A Virgem na Jaula

A Virgem na Jaula Ayaan Hirsi Ali


Compartilhe


A Virgem na Jaula


Um apelo à razão




Nascida na Somália, exilada na Arábia Saudita, Etiópia e Quênia, Ayaan Hirsi Ali sobreviveu a culturas que tradicionalmente reservam um papel inferior às mulheres. Na Holanda, para onde fugiu depois de escapar de um casamento arranjado pela família, tomou contato com as tristes histórias de outras vítimas, exiladas ou não, e viu como mesmo nos países ocidentais famílias muçulmanas mantêm os costumes e os maus-tratos às mulheres.

Neste livro, uma coleção de escritos que resume sua indignação e sua visão de uma política eficaz contra os abusos, Ayaan ataca a política oficial do Ocidente e o multiculturalismo de forma que poucos ocidentais ousaram: para ela, o Ocidente precisa ser mais duro com o mundo muçulmano.

Partidária do iluminismo ocidental, ela clama por um Voltaire para o mundo muçulmano e volta suas esperanças para os exilados: dos muçulmanos em países ocidentais é que pode, para Ayaan, vir o sopro de renovação que vai oxigenar as sociedades islâmicas e acabar com a rotina de humilhações, espancamentos e mutilação das mulheres.

"Este livro é imensamente importante, veemente, desafiador e necessário. Deve ser lido pelo maior número de pessoas possível, pois diz a verdade - a verdade crua e desconfortável." - Salman Rushdie

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
A Virgem na Jaula

Similares

(9) ver mais
Por Trás do Véu
Infiel
Testemunhas da China
As filhas sem nome

Resenhas para A Virgem na Jaula (5)

ver mais
Me envolvi menos do que de costume
on 2/1/13


Achei uma história meio fria, mais sobre política e religião do que sobre as lutas pessoais pelas quais Ayaan Hirsi Ali passou, que era o que eu esperava encontrar na obra. Mas, certamente, o livro fará muito mais sentido quando for lido depois de Infiel, livro que já está na minha estante, a espera da sua vez. :) Lerei A Virgem na Jaula de novo, depois, e complementarei essa resenha. Mas, por hora, posso dizer que é um livro muito legal para aprender um pouco mais sobre a cultura m... leia mais

Estatísticas

Desejam45
Trocam1
Avaliações 3.9 / 49
5
ranking 29
29%
4
ranking 39
39%
3
ranking 29
29%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

18%

82%

Junqueira
cadastrou em:
20/03/2009 12:22:30
Marcelo Catanho
editou em:
30/08/2017 00:08:57