Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Skyllary 09/11/2021

Livro que serviu de base para o melhores filmes infantil já adaptado, com o mesmo nome, Matilda é um livro que todo pai, mãe, responsável ou professor deveria ler para seus pequenos. Uma narrativa simples completa, que conta como é difícil ser extraordinário em um mundo de pessoas comuns, onde não só deixam de apoiar como também querem apagar o brilho da genialidade infantil. É um despertar para que adultos nunca deixem sua criança interior morrer, e uma mostra genuína de que toda criança é extraordinária.

@lidcomisso 14/09/2016

Impressões
Sessão da tarde. Infância. Nostalgia. Matilda. Uma leitura em homenagem ao mês das crianças e ao dia de incentivo à leitura. Não poderia ser outra. Não poderia ser melhor! "And don't worry about the bits you can't understand. Sit back and allow the words to wash around you, like music."

site: https://www.instagram.com/lidicirilo/

Rauta 04/06/2022

Quentinho no coração
Sempre amei demais o filme e agora também amo o livro!!
Livros infantis e infantojuvenis sempre foram meus preferidos, e esse aqui também ganhou meu coração.
Matilda conta a história de uma menina super inteligente e como essa sua inteligência é manifestada com atitudes as vezes impossíveis de acreditar. E tudo isso com um quentinho no coração ?

Tiveram algumas coisas que eu achei um absurdo de se escrever em um livro para crianças, como por exemplo a Matilda seguir a Miss Honey até a casa nela em todo aquele trajeto que elas fazem... gente do céu, pôr uma criança em uma situação com um adulto que nem conhece direito é assustador kkkkkk, mas no final deu tudo e a Miss Honey é um amor, então tudo bem.

Mas a escrita é muito gostosinha, tenho lido livros em inglês em uma pegada mais infantil exatamente por ser mais fácil e eu poder praticar bem melhor, essa foi uma escolha maravilhosa ?

Gio119 17/05/2022

O narrador do livro tem o mesmo tom do narrador do filme, amei como conseguiram adaptar a voz dele de forma que carregasse a mesma atmosfera. Na verdade, eu amo a adaptação na integridade, um dos meus filmes favoritos da VIDA, e, apesar de ter gostado do livro, esse é um daqueles casos em que a adaptação>>>>>> Mas ainda vale muito a pena ler o livro, só queria ter lido ele quando eu era mais nova, acho que teria sido bem mais mágico. E, outra coisa, amei o sarcasmo do Roald Dahl, apesar de ser um livro para crianças ele conseguiu trazer um humor mais maduro e inteligente, enquanto também acessível.

Bela 15/08/2021

Escrita primorosa
4,5?
Roald Dahl era um homem doido e cheio de preconceitos, mas, maldito seja, ele sabia como escrever um livro.

Não é a toa que ele é considerado um mestre da literatura infantil, até "o melhor do mundo" por alguns.

A escrita é fenomenal, mas pelo plot eu ainda prefiro o filme em alguns momentos.

Julia5048 03/06/2024

Clássico infantil
A experiência de reler matilda agora adulta foi fantástica. optei por ler em inglês e aprendi muitas palavras novas, o que foi incrível, e entendi exatamente o tipo de mensagem que o autor quer passar.
essa história inspiradora, é sensível e inteligente, e com toda certeza deve inspirar outras crianças a lerem mais e serem tão inteligentes, dóceis e espertas como matilda. adorei

Kevin 27/12/2022

O filme soube desenvolver melhor a Matilda, o livro apesar de ser para crianças deveria ter mais desenvolvimento de personagem. Mas continua sendo um bom livro.

Eadlynss 16/04/2024

Clássico Infantil
É um prato cheio para os amantes da leitura. Nos primeiros capítulos temos listas de bons livros e bons autores, que a própria protagonista lê. Por aí já se entende o porquê do autor ser tão bem quisto em sua literatura. O homem gostava de bons escritores!

É um livro infantil então já sabe, né? Aquela áurea mágica e inocente sempre paira no ar enquanto temas profundos são tocados com delicadeza e humor. Você pode se divertir e pode refletir. Profundamente.

É uma trama bem atual. Muitas crianças negligenciadas e incentivadas à burrice das telas, tal como forçam Matilda ser. Felizmente ela encontra a Srta. Mel e valoriza o valor que a mesma dá a ela, e rejeita a mediocridade que sua família tenta impor.

Não espere algo muito elaborado. Nem critique se parece pouco desenvolvido. É, na verdade, muito bem desenvolvido, mas de modo que mentes mais ativas pegam as referências. Não vale querer tudo de mão beijada também, não é?

Recomendo a leitura.
É uma ficção cheia de maluquices.
Você pode ficar só nisso, na apreciação (o que não é um problema), mas pode captar os sinais que o autor dá também, principalmente sobre a Leitura de Bons Livros. Ele até faz listas! Não pode passar em branco e certamente não foi à toa.

Larissa.Posso 19/05/2018

Encantador
Perfeito, encantador. Sem palavras. Super divertido

Que nunca faltem livros 12/02/2016

Livro maravilhoso!
Resenha em www.escreva-escreva-escreva.blogspot.com

Camellia Baggins 29/05/2020

I guess I like the movie a little bit more, but the book is also (as Matilda would say) LOVELY! ♥

lettiebee. 06/10/2022

Apesar do alívio cômico em alguns momentos, a história da Matilda (e da Miss Honey) é bem triste. Ambas estavam acostumadas com a solidão e sofreram muito durante a infância.

Um ponto positivo do livro é que o autor explica como a Matilda desenvolveu o seu poder telecinético, e temos diversas cenas dela treinando e aperfeiçoando cada vez mais esse dom.

O filme é bem fiel ao livro, e não temos muitas surpresas lendo o desenrolar da história, mas eu achei o final muito corrido e mal explicado. Eu ainda prefiro o filme, acho ele mais nostálgico, mas o livro é bom também e rápido de ler.

Miriam172 10/11/2022

Amei
Eu nunca assisti o filme Matilda na sessão da tarde, então eu não conhecia a história. No entanto, descobri recentemente a música "Matilda" do Harry Styles e chorei várias vezes ouvindo. Depois disso, resolvi que queria ler algum livro em inglês e vi que Matilda estaria no meu nível.

Estou terminando o livro agora e chorando de novo. A música com certeza foi feita pra esse livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5