Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota Meteoro Brasil

Resenhas - Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Diego 27/05/2021

O antídoto para a idiotia olavista
A sacada genial do livro é ele ser um compêndio de respostas para Olavo de Carvalho sem mencionar Olavo de Carvalho em uma linha sequer.

Todas as teorias da conspiração ridículas (que ganharam status de filosofia no Brasil maluco onde vivemos hoje) são devidamente demolidas aqui. Uma por uma, detalhe por detalhe, sem dó.

A obra é um grande chamado ao bom senso. Uma tentativa de despertar o que ainda resta da inteligência brasileira (que não esteja dominada pela hipnose coletiva da extrema-direita nas redes sociais). Sim, porque reforçar o óbvio parece ser uma tarefa hercúlea em tempos de textão do WhatsApp.

Dizer que a Terra é esférica, que Paulo Freire não destruiu educação brasileira, que universidades públicas fazem essencialmente pesquisa, entre outras coisas óbvias, virou ato de contestação política no Brasil atual. E este livro cumpre maravilhosamente este papel.

Myy 16/05/2021

?A gente precisa ser humilde e dizer que não sabe?.
A parte sobre Freud sempre necessária! Assim como Alan Turing e abordar inúmeros dos tabus. Ah, método científico é importante sim e pelo amor de Deus, nem preciso falar a respeito das vacinas né?! UNIVERSIDADES PÚBLICAS REALIZAM PESQUISAS SIMM!

M. Machado 16/05/2021

Leitura obrigatória
Esse foi um dos poucos livros que dei cinco estrelas. Nesses tempos sombrios, é uma leitura extremamente necessária. Qualquer brasileiro vivo deve ler e absorver cada palavra. São temáticas polêmicas, mas de necessária reflexão a partir do ponto de vista científico. Merece um capítulo extra sobre a pandemia!

Vanderson.Gomes 14/05/2021

Leitura necessária.
Buscar esclarecimentos na era das fakenews é um ato de sobrevivência, leitura necessária para abrirmos nossa mente e estudarmos sobre tudo que nos interessa, antes de manifestarmos opinião.

Allamo 10/05/2021

Tratando um problema como tal.
É fato que teorias conspiratórias são, muitas vezes, hilárias de tão absurdas, mas nem todo mundo leva como piada essas narrativas e, por isso, se tornam um problema.
Com a responsabilidade e a profissionalidade característica da dupla que compõe o Meteoro, o livro passa pelas mais diversas teorias conspiratórias apontando suas falácias e derramando litros de referências, e instigando, dessa forma, a pesquisa e a se aprofundar no tema apresentado no capítulo.
Essa obra é um excelente trabalho jornalístico, portanto "prepare-se para rir - de nervoso" das barbaridades do Louco com nome, e cara, de pau expostas e desmentidas pelo Meteoro Brasil.

Josi 18/04/2021

Meteoro esclarecedor
Interessante abordagem do livro, que esclarece as principais teorias conspiratórias que grassam hoje pelo Brasil e explica porque se espalham e viralizam. Trazem os contrapontos e mostram porquê é fácil para o ignorante comprar tais idéias como se fossem verdades (aqui, não dito como ofensa, mas no sentido daquele que ignora mesmo, a quem faltam melhores informações para conclusões mais razoáveis). Algo bastante interessante é a sugestão, ao fim de cada capítulo, de referências que vão desde outros livros e artigos a filmes, documentários e jogos de vídeo game. Ajuda a entender esse outro e pensar em como podemos dialogar com ele no sentido de ajudar a ter uma melhor compreensão do mundo que vivemos hoje e como, à partir daí, poderemos tentar desenhar uma melhor forma de convivência, mais tolerante e pacífica, mesmo que com posições divergentes.

Tony 13/04/2021

Não ao obscurantismo
Um livro essencial para os tempos de hoje. Os criadores do canal Meteoro Brasil se empenham e mergulham num mar de teorias (absurdas) da conspiração para trazer-nos à luz da realidade.

Milena.Oliveira 20/03/2021

Tudo que você precisou desaprender para de tornar um idiota
Na discrição os autores falam que você vai "rir de nervoso", é um expressão muito real. Se eu não estivesse vivendo este momento, eu não acreditaria na quantidade de absurdo que certas pessoas consideram "corretas".

