinária.

Bela 15/08/2021

Escrita primorosa
4,5?
Roald Dahl era um homem doido e cheio de preconceitos, mas, maldito seja, ele sabia como escrever um livro.

Não é a toa que ele é considerado um mestre da literatura infantil, até "o melhor do mundo" por alguns.

A escrita é fenomenal, mas pelo plot eu ainda prefiro o filme em alguns momentos.

Ana 03/03/2021

To read this was really nostalgic.
This book made me remember that i always whished to have the same powers than matilda.

Maju Deolindo 26/05/2019

Matilda em inglês
Uma nostálgica total. Eu comecei essa leitura para poder treinar o meu inglês e com certeza é uma ótima opção.
Para quem tem mais interessante em resenha de livros me siga no YouTube.com/majudeolindo

@lidcomisso 14/09/2016

Impressões
Sessão da tarde. Infância. Nostalgia. Matilda. Uma leitura em homenagem ao mês das crianças e ao dia de incentivo à leitura. Não poderia ser outra. Não poderia ser melhor! "And don't worry about the bits you can't understand. Sit back and allow the words to wash around you, like music."

site: https://www.instagram.com/lidicirilo/

Mariaduda 25/07/2019

Nostalgia
Lembro quando ligava a tv e passava Matilda na "Sessão da tarde" a experiência de ler e rever essa obra foi incrível. O livro é ume encanto e cheio de gravuras, Roald Dahl tem uma escrita infantil simples que qualquer estudante seja iniciante ou intermediário de inglês, consegue entender e usufruir. ?
Obs: Eu odeio os pais dela muito mais nos livros, negligentes e inúteis. Ms.Honey, tão fofa. Matilda a criança que eu gostaria de ter como irmã. Ms.Trunchbull é simplesmente a pior e infelizmente a gente sabe que existe pessoas como ela.

Gabi Rocznieski 08/10/2022

Divertido, ótimo passa tempo
Matilda é um clássico e uma excelente história. Achei o livro divertidíssimo, acredito que a própria Matilda adoraria. Este livro definitivamente me promoveu momentos bastante agradáveis.

obcecada pelo harry 04/09/2022

Matilda é um clássico e todos sabem que vale a pena ler!
Adoro a narração do livro e a senhorita Mel e a Matilda são muito cativantes, queria colocar as duas em um potinho ?
Ewerton Farias 04/09/2022minha estante
Os livros sendo citados fazendo criar uma meta de leitura chamada " livros lidos por Matilda "

nathiconti 02/08/2013

Tendo crescido com esta história no meu imaginário e tendo a menina Matilda (cinematográfica) como heroína infantil é impossível não ser tomada por um sentimento de nostalgia ao virar as páginas deste livro.
Matilda é uma história para crianças muito diferente de tudo o que há por aí. Aqui paradigmas de família, autoridade, inteligência e independência são quebrados, porém de uma forma tão natural que nós aceitamos tudo como caminho natural das coisas.
Notei várias diferenças com o filme. Cenas pontuais adicionadas ou retiradas em relação ao livro, porém acho que a essência foi mantida: a brilhante Matilda e sua malícia bem direcionada, a adorável Ms Honey e seu passado perturbador com a assustadora Trunchbull (que, aliás, ficou igualzinha a ilustração do livro!) e os pais de Matilda... Que, sim, mereciam ser punidos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5