A tarde da sua ausência

A tarde da sua ausência Carlos Heitor Cony


Compartilhe


A tarde da sua ausência





Henrique recebe pelo computador uma foto em preto e branco, tirada nos anos 1960, da numerosa família Machado Alves, na varanda de seu casarão em Ipanema. Álvaro, o patriarca, está "no cimo da pirâmide formada por todos, amontoados nos degraus da pequena escada que levava à varanda".
Na imagem, há uma única ausência: Vera, uma menina insinuante, filha mais nova de Álvaro e ex-cunhada de Henrique. "Teria treze anos na época. Ela tirara a foto. Ao enquadrá-la, não centralizara o grupo. No canto esquerdo aparecia metade da rede que cortava a varanda em diagonal."
A partir dessa imagem, Carlos Heitor Cony reconstitui com maestria a lenta desintegração de uma família carioca. E, entre deslocamentos no tempo, compõe uma história de choques e desencontros entre Henrique e a enigmática Vera.

Ficção / Literatura Brasileira

Edições (3)

ver mais
A tarde da sua ausência
A tarde da sua ausência
A Tarde da Sua Ausência

Similares

(4) ver mais
Quase Memória
Uma história de amor
A Casa do Poeta Trágico
Quase memória

Resenhas para A tarde da sua ausência (5)

ver mais
on 26/8/10


"Você já tentou esconder uma árvore? É fácil. Basta coloca-la na floresta." De um lado Vera Machado Alves, primeiro criança, depois adolescente, e mais tarde adulta, mas nunca velha, nunca ultrapassada, sempre indecifrável, desejada. De lindas pernas, á olhos aguados refletindo o mar, poderia ser mais singular, mais misteriosa, até mesmo mais amada, se não carregasse o sobrenome de Machado Alves, a número familia, uma das mais ricas do Rio de Janeiro, desde o século XX. Do outr... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam2
Avaliações 3.5 / 77
5
ranking 25
25%
4
ranking 26
26%
3
ranking 32
32%
2
ranking 16
16%
1
ranking 1
1%

28%

72%

Patricia
cadastrou em:
14/05/2011 00:13:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR