A Carne

A Carne Júlio Ribeiro


Compartilhe


A Carne (Coleção Prestígio)





Publicada em 1882, é seu romance mais conhecido, possivelmente sua obra-prima. O livro provocou escândalo por abordar temas até então ignorados pela literatura da época, como amor-livre, divórcio e um novo papel da mulher na sociedade. A Carne é um livro sobre as paixões humanas.
Seu romance A carne (1888) constituiu grande êxito, ao menos pela polêmica então suscitada, e com ele Júlio Ribeiro ficou incorporado ao grupo dos principais romancistas do seu tempo. No momento em que foi publicado pareceu aos leitores impregnado da preocupação de exibicionismo sensual, o que provocou a irritação de muita gente. Vários críticos, entre eles José Veríssimo e Alfredo Pujol, atacaram o romance. O ataque principal partiu do padre Sena Freitas, com o seu artigo "A carniça", publicado no Diário Mercantil. O romancista, espírito orgulhoso e altivo, republicano, inimigo acérrimo de batinas, revidou com uma série de artigos intitulados "O Urubu Sena Freitas", publicados em dezembro de 1888. Este episódio está recolhido no livro Uma polêmica célebre. Não se trata de "um romance simplesmente obsceno", como dizia Pujol, nem é um romance cortado de episódios ridículos, como insinuava José Veríssimo. Manuel Bandeira, em estudo que dedicou a Júlio Ribeiro, fez justiça ao romancista e ao seu romance.

Erótico / Literatura Brasileira / Romance

Edições (17)

ver mais
A Carne
A Carne
A Carne
A Carne

Similares

(1) ver mais
O Cortiço

Resenhas para A Carne (40)

ver mais
A Carne
on 14/7/09


Livro polêmico. Primeiro é necessário atentarmos que Júlio Ribeiro é um dos principais intelectuais do século XIX. Professor particular, professor no Colégio Americano - embrião da Universidade Mackenzie. Foi um importante gramático da língua portuguesa e seu nome é citado nos Anais da Igreja Presbiteriana de São Paulo do historiador presbiteriano Vicente Themudo Lessa - o qual é aparentado deste. Júlio Ribeiro era um espírito inquieto, chegou a compor os quadros do evangelismo presbit... leia mais

Vídeos A Carne (3)

ver mais
A Carne, de Júlio Ribeiro

A Carne, de Júlio Ribeiro

A CARNE, Júlio Ribeiro

A CARNE, Júlio Ribeiro

ANÁLISE CONCISA: A CARNE, DE JÚLIO RIBEIRO, E O LIVRO PROIBIDO | MUNDOS IMPRESSOS

ANÁLISE CONCISA: A CARNE, DE JÚLIO RIBEIRO, E


Estatísticas

Desejam92
Trocam31
Avaliações 3.4 / 881
5
ranking 19
19%
4
ranking 26
26%
3
ranking 38
38%
2
ranking 14
14%
1
ranking 3
3%

29%

71%

F Fernández
cadastrou em:
30/10/2011 12:11:44
orffeus
editou em:
21/05/2019 02:44:11