Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota Meteoro Brasil

Resenhas - Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Jorge.Lopes 08/02/2022

Para pensar
Um livro que provoca a pensar, estando conectado com o que está acontecendo com a nossa história recente.

Ivo 20/01/2022

Uma obra necessária nos tempos da pós verdade.
Está obra é mais que um livro de cabeceira, ela é luz em tempos sombrios e desesperançosos. Sem sombra de dúvidas, o melhor guia para análise e desconstrução das principais mentiras e teorias conspiratórias que envenenam uma parcela significativa da população.

A forma como cada capítulo é apresentado, cada dado histórico e/ou científico é posto e as várias sugestões em mídias distintas para aprofundamento nos temas abordados só mostra todo o cuidado e zelo que a equipe teve ao fazer este livro.

É uma leitura fluída, muito, muito rica em informações e um excelente presente para aquele seu conhecido negacionista.
Fatinha 21/01/2022minha estante
Esse acho que vou ler ?

Gaja Rocha 07/11/2021

Um livro que pelo título, que deixa óbvio a intenção de refutar as ideias e pelo título ridicularizar o livro: Tudo que vc precisa saber para não ser um idiota. Pela título, se presta bem a isso mesmo, para quem só conhece o título do primeiro. O título se presta muito bem para tirar um sarro, contando que não se compre o livro, que simplesmente é um nada, no vazio de pensamento crítico.
Américo 12/06/2022minha estante
Mas o título do primeiro livro ao qual você se refere é na verdade "O MÍNIMO que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota", e não "TUDO Que Você Precisa Saber...". Então pelo jeito, nem o mínimo (o título correto do primeiro livro) você foi capaz de absorver :/

Esdras 29/01/2023minha estante
Argumentum ad hominem.

Gaja Rocha 29/01/2023minha estante
Argumentum ab autoritate

Gaja Rocha 29/01/2023minha estante
Verdade, errei o título do livro do Olavo !! Na verdade eu nem li essa obra do Olavo!
Geralmente os livros dele são calhamaços e a obra dele é muito grande e temos apenas uma vida para lermos os inúmeros livros que existem.
Sobre o livro que errei o título (obrigado por ter me corrigido!), eu assisti muita coisa entre resenhas e palestras sobre o mesmo.
Já esse "livro" distorcido de verdade e conteúdo eu li.
O outro, por certo vc não leu e quanto a esse, não serviu como papel higiênico para vc porque tem poucas páginas (não tem nada de verdadeiro e relevante dentro que não teria como ser diferente), quanto ao outro um sucesso de vendas.
É só esquecer o preconceito do autor e perder a preguiça de saber o outro lado.
(Existe um fato curioso para esse e outros livros do autor, muitos fazem a leitura de uma parte ou outra sem a ouvinte saber de quem se trata o autor e muitos concordam com o que está escrito).

Américo 01/02/2023minha estante
Sim você tem razão, o livro do Olavo é um calhamaço que não vale a pena ser lido, concordo inteiramente.

Melhor ler resenhas e palestras e deixar que outros "resumam" o livro pra você, olha que prático :) pra quê se dar ao trabalho de investigar a obra mais a fundo, não é mesmo?

E considerando que o que o Olavo escreve é pura m*rda (e não, não preciso ler um livro inteiro dele pra deduzir isso, mas sim, cheguei a ler uns trechos apenas para me certificar disso), então nesse caso podemos sim considerar esse outro livro como uma espécie de papel higiênico, não no sentido pejorativo, mas no sentido de que ele tenta limpar todas as baboseiras contidas no livro do Olavo.

E claro, o sucesso de vendas definitivamente é uma boa métrica para atestar a qualidade de um livro (só que não).

Eu até consigo tirar algum proveito do conteúdo do Olavo, digamos que talvez 1 ou 2%, mas na maioria dos casos, o proveito que tiro é "como ser um intelectual prepotente, lunático e mal educado".

DanielSLopes 03/10/2021

O livro aborda muito bem as principais teorias da conspiração em voga no Brasil e no mundo. É incrível como um livro escrito em 2019 faz mais sentido em 2021. Alguns capítulos estão diretamente ligados a assuntos pós-pandêmicos.

Becca 09/09/2021

Todo mundo deveria ler
Estamos vivendo um tempo onde o delírio e as conspirações parecem reger uma parcela considerável do país. Mas isso tudo tem uma origem, e entender como surgiram, é o primeiro passo pra reverter isso antes que seja tarde demais.

Marina.Encinas 05/09/2021

Necessário e Incrível
Esse livro me ensinou muito mais do que eu imaginava que precisava aprender, coisas que eu nunca pensei serem possíveis de se existir no brasil atual, confesso que desconhecia da maioria das teorias conspiratórias aprensentadas no livro.

É de extrema importância dar a devida atenção a essas loucuras que estão sendo inventadas e que atigem pessoas mais vulneráveis a acreditar nessas besteiras inventadas por pessoas mal intencionadas.

Eu fiquei particularmente impressionada com as partes destinadas a falar sobre a educação no brasil, e acredito muito que a criminalização das universidades possui o fim de emburrecer ao máximo a população, para que a mesma siga elegendo esses idiotas que estão governando o país.

Agradeço muito ao Meteoro Brasil por escrever esse livro tão importante que deveria ser lido por todos os brasileiros que possuem acesso a ele.

toledo 11/08/2021

Necessário em qualquer momento histórico
Com uma introdução incrível, esse livro inicia te carregando pela mão através do processo de descolamento da realidade que uma parcela da população sofreu. Para mim, essa foi a parte mais assustadora do livro. É aqui que você entende que mergulhar as pessoas em teorias conspiratórias é um projeto político. É aqui também que você compreende que não é a primeira vez que isso acontece ? e provavelmente não será a última.

Após esclarecer esses mecanismos, os capítulos seguintes te apresentam as principais teorias conspiratórias que rondam a política brasileira nesses últimos anos. E você nunca deixará de ficar surpreso com o quão absurdas elas podem ser.

Alguns capítulos foram curtos demais, ao meu ver, mas talvez por não terem muito o que explorar. Em compensação, em outros, tive que respirar e reler pela quantidade de informação. E isso não é culpa dos autores, já adianto, o problema é total falta de noção das teorias. Inclusive, adianto aqui meus parabéns aos autores pelo estômago para entender essas estórias absurdas e nos apresentar elas com o máximo de didática possível.

Orlandi, uma pesquisadora (incrível!) da análise do discurso, fala sobre os silêncios e minha querida avó dizia que ?para um bom entendedor, meia palavra basta?. Os autores parecem ter ouvido a sabedoria de ambas ao não citarem o nome do tal astrólogo que trouxe essas teorias para nossas terras.
Aprendamos com eles: podemos observar o movimento negacionista e anticiência em dar ibope para seus ideólogos.

Comecei o livro esperando me divertir com ?a burrice alheia?. Terminei empática, mais preocupada e um pouco esperançosa. É um ótimo avanço.
Ludson 12/08/2021minha estante
Adorei a análise e as suas percepções, vou ler quando possível. Infelizmente, esse projeto político de desinformação e de propagação de teorias conspiracionistas é extremamente forte e o que não falta são explicações do porquê somos tão susceptíveis a acreditar em tais inverdades. Dado o contexto brasileiro de profundas desigualdades educacionais e analfabetismo político e científico, torna-se tarefa fácil cooptar novos seguidores para todo tipo de ideologia negacionista, conspiracionista e despolitizante. Li um relato de um colega que trouxe uma vez a percepção de que essas pessoas são literalmente vítimas da desinformação, foram literalmente moldadas para defender a todo custo as ideologias acima mencionadas. Dado ao alcance que essas ideologias atingem, podemos perceber o que efetivas e atrativas são. Para nós cabe a esperança de continuar lutando por uma educação científica de qualidade, por uma educação que politize e crie consciência social. Não é fácil, mas saber que não estamos sozinhos nessa luta é combustível para continuar.

