Balada de amor ao vento

Balada de amor ao vento Paulina Chiziane


Compartilhe


Balada de amor ao vento





Primeiro romance de Paulina Chiziane, este livro conta a história de amor de Sarnau e Mwando e traz a semente do que viria a ser o clássico Niketche.

"Com a poligamia, com a monogamia ou mesmo solitária, a vida da mulher é sempre dura."

Balada de amor ao vento é uma obra pioneira. Não apenas por ser a estreia de Paulina Chiziane na prosa longa e o primeiro romance publicado por uma mulher em Moçambique, mas também por trazer a semente do que a autora viria a construir em Niketche.

"Tudo começa no dia mais bonito do mundo", quando Sarnau vê Mwando pela primeira vez. Ela se apaixona de corpo e alma, ele a abandona. Ela luta para sobreviver à solidão, ele retorna – antes de partir mais uma vez. Eles se envolvem em uma história de amor que tem a relva como cenário e o vento como melodia, mas uma herança conservadora entre os dois.

Em um relato poético e quase espiritual de Sarnau, acompanhamos os encontros e desencontros, as escolhas e as renúncias, o desamparo e o privilégio de uma sociedade onde certas tradições afetam diretamente a autonomia da mulher e sua sobrevivência.

"Em Balada de amor ao vento, Paulina Chiziane escreve o amor que é devorado por feitiços destruidores e disputado pela inveja e pela solidão que nascem da poligamia. O amor das mulheres que são submetidas aos homens e que não sabem delimitar sentimentos."
Jarid Arraes

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
Balada de amor ao vento
Balada de Amor ao Vento
Balada de amor ao vento

Similares

(5) ver mais
Ventos do Apocalipse
Poemas da ciência de voar e da engenharia de ser ave
Garota, mulher, outras
Niketche

Resenhas para Balada de amor ao vento (33)

ver mais
A semente de Niketche
on 19/8/22


ATUALIZAÇÃO: acabei de ver que a Companhia das Letras está lançando uma edição massa deste livro! :) * "Balada de amor ao vento" (1990), romance de estreia da moçambicana Paulina Chiziane, anuncia com clareza a tríade que viria a marcar grande parte de sua obra: o ser mulher/ as relações de gênero, a poligamia e o colonialismo num Moçambique culturalmente diverso. Sarnau conhece Mwando ainda jovem. A partir de então eles viverão um romance de encontros e desencontros não só amoros... leia mais

Estatísticas

Desejam105
Trocam5
Avaliações 4.1 / 195
5
ranking 42
42%
4
ranking 41
41%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

20%

80%

Jenifer
cadastrou em:
11/10/2022 15:18:10
Jenifer
editou em:
11/10/2022 15:18:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR