Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota Meteoro Brasil

Resenhas - Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Bruna Chaves 23/01/2021

Confesso que já tinha ouvido sobre as teorias desmistificadas neste livro, mas não tinha muita noção de como elas são abordadas por aí. O livro desmente mostrando a origem e as fontes e ao final de cada capítulo há uma recomendação de leitura, filme ou jogo que complementa o assunto. Livro ótimo e necessário

Carvalhoaingrid 19/01/2021

Necessário
Livro atual que aponta várias teorias da conspiração e faz com que elas caiam por terra com provas concretas, boa leitura para quem ainda não acredita na ciência e confia mais em fake news que em bons argumentos educacionais.

Dirtyharry82 17/01/2021

Um idiota é antes de tudo alguém que não se enxerga como tal.
Ao partir da noção do termo "idiota", os autores procuram demonstrar que este é antes de tudo, um ser arrogante e individualista que se encontra sob a reconfortante esfera de influência de inúmera teorias conspiratórias que servem apenas à corroborar a sua percepção alienada do mundo que o cerca. Desta maneira, a obra procura identificar, contextualizar e desmascarar as principais teorias conspiratórias que passaram a fazer parte do imaginário brasileiro, sobretudo, na e por for força das redes sociais, amalgamadas em um projeto político que as utiliza para conferir legitmidade á discursos e narrativas que buscam descontruir de maneira absurdamente patética (e por que não, criminosa?) traços da realidade em nossa sociedade.
Os autores oferecem também, ao final de cada capítulo, referências tais como livros, artigos científicos, filmes, documentários e jogos, que ajudam a aprofundar o processo necessário de desconstrução do cenário de pós-verdade instalado no país, nos últimos anos. É uma leitura fácil, didática e muito necessária para compreender, inclusive, como os mecanismos de criação e disseminação de teorias da conspiração e notícias falsas, operaram.

Maya 17/01/2021

A luta contra a mentira
Toda geração tem seu problema, os nossos são vários, eu sei, mas como citado no livro, a mentira é o maior problema de todos.
A mentira por interesse político e religioso, que destrói a realidade, a ciência (vide os fdp criticando vacinas sem conhecimento nenhum), a educação e a liberdade.
Nós corremos risco como sociedade porque existem pessoas com uma mente limitada ao que é de interesse pessoal dela e de suas ideologias preconceituosas.
O que nos resta é lutar contra a desinformação e continuar defendendo e espalhando a educação. Sem essa ferramenta existimos sob espectros limitantes.
Uma pena que o livro não será lido por quem mais precisa.

Lais Duanne 04/01/2021

Uma boa leitura
Nesse livro são desmentidas várias teorias da conspiração que volta e meia surgem no nosso meio. O mais legal é que tem MUITO embasamento tudo que é exposto. Além disso, várias indicações de livros incríveis.

Sara277 04/12/2020

Amei a leitura, o livro é bem embasado, tem muitas referências teóricas e sugestões de leitura e vídeos. Irei consulta-lo sempre que for necessário. Recomendo.

Dirlene Rezende 02/12/2020

Questão de utilidade pública
Muito bem escrito, leitura te prender. Além de te fazer pensar em como pode alguém em sã consciência ter se deixado levar por tantas aberrações. Bom faz parte de tudo que vivemos hoje. Eu considero um livro necessário. Gostaria que muitos lessem.

Ana Morais 01/12/2020

Leitura necessária
Este livro é do Canal Meteoro Brasil, em tempos de obscurantismo onde ficções e teorias conspiratórias sem base factual ganham espaço nos meios comunicacionais atuais, ler um trabalho deste comprometido com a ciência e a realidade me deu muito prazer. Cada capítulo aborda uma teoria conspiratória diferente e como o próprio título já diz "Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota" nos mostra que para acreditar nessas teorias é preciso ignorar muito a racionalidade. Aqui encontramos teorias que vão do globalismo à uma nova ordem mundial, da terra plana ao negacionismo dos efeitos climáticos, entre outras, eles trazem essas ficções, o quão absurdo elas são e sempre voltando para a importância do método científico, do senso crítico e da importância da razão. Eu não acredito que quem se deixa envolver por essas fantasias e mentiras vão de fato abrir este livro, o que é uma pena. E o que foi pra fechar com chave de ouro foi a menção à Paulo Freire, que me emocionou, a educação é bem mais precioso de uma nação e a verdadeira liberdade. Indico a leitura deste livro a todos, vale muito a pena.

Ah outra coisa que achei bacana, no final de cada capítulo eles sugerem algum artigo, livro, filme ou jogos que case com o tema, achei bem legal pq acabei colocando alguns outros livros na lista. ?

mauriloamml 01/11/2020

Livro necessário
Um pouco cansativo por não ter uma unidade temática, pois são várias teorias conspiratórias sendo analisadas. Os capítulos podem ser lidos fora de ordem. É infelizmente um livro muito necessário para entender o mundo louco da teoria da conspiração.

Simone Pagliari 14/10/2020

Nada
Eu não tenho nada a falar sobre este livro, somente li porque estava na lista.

jotavegs 11/10/2020

Um livro necessário, desmistifica teorias que só de existirem já é uma piada. É denso devido a tanta informação porém a leitura flui. Tinha uma expectativa grande e não me decepcionou. Pena que o idiota, a quem o livro é dedicado, não irá ler.

gabrielt3norio 02/10/2020

Introdutório em muitos assuntos, referencial diverso, e escrita bastante fluida.
Recomendo.

Pedro Manso 22/09/2020

Infeliz necessário
O livro tem como premissa falar um pouco sobre as diversas teorias da conspiração que rodam o Brasil e expor todas elas a argumentação científica e histórica.
Uma pena infelizmente é saber que quem mais deveria ler não vai tocar nesse livro, pois como o autor mesmo faz a colocação: Quem acredita na teoria da conspiração não é por fatos, mas por fé.
Então para os bons aventureiros e que gostam de uma leitura que trará questionamentos, esse livro é pra você.

Fábio Perrucci 15/08/2020

Um livro para quem está lamentando ver um sociedade cade vez mais pobre culturalmente
Concluí a leitura do livro "O que você precisou desaprender para virar um idiota", da Meteoro Brasil, 288 páginas, Editora Planeta é uma crítica à idiotização e o obscurantismo que rege a sociedade moderna, cada vez preguiçosa para ler, pensar, raciocinar e criticar.