A Lenda do Violeiro Invejoso

A Lenda do Violeiro Invejoso Fábio Sombra


Compartilhe


A Lenda do Violeiro Invejoso





Viola caipira, folhetos de cordel e a capacidade de superação das pessoas portadoras de deficiências, paixões antigas de Fábio Sombra, serviram como inspiração para A lenda do violeiro invejoso, seu primeiro romance dirigido ao público jovem.



Como sempre foi fascinado por narrativas de pelejas e desafios entre violeiros, porque vê neles uma forma civilizada de duelo em que o vencedor não precisa fazer uso da violência, e sim de sua habilidade com as palavras e rapidez de raciocínio, decidiu que não fugiria deste universo para contar e ilustrar a história do jovem Marcolino Brás. Marcolino e Balbino são gêmeos, órfãos, e foram criados pelo padrinho, mestre Juvenal, o maior cantador de todos os tempos. Marcolino, no entanto, sempre demonstrou capacidade superior à do irmão.



Consumido pela inveja, aos 12 anos, Balbino vende a alma ao Diabo em troca de talento. Mestre Juvenal descobre o negócio do afilhado e o expulsa de casa. Antes de partir, numa briga, ele rouba a luz dos olhos do irmão. Marcolino agora está cego. Alguns anos depois, Juvenal pede a Marcolino que vá correr atrás de Balbino, a fim de detê-lo em sua maldade. Marcolino acaba chegando ao Reino de Barabu, um reino encantado escondido no meio do sertão brasileiro, onde Balbino está. Lá, após muitas empolgantes peripécias, acontece a disputa em versos entre os irmãos, que marcará a vitória do bem ou do mal. E como termina a história? Basta lê-la até o final!

Animado com a experiência, Fábio Sombra tem muitos outros projetos ligados à literatura infanto-juvenil. Marcolino, por exemplo, ganha uma trilogia, que começa com A lenda do violeiro invejoso. O autor já está trabalhando na segunda história, A rabeca encantada. Em todos eles, quatro mensagens essenciais que não podem deixar de ser assimiladas por seus jovens leitores: os bons sempre triunfam sobre os maus, a inveja não leva a lugar algum, é possível vencer apesar de qualquer limitação e nada substitui o talento.

Infantojuvenil / Literatura Brasileira

Edições (5)

ver mais
A lenda do violeiro invejoso
A Lenda do Violeiro Invejoso
A Lenda do Violeiro Invejoso
A Lenda do Violeiro Invejoso

Similares

(7) ver mais
Mamão, Melancia, Tecido e Poesia
A Guerra de Troia em Versos de Cordel
Mês de Junho Tem São João
O Brasil no Papel em Poesia de Cordel

Resenhas para A Lenda do Violeiro Invejoso (3)

ver mais
Surpreendente
on 20/10/21


Li esse livro por conta do colégio e não tinha nenhuma expectativa em cima dele Eu achava que seria apenas um monte de rimas pra lá e pra cá, mas acabou que foi um livro bastante envolvente e rapido de ler O ambiente em si nao foi muito bem desenvolvido, tendo vezes que eu achava um furo ou outro, mas nada que atrapalhasse na história Os personagens, diferentemente, foram melhores desenvolvidos, deixando bem evidente a ambição de cada um Achei a linguagem fácil de ser compreendida, a ... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam6
Avaliações 3.9 / 142
5
ranking 39
39%
4
ranking 36
36%
3
ranking 17
17%
2
ranking 5
5%
1
ranking 4
4%

24%

76%

Brunna.Cassales
cadastrou em:
11/12/2009 17:11:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR