A ponte flutuante dos sonhos

A ponte flutuante dos sonhos Junichiro Tanizaki


Compartilhe


A ponte flutuante dos sonhos


seguido de Retrato de Shunkin




A ponte flutuante dos sonhos, publicado em 1959, tem seu título emprestado de um capítulo do Genji Monogatari, obra do século XI, escrita pela dama Murasaki Shikibu e considerada o primeiro romance da história da literatura. Tanizaki, que tinha grande afinidade com os textos clássicos, revisita no conto alguns temas do Genji Monogatari, como o erotismo, a relação ambígua de um jovem com a esposa do pai, e a simbologia clássica dos elementos da natureza, inspirada pela tradição budista. O narrador Tadasu compartilha com o leitor a história de sua infância e de suas duas mães, que se misturam em sua memória. A confusão psicológica e a vergonha do narrador se contrapõem à limpidez do estilo de Tanizaki. O autor explora as nuances daquilo que não é dito e nos joga no centro do peculiar arranjo familiar estabelecido pelo pai de Tadasu, que tenta recriar, na segunda esposa, a mãe que o filho perdeu.

O segundo conto, Retrato de Shunkin, de 1933, apresenta uma das mais marcantes personagens de Tanizaki: Shunkin, prodígio artístico, cega, cujo virtuosismo e beleza despertam todos os tipos de paixões. A relação entre Shunkin e Sasuke, seu ajudante e amante, é a matéria da história. A convivência de mestra e discípulo, o desenvolvimento dos dois, o temperamento cruel de Shunkin, a fervorosa servidão voluntária de Sasuke, as tragédias que marcam suas vidas, tudo é apresentado deixando entrever uma “história secreta”, desconhecida até do próprio narrador. A obra gerou entusiasmo da crítica e de autores como Yasunari Kawabata, que a chamou de “obra-prima”. A forma como Tanizaki trata a memória, o erotismo e a devoção é o que conecta os dois contos, demonstrando sua maestria narrativa e aproximando-o, tematicamente, de Bataille e Sade em suas especulações sobre o potencial destrutivo do amor e da sexualidade.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
A ponte flutuante dos sonhos

Similares

(3) ver mais
As irmãs Makioka
The Makioka Sisters
Análise da Cultura Japonesa em "As Irmãs Makioka"

Resenhas para A ponte flutuante dos sonhos (8)

ver mais
Livro delicioso
on 17/2/20


Amei os dois contos, mas gostei mais do Retrato de Shunkin. A relação perturbada de Shunkin com Sasuke me faz ter pena dele, obediente aos caprichos dela, como se nada mais importasse em sua vida além de Shunkin.... leia mais

Vídeos A ponte flutuante dos sonhos (1)

ver mais
A Ponte Flutuante dos Sonhos seguido de Retrato de Shunkin, de Jun'Ichiro Tanizaki

A Ponte Flutuante dos Sonhos seguido de Retra


Estatísticas

Desejam18
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 31
5
ranking 23
23%
4
ranking 58
58%
3
ranking 19
19%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Jenifer
cadastrou em:
04/09/2019 11:48:44