As ideias fora do lugar

As ideias fora do lugar Roberto Schwarz


Compartilhe


As ideias fora do lugar


e outros ensaios




Se há um crítico brasileiro que marca e influencia outros estudiosos ao redor do mundo é Roberto Schwarz. Sua inovadora abordagem das relações entre a forma ficcional e a estrutura de classes nos romances de Machado de Assis é fruto das mais avançadas formulações nas áreas da teoria estética, da história e da sociologia. Herdeiro da Escola de Frankfurt, Schwarz ampliou o campo da crítica - inclusive em termos geográficos, pois hoje os textos do brasileiro são lidos e comentados nas melhores universidades europeias e norte-americanas.
Em As ideias fora do lugar estão nada menos que seis peças da crítica literária do autor, textos essenciais que são leitura obrigatória para todos aqueles interessados em entender o nosso país por meio da literatura e das ciências sociais. Cultura e política no Brasil sob a ditadura, Machado de Assis, identidade nacional e uma leitura arrojada da ficção de Paulo Emilio Sales Gomes formam a constelação de temas e motivos deste volume.
No ensaio que empresta seu título ao livro, Schwarz tenta compreender como se deu, na forma do romance oitocentista brasileiro, a leitura de uma sociedade na qual as ideias liberais eram solapadas pela realidade de um país escravocrata e socialmente atrasado, em que o favor era a moeda corrente. O nó dessa questão é exposto com brilhantismo nesse texto que é uma das pedras de toque da crítica dos últimos trinta anos. Uma obra-prima da leitura social de textos de ficção.

Edições (1)

ver mais
As ideias fora do lugar

Similares

(17) ver mais
Totem e Tabu
O homem cordial
O pai de família
Martinha versus Lucrécia

Estatísticas

Desejam21
Trocam3
Avaliações 3.9 / 14
5
ranking 36
36%
4
ranking 29
29%
3
ranking 29
29%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Lucas_Deschain
cadastrou em:
30/08/2014 00:19:13