A muralha

A muralha Dinah Silveira de Queiroz


Compartilhe


A muralha





Considerado um best-seller nacional, narra as paixões, a coragem e a violência dos primeiros desbravadores do Brasil no início do século XVIII, com destaque para a força das personagens femininas.

A muralha foi publicado originalmente em 1954, em comemoração ao quarto centenário da cidade de São Paulo.

Cristina é a jovem romântica que vem de Portugal para casar-se com Tiago. Decepciona-se logo ao desembarcar do navio: seu prometido não a aguarda. E, para chegar a Lagoa Serena, a propriedade da família do noivo, precisa enfrentar dificuldades a fim de transpor a muralha da Serra do Mar, que separa o litoral da vila de São Paulo de Piratininga. Mas Cristina terá de lidar com muito mais do que as vicissitudes de uma terra selvagem: a indiferença de Tiago, que parece só querer bem às estrelas, e os hábitos tão distintos daqueles do Reino.

A paisagem e os costumes do tempo colonial são reconstituídos por Dinah Silveira de Queiroz — ela própria descendente do bandeirante Carlos Pedroso da Silveira —, com destaque para as enérgicas personagens femininas: afinal, eram as mulheres que administravam e defendiam a casa enquanto os homens partiam nas bandeiras.

Depois de ter sido dado em capítulos na revista O Cruzeiro, o romance é publicado integralmente e logo se tornou um fenômeno editorial. Recebeu a Medalha Imperatriz Leopoldina por seus méritos históricos, e, no ano de seu lançamento, a autora foi contemplada com o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra. A muralha foi lançado em Portugal, no Japão, na Coreia do Sul, na Argentina, na Alemanha e nos Estados Unidos e foi por várias vezes objeto de adaptação no rádio e na TV brasileiros, sendo a última no formato minissérie feita por Maria Adelaide Amaral e exibida pela Rede Globo em 2000.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (5)

ver mais
A muralha
A Muralha
A Muralha
A Muralha (Clássicos Ilustrados)

Similares

(36) ver mais
The Women Of Brazil
1549
Troia Negra
Insensatez

Resenhas para A muralha (6)

ver mais
A Muralha - Dilma Silveira de Queiroz
on 31/12/11


Creio que o ponto mais importante a ser considerado na leitura desse livro, pelo menos aos que assistiram a minissérie que alega ter sido baseada no mesmo, é que isso não corresponde bem à verdade, fui informado da história narrada na minissérie e as incongruências são muitas, ouso dizer, o que não me surpreende em absoluto que o livro é muito superior. Entendido esse ponto o livro narra a vinda de Cristina, jovem portuguesa que vem ao Brasil casar-se com Tiago filho de um importante ... leia mais

Vídeos A muralha (6)

ver mais
A MURALHA, DE DINAH SILVEIRA DE QUEIROZ (#272)

A MURALHA, DE DINAH SILVEIRA DE QUEIROZ (#272

A MURALHA, DE DINAH SILVEIRA DE QUEIROZ (#272)

A MURALHA, DE DINAH SILVEIRA DE QUEIROZ (#272

BOOK HAUL (MAIO 2020) + TAG CURADORIA | Ana Carolina Wagner

BOOK HAUL (MAIO 2020) + TAG CURADORIA | Ana C

TAG DOS 50%: OS MELHORES E PIORES DE 2020 (até agora!) | Ana Carolina Wagner

TAG DOS 50%: OS MELHORES E PIORES DE 2020 (at


Estatísticas

Desejam97
Trocam13
Avaliações 4.0 / 282
5
ranking 35
35%
4
ranking 34
34%
3
ranking 28
28%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

25%

75%

Srta. Oliver
cadastrou em:
24/03/2020 22:17:08
Jenifer
editou em:
28/03/2020 11:40:37