A Importância de Ser Prudente

A Importância de Ser Prudente Oscar Wilde


Compartilhe


A Importância de Ser Prudente





Poucos nomes da literatura rivalizam com a combinação de humor, perspicácia, ironia e espirituosidade que são a marca registrada de Oscar Wilde (1854-1900).
Nesta comédia farsesca que estreou nos palcos londrinos em 1895, os personagens, pessoas distintas da sociedade vitoriana, mantêm disfarces e nomes fictícios como válvula de escape para uma realidade em que as aparências contam mais que a verdade. O título original, The Importance of Being Earnest: A Trivial Comedy for Serious People, já traz o tom satírico da peça: “earnest” significa sério e, por extensão de sentido, honesto, e é um termo homófono a “Ernest”, ou Prudente, o nome do protagonista, um dândi da rica sociedade londrina, que no entanto tem muito a esconder.
Alguns dos melhores aforismos de Wilde estão aqui, e a crítica, tanto na época da estreia da peça como hoje, não hesitou em qualificá-la como o ápice da carreira do autor, razão pela qual é relida e reencenada no mundo todo.

Literatura Estrangeira

Edições (5)

ver mais
A Importância de Ser Prudente
A importância de ser prudente
A Importância de Ser Prudente
La importancia de llamarse Ernesto

Similares

(13) ver mais
Viagens de Gúliver
O contrato social
Outra Volta do Parafuso
Robinson Crusoé

Resenhas para A Importância de Ser Prudente (9)

ver mais
on 4/10/10


Já vimos os gregos... e o bardo. Em termos de teatro, é deles que primeiro me lembro, afinal, os gregos inventaram o teatro e Shakespeare inventou o humano. Mas, para completar a lista do Desafio Literário 2011, ainda faltava um título e eu não queria me repetir. Estava nesse dilema, pesquisando um título ali, um autor aqui, quando liguei a TV e zapeando pelos canais dei de cara com Colin Firth. Não sabia do que se tratava o filme, que já estava lá para o final e havia qualquer coisa ... leia mais

Estatísticas

Desejam73
Trocam6
Avaliações 4.3 / 261
5
ranking 49
49%
4
ranking 35
35%
3
ranking 13
13%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

35%

65%

João Carlos
cadastrou em:
25/01/2014 21:44:14
Victoria
editou em:
21/05/2016 14:02:41