Camila.Santos 18/03/2021

O livro apresenta 24 teorias conspiratórias da atualidade, muitas das quais nem tão atuais assim, que foram propagadas pela extrema direita em várias partes do mundo, mas especialmente nos Estados Unidos, e depois requentadas, mastigadas, traduzidas e adaptadas ao povo brasileiro por um suposto "filósofo e intelectual" que se tornou o grande ideólogo da extrema direita bovina brasileira.
Ao ler esse livro, ficamos embasbacados (e tristes) com o tamanho da insanidade, ignorância ou simplesmente mau caratismo que leva tanta gente a seguir e concordar com ideias que parecem tiradas de alguma ficção trash dos anos 80.
São tempos tenebrosos que estamos vivendo, negacionismo, pós-verdade, conspiracionismo, fake news... Mas é importante termos uma noção do que está acontecendo, pois uma simples sandice inventada e repassada num grupo de ZAP hoje em dia tem o poder de movimentar massas, vencer eleições e incitar ódio e violência.
Precisamos ser fortes e combater tudo isso. O nosso desafio é furar a bolha. A nossa e a deles.

Mark Nascimento 06/03/2021

Pode vim, Meteoro
Acompanho o Meteoro Brasil no Youtube há bastante tempo, e assim como os vídeos, o texto é coeso e inteligente, elucidando as ideia para o leitor. E Você-Sabe-Quem deve se remoer de ódio ao ver um livro que bata de frente com o seu. Terraplanismo, Globalismo, uma ameaça Comunista que brotou do uc dele, e várias outras ideias extremistas e malucas são derrubadas com comprovação científica e lógica. Tinha que ser um meteoro a resolver os problemas da humanidade, não é mesmo?

studies and whatever 03/03/2021

Rir para não chorar
Um livro que comprei pelo título, sem ler a sinopse, e sem grandes intenções, mas me surpreendeu muito, de forma positiva. Durante a leitura, dei boas gargalhadas, porque dá um trabalho ser idiota.

yuka 31/01/2021

Bem escrito
O livro dá uma boa perspectiva sobre as principais teorias conspiratórias em voga no Brasil.
De início, fiquei incomodada com a superficialidade da escrita. Depois, porém, percebi que aprofundar-se nos temas nunca foi a proposta da obra - e também seria impossível de ser realizado num único livro, dada a quantidade de assuntos tratados.
O bom é que os autores compensam a superficialidade com indicações de livros, filmes e jogos ao final de cada capítulo, além das referências bibliográficas. Recomendo!

Karen Cristina 31/01/2021

"A guerra é semântica"
Ao mesmo tempo que aqueceu o meu coração, esse livro também me fez ficar com muita raiva. Saber que encontrei opiniões similares ao que acredito é muito bom, mas saber que tais "teorias" realmente são verídicas para alguns, é preocupante.
Ver todos os tipos de pensamentos retrógrados e preconceituosos, feitos por pessoas que estão no poder ou tem algum tipo de influência social/política, me assusta.
O mundo evoluiu com seus próprios custos e problemas, que já não são complicados o suficiente, para um político candidato a presidência dizer que a ameaça comunista e a ditadura gay são ameaças reais a sociedade brasileira é o cúmulo.
Se em 2016 me falassem que as teorias da conspiração/ideologias irreais seriam a nova verdade, eu não teria acreditado. Infelizmente não podemos falar a mesma coisa atualmente.

Luh 27/01/2021

É uma leitura que vai direto ao ponto e desconstrói os falsos mitos que a direita utiliza em sua tática de disseminação da desinformação e da elevação das teorias da conspiração.

Muito bem escrito, o livro trás base para seu contra argumento é ainda indica leituras, filmes e afins para que os interessados possam conhecer mais sobre os temas.

Leitura super indicada pra quem quer desfazer os enganos ou pra reforçar o que a gente já sabe.

jean.doce 26/01/2021

Texto
LivrosLivros LivrosLivrosLivros LivrosLivrosLivros LivrosLivros LivrosLivrosLivros LivrosLivrosLivros