A redoma de vidro

A redoma de vidro Sylvia Plath


Compartilhe


A redoma de vidro





Dos subúrbios de Boston para uma prestigiosa universidade para moças. Do campus para um estágio em Nova York. O mundo parecia estar se abrindo para Esther Greenwood, entre o trabalho na redação de uma revista feminina e uma intensa vida social. No entanto, um verão aparentemente promissor é o gatilho da crise que levaria a jovem do glamour da Madison Avenue a uma clinica psiquiátrica.

A Biblioteca Azul lança uma nova edição de A redoma de vidro, único romance da poeta americana Sylvia Plath. O título retorna às livrarias com tradução do escritor Chico Mattoso 51 anos depois da primeira publicação e do suicídio da autora, em 1963.

Lançado semanas antes da morte da poeta, o livro é repleto de referências autobiográficas. A narrativa é inspirada nos acontecimentos do verão de 1952, quando Silvia Plath tentou o suicídio e foi internada em uma clínica psiquiátrica. A obra foi publicada na Inglaterra sob o pseudônimo Victoria Lucas, para preservar as pessoas que inspiraram seus personagens.

Assim como a protagonista, a autora foi uma estudante com um histórico exemplar que sofreu uma grave depressão. Muitas questões de Esther retratam as preocupações de uma geração pré-revolução sexual, em que as mulheres ainda precisavam escolher se priorizavam a profissão ou a família, mas A redoma de vidro segue atual. Além da elegância da prosa de Plath, o livro extrai sua força da forma corajosa como trata a doença mental.

Sutilmente, a autora apresenta ao leitor o ponto de vista de quem vivencia o colapso. Esther tem uma visão muito crítica, às vezes ácida, da sociedade e de si mesma, mas aos poucos a indiferença se instaura, distanciando a moça do mundo à sua volta. Me sentia muito calma e muito vazia, do jeito que o olho de um tornado deve se sentir, movendo-se pacatamente em meio ao turbilhão que o rodeia.

Ao lidar com sua depressão, Esther também realiza a transição de menina para uma jovem mulher. Mais que um relato sobre problemas mentais, A redoma de vidro é uma narrativa singular acerca das dores do amadurecimento.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (14)

ver mais
A redoma de vidro
A redoma de vidro - Edição ilustrada
A redoma de vidro
A redoma de vidro

Similares

(53) ver mais
Garota, Interrompida
Regras de cortesia
Esta valsa é minha
Ísis Americana

Resenhas para A redoma de vidro (2.824)

ver mais
Eita!
on 16/8/22


Há vários anos que vinha pensando em fazer essa leitura, desde antes de criar o canal, inclusive. E ao descobrir a facilidade de ouvir o audiobook em português achei que era a hora. Que porrada! Eu já sabia que a autora tinha se suicidado depois de concluir a escrita, mas não imaginava que me veria tanto na descrição que ela faz sobre a depressão. Entendo completamente a sensação de ter todas as razões para estar bem, mas algo te impedindo de conseguir. O livro tem alguns momentos co... leia mais

Vídeos A redoma de vidro (17)

ver mais
LIVROS QUE EU AMO EM OFERTA NA SEMANA DO CONSUMIDOR NA AMAZON | Ana Carolina Wagner

LIVROS QUE EU AMO EM OFERTA NA SEMANA DO CONS

A Redoma de Vidro - Sylvia Plath ? Junior Costa TV

A Redoma de Vidro - Sylvia Plath ? Junior Cos

Uma Análise Íntima de A Redoma de Vidro | Resenha Literária

Uma Análise Íntima de A Redoma de Vidro | Res

(AO VIVO) BLACK FRIDAY - AMAZON #2 | Ana Carolina Wagner

(AO VIVO) BLACK FRIDAY - AMAZON #2 | Ana Caro


Estatísticas

Desejam4.011
Trocam20
Avaliações 4.3 / 17.325
5
ranking 52
52%
4
ranking 35
35%
3
ranking 11
11%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

10%

90%

Marcos
cadastrou em:
09/10/2014 17:37:57
Pri Paiva
editou em:
30/11/2022 20:27:37
Pri Paiva
aprovou em:
30/11/2022 20:27:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR