Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota Meteoro Brasil

Resenhas - Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Ma 14/08/2020

Bom e necessário
Livro imprescindível para entender como se formaram grande parte das mentiras lavadas que constituem o cenário político nacional atualmente.

Ótimas fontes e indicações.

jamine 31/07/2020

Todo brasileiro devia ler.
O livro dá uma leve pincelada em teorias da conspiração que nós, brasileiros, ouvimos diariamente. É util para entendermos como elas funcionam. Não se aprofunda muito na maioria dos assuntos, mas essa não é a proposta da obra.

Mesquita 27/07/2020

Leitura agradável e acessível que cumpre o que propõe
Com o intuito de pesquisar e entender os limites entre a realidade e a mentira que orientam a auto proclamada filosofia que tem paulatinamente ganhado espaço no cenário público brasileiro e nas tomadas de decisão governamental, esse livro pode ser visto como um guia para entender a confusão dos discursos e das linhas de raciocínio que hoje moldam nossa vida enquanto sociedade brasileira.

Por vezes, o texto pode ser um pouco repetitivo ou prolixo, mas até isso serve ao propósito de melhorar o entendimento, visto que conceitos complexos são postos em linguagem simples para embasar o argumento.

O livro não se propõe a ser uma resposta acadêmico-cientifica para as teorias da conspiração sobre as quais discorre, mas um panorama dos contextos de criação e propagação delas. Além de apontar as incongruências para com o real. Na minha opinião, o texto cumpre muito bem o objetivo que se propôs. Indico a leitura.

Rafael.Lopes 26/07/2020

Esclarecedor
Pegam as principais mentiras espalhadas por aí e as esclarecem. Usam referências confiáveis e recomendam conteúdos a mais, para quem quer aprofundar nos temas.

thainara.deda 24/07/2020

Uma pena que o público alvo dificilmente lerá.
O livro é interessante, o conteúdo é bem embasado e as referências são confiáveis. Sinto que em alguns capítulos os temas foram tratados de maneira rasa, mas entendo que a proposta não é abordar com extrema profundida. Anotei várias indicações feitas ao final dos capítulos, sobretudo aquelas que envolvem jogos hehehe.

vanessamf 18/07/2020

Um manual para as fake news
O Meteoro pega as principais mentiras propagadas a torto e a direito no Brasil e as explicam de modo sintético e objetivo. Seja como for, é apenas uma porta de entrada para os assuntos tratados. Então não deve ser visto como algo definitivo.

Karlan.Yury 18/07/2020

Popular e necessária
Para o conspirador, a conspiração não pode ser refutada, pois se trata de fé. Ele precisa CRER naquilo, mesmo que toda a realidade ao seu entorno evidencie o contrário.
O velho dilema entre fé e razão - ou a tentativa de conciliar os dois.
Este é o ponto central da obra, que aborda as teorias (e superteorias) conspiratórias que regem certa parcela da política brasileira. Destrincha falácias e baboseiras que são perpetuadas há décadas, por astrólogos e charlatões de internet.
Marc 14/05/2021minha estante
Em primeiro lugar, não existe oposição entre fé e razão. Isso que vcs, espertinhos pensam ser o suprassumo da inteligência, quando pronunciam, não passa de uma das maiores falácias da história. Claro que seu comentário ecoa a noção de que a religião é uma questão de sentimento (fé). Nada mais longe da realidade. Quem sabe se vc fosse estudar (até criticamente, mas com honestidade) a religião, não descobrisse algumas coisas interessantes e parasse de falar besteira na internet? Mas não vou adiantar a minha crítica ao livro, pode esperar outra "resenha enorme do fanático bolsonarista-olavista" que vai desfazer TODAS as falácias desse livro. Embora essa porcaria de meteoro Brasil, canal de adolescentes "entendidos" de política não merecesse um desperdício de tempo tão grande, vale a pena, ou melhor, é urgente alguém, nem que seja só uma pessoa, para tentar desfazer as mentiras que esses sujeitos espalham. Mas o que pensar de uma turma que se engaja em fazer de Anitta um ator político? Ah, é assim que se faz, chamando as pessoas para o debate, não comentando para que elas não saibam, rotulando-as e não dando chance de se defenderem... Moleque!

Tay 12/07/2020

Em tempos de revisionismo histórico e Olavo de Carvalho, é sempre bom descontruir mentiras tidas como verdades...

Nina Thais 12/07/2020

Necessário!!
Esse livro deveria ser obrigatório a todos os brasileiros... Baseado nos fatos políticos atuais, especialmente em um livro de determinada personalidade que se diz intelectual (os títulos até se assemelham). Os autores se dedicam a explicar porque teorias conspiratórias, que circulam na nossa sociedade atual, não são verdade. Vale muito a pena a leitura e a reflexão sobre essa obra! Recomendo!
Leila 12/07/2020minha estante
Gosto muito do canal. E pretendo em algum momento me aventurar nas páginas desse livro.

Não deixo de pensar o quanto é surreal alguém ter de escrever um livro porque questões indiscutíveis estão sendo negadas.

Nina Thais 12/07/2020minha estante
Foi exatamente o que pensei! Muito surreal! E a cada capítulo que você lê mais assustada com isso você fica

Jaqueline 10/07/2020

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota
Um livro muito esclarecedor, aprendi muito! Ele é tão bem escrito que dá vontade de grifar inteiro. Algo que eu achei incrível foram as recomendações no final de cada capítulo (livros, filmes, jogos...) para o leitor ter mais contato com o assunto abordado.

Hobbits Leitores 09/07/2020

Tudo o que você precisou desaprender pra virar um Idiota, de Meteoro Brasil
Nesse maravilhoso livro somos pegos pela mão e colocados frente a grandes problemas acarretados pelo rápido avanço tecnológico. Temos um mar de massa de manobra, pessoas incapazes de desenvolver senso crítico e o hábito de checar quaisquer informações recebidas, tornando-se alvos de manipulação. No meio de tanta mentira compartilhada diariamente nos são apresentados conceitos assustadores, mas não por isso menos reais.

Não deixemos a mamadeira de piroca morrer, assunto que não saia da boca de um político sem partido que conhecemos bem, mas que foi pura boataria e desinformação, mais fumaça para o total despreparo da equipe que estaria assumindo um país como seu. Não fosse o compartilhamento nervoso e sem filtro da massa, tais absurdos não estariam acontecendo.

O conceito histórico de idiota, sua raiz da antiga Atenas é apresentado para em seguida contrapor com a atualidade:

“O idiota era um egoísta no passado – e continua sendo. A diferença é que, na antiga Atenas, ele ficava de fora da política. Hoje, ele é a política. Tudo é feito por ele, para ele, em nome dele. Por isso, a prioridade absoluta do idiota é combater qualquer filosofia ou doutrina que pregue valores coletivos. Se há um coletivo, o idiota se sente ameaçado em seu direito sagrado de ser idiota”. Pg. 12

No parágrafo seguinte “Essa é a primeira lição que foi preciso desaprender para virar um idiota: o respeito a todos e tudo que não está relacionado a si mesmo”. Essa afirmação pesa bastante, temos pessoas próximas que seguem essa idéia e partindo daí todos os absurdos subseqüentes parecem plausíveis, desde que para seu próprio bem. O coletivo foi marginalizado e o social não passa de uma obrigação em algum ministério.

A morte da verdade é apontada logo no começo e somos obrigados a aceitar perante tantos fatos – e bom senso, sejamos francos – que é uma época complicada. Entra outro ponto excelente na obra, tudo tem embasamento científico, fonte sabe? O referencial bibliográfico trazido pelo Meteoro Brasil dá um calorzinho no peito e não se limita a nenhuma área, demonstrando o compromisso como o conhecimento geral.

Ao final de cada capítulo nos é oferecido um aprofundamento do assunto, dicas do que ler, ver ou jogar que também abordam o que foi debatido. Sempre pesquisei muito sobre psicologia em jogos e cultura pop em geral e adorei tais dicas, com um microresumo apontando como a obra trata do tema.

O capítulo final Paulo Freire Não Doutrinou Ninguém tem um dos melhores inícios de todo o livro:

“Se você nega o valor de uma obra que não conhece só porque foi ensinado a ver no autor dessa obra um doutrinador sem escrúpulos, sentimos muito: esse é um sinal de que você já foi doutrinado – não há jeito fácil, brando ou carinhoso de dizer, mas é necessário que se diga mesmo assim”.

Quem nunca escutou aquele conhecido que xingou Paulo Freire sem nem saber qual a cara do cidadão e a real importância que tem para o país? Cursei licenciatura em História e lembro de professores e alunos soltando pérolas sobre o assunto.

Cada capítulo gera debate para dias. Leitura obrigatória para todos dessa maravilhosa obra apresentada pelo Meteoro Brasil. Garanto que ficará na lista de releitura por um bom tempo, já que a atualidade dos debates apresentados vai perdurar.

Por Thiago Natus.

site: https://hobbitsleitores.blogspot.com/2020/07/tudo-o-que-voce-precisou-desaprender.html

Ribeiro 08/07/2020

Sempre que posso, recomendo a todos o canal do Meteoro Brasil. Para mim, está entre os melhores canais do Youtube e esse livro lançado em 2019 tem e ainda vai ter muita relevância para tentar entender de onde surgem e como operam teorias malucas e conspiratórias na internet, e como isso impacta nas opiniões populares de um Brasil cada vez mais polarizado. Você pode ler, mas é claro, só se você quiser :)

Anelise.Sobral 05/07/2020

Extremamente necessário
Todo mundo deveria ler esse livro... Enquanto ainda podemos! :(

Vitor 02/07/2020

Uma excelente reflexão sobre o que vivemos atualmente e um ótimo guia de conteúdos para se aprofundar mais.