toledo 12/08/2021minha estante
Sim, Lud, elas são vítimas desse processo mesmo. Claro que elas têm responsabilidade sobre seus atos, mas foram complementar descoladas da realidade. As teorias da conspiração e as fake news que as alimentam fazem do mundo dessas pessoas um eterno desespero e caos. Elas sofrem, estão sempre com medo de ?coisas terríveis que estão se aproximando?.
Deve ser horrível. Pela leitura do livro, não acredito que sejam atrativas. O processo de descolamento é lento e eficiente o suficiente para aquelas teorias passarem a fazer sentido para essas pessoas.
Se você já não compreende mais a realidade e se fecha em ?fontes pessoais? em vez de fontes seguras, é mais fácil você acreditar em qualquer baboseira. Os autores mostram no primeiro capítulo justamente esse mecanismo... e até dão exemplos claros de momentos em que Bolsonaro os aplica.
Sim! Sigamos juntos, somos mais fortes assim. ??

Ps.: obrigada pelo comentário maravilhoso!!!!

Derek 20/07/2021

Quando o óbvio precisa ser defendido
O livro traz um bom panorama das teorias conspiratórias que infelizmente dominam a sociedade brasileira e do mundo como um todo, mostrando as falhas de cada uma delas, apesar de muitas serem óbvias.

Amanda 15/07/2021

Essa obra traz uma introdução muito interessante, explicando como o conceito de “idiota” alterou com o passar do tempo- o idiota ancestral era aquele que se afastava da vida em comunidade por se considerar superior, já o moderno pensa que sabe tudo, e que todos são doutrinados.

Os capítulos seguintes focam em várias teorias conspiratórias da atualidade, algumas eu nem conhecia. Destaca-se que as teorias são irrefutáveis, pois são fundamentadas em crenças e não nos fatos, e que é difícil argumentar com o conspirador, pois este acha que somos então integrantes da própria conspiração.

Acredito que não seja um livro para convencer um negacionista de que ele está errado, mas sim, para compreendermos como as teorias surgiram, o contexto, e analisarmos os fatos que as refutam. Devo dizer que não é a leitura mais fácil, porque é um pouco triste saber que tantas pessoas realmente acreditam em tantos absurdos.

No fim de cada capítulo também há sugestões bem bacanas de livros, filmes, séries e jogos, que nos ajudam a compreender o contexto da teoria abordada. O livro também coloca todas as referências que utilizou (e são muitas!), e ainda nos fala para ir além e continuar questionando.

GLIGLI 15/07/2021

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Miguel Leite 11/07/2021

Tipo um farol
Esse livro é um símbolo contra todo o obscurantismo e negacionismo que vemos nos dia atuais, não por conter toda a absoluta verdade, mas por mostrar que existe um caminho que pode ser seguido, negando toda essa corja que insiste em seguir valores ultrapassados e retrógrados que nunca levaram a nenhum caminho além da destruição. Esse livro é a placa que diz "siga o caminho de tijolos amarelos".

Rodrigo.Macedo 28/06/2021

Saia da bolha e descubra que vc é um ignorante
Característica principal notada: fácil entendimento. Para mim q sou iniciante nesses assuntos esse aspecto foi de suma importância. Essa leitura me fez perceber como as construções de narrativa tiraram o foco do verdadeiro debate político de 2018. Caramba, os principais assuntos que circulavam era o kit gay, forum de São Paulo, Paulo Freire, Globalismo, desacreditação da mídia. O whatsapp estava carregado desses assuntos. Vc verá nesse livro, q esse tipo de estratégia compõe algo muito maior.

Ricardo 28/05/2021

NECESSÁRIO
Muito mais que um bom livro, necessário é o que melhor o descreve, com ele você entende a política, história e o que levou o mundo a oque é hoje.

Keyla.AraAjo 28/05/2021

Necessário
Diante todos os problemas da atualidade esse livro se torna de extrema importância para reconhecer comportamentos da era "pós-verdade".
Recomendaria a todos os brasileiros que utilizam as redes sociais como meio de comunicação e informação.