Algoritmos de Destruição em Massa

Algoritmos de Destruição em Massa Cathy O'Neil


Compartilhe


Algoritmos de Destruição em Massa


Como o Big Data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia




Bem-vindo ao outro lado do Big Data.
- Best Seller do New York Times - Indicado ao National Book Award - “Um manual para o cidadão do século XXI... Relevante e urgente.” Financial Times “O livro de Cathy O'Neil oferece um olhar assustador sobre como os algoritmos estão regulando as pessoas. Seu conhecimento do poder e dos riscos dos modelos matemáticos, juntamente com o dom da analogia, torna-a uma das mais valiosas observadoras da contínua ameaça do Big Data.” The New York Times Vivemos na Era do Algoritmo.

Cada vez mais, as decisões que afetam nossas vidas; onde estudamos, se obtemos um empréstimo para comprar um carro, quanto pagamos pelo seguro saúde; estão sendo tomadas por modelos matemáticos. Em teoria, isso deveria nos conduzir para um mundo mais justo: todos são julgados de acordo com as mesmas regras e o preconceito é eliminado. Mas, como Cathy O'Neil revela neste livro urgente e necessário, a verdade é justamente o contrário. Os modelos usados hoje são opacos, não regulamentados e incontestáveis, mesmo quando estão errados.

O mais preocupante é que eles reforçam a discriminação: se um estudante pobre não consegue obter um empréstimo porque o modelo matemático o considera muito arriscado (graças ao endereço onde mora), ele também é recusado na universidade que poderia tirá-lo da pobreza.
Os algoritmos criam uma espiral discriminatória.
Os modelos amparam os privilegiados e punem os oprimidos, criando um “coquetel tóxico para a democracia”.

Filosofia / Geografia / História / Informática e Tecnologia / Internet / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Algoritmos de Destruição em Massa

Similares

(6) ver mais
A Luta pela Floresta
Os Engenheiros do Caos
Algoritmos da Opressão
A Sociedade de Controle

Resenhas para Algoritmos de Destruição em Massa (19)

ver mais
Modelos matemáticos de manipulação
on 5/8/21


Muitos dos dados que ela relata não se aplicam ao Brasil (ainda), mas outros se aplicam ao mundo todo praticamente. Os modelos matemáticos não são frios como deveriam e carregam muitos preconceitos e manipulação de quem os criou. O livro traz muitos exemplos e explica tudo muito bem ? não precisa saber nada de matemática para entender do que a autora trata.... leia mais

Estatísticas

Desejam57
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 66
5
ranking 52
52%
4
ranking 40
40%
3
ranking 6
6%
2
ranking 0
0%
1
ranking 1
1%

45%

55%

Denny Rodrigues Gomes
cadastrou em:
30/11/2020 15:38:57
Lindenberg
editou em:
06/11/2021 17:30:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR