Ana Karênina

Ana Karênina Leon Tolstói


Compartilhe


Ana Karênina #2





”Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma a sua maneira”. É o início de “Ana Karênina”, obra de Tolstói, publicada entre 1873 e 1877.

O romance gira em torno do caso extra-conjugal da personagem que dá título a obra, uma aristocrata da Rússia, que aparentemente tem tudo, riqueza, beleza, popularidade e um filho amado, mas sente-se vazia até encontrar Vronski.

A sociedade russa do século XIX e a estrutura de relações que existiam entre as várias classes sociais, são caracterizadas pelas personagens da trama. Para fazer a análise social, Tolstói usa de dois eixos principais: o primeiro é o drama de Anna e o segundo a busca existencial de Levine. O humanismo dos personagens, o que possuem de bom e mau, como seres insondáveis, leva à ações comportamentais imprevisíveis, trazendo uma maior maturidade através de uma abertura dentro dos dogmas que já tinham adotado.

No final, o autor analisa em conjunto todas as perspectivas sobre as quais se pode debruçar a existência, como religião, a filosofia e a ciência.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (30)

ver mais
Ana Karenina
Ana Karenina
Anna Karênina
Ana Karênina

Similares

(37) ver mais
Ana Karênina
A Mulher de 30 anos
O Primo Basílio
Dom Quixote de La Mancha

Resenhas para Ana Karênina (201)

ver mais
on 21/3/10


Milan Kundera escreveu em A insustentável leveza do ser: "Para Tereza, o livro era o sinal de reconhecimento de uma fraternidade secreta. Contra o mundo de grosseria que a cercava, não tinha efetivamente senão uma arma: os livros que pedia emprestados na biblioteca municipal".... Tereza andava por Praga com um volume de Anna Karenina embaixo do braço. Eu fiquei tão encantada com isso que decidi que ia ler assim que possível. Por meses namorei o volume da livraria, ali com o nome de Ann... leia mais

Estatísticas

Desejam952
Trocam16
Avaliações 4.4 / 2.307
5
ranking 59
59%
4
ranking 28
28%
3
ranking 11
11%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Pedro
editou em:
18/08/2022 15:31:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR