Balzac e a Comédia Humana

Balzac e a Comédia Humana Paulo Rónai


Compartilhe


Balzac e a Comédia Humana





A já lendária edição de A comédia humana, de Honoré de Balzac – que ganha a partir de 2012 sua terceira reedição revista, atualizada e ampliada –, contou desde sua primeira edição com a orientação, introduções e notas de Paulo Rónai (1907-1992). A edição de seus dezessete volumes tomou anos da vida de Rónai, e é um patrimônio brasileiro que constitui uma das poucas edições no mundo que rivalizam com a edição francesa.

Paulo Rónai, húngaro naturalizado brasileiro que se tornou um dos mais importantes intelectuais do país, tinha em seus estudos sobre Balzac, desenvolvidos durante toda a sua vida, um tesouro que se viu cristalizado em milhares de páginas graças ao cuidado da editora Globo, ainda em Porto Alegre. Rónai foi um dos maiores conhecedores dessa imensa empreitada ficcional do século XIX, ainda que recusasse o título de especialista e a tivesse produzido no contexto de uma carreira intelectual rica e variada.

Nesta reunião de ensaios, o leitor encontrará estudos sobre A comédia humana que servem como introdução ao vasto universo do autor – “O estilo de Balzac”, “O mundo de Balzac” – e ainda sobre aspectos particulares – “Paris, personagem de Balzac”, “O Brasil na vida e na obra de Balzac”, “O pai Goriot dentro da literatura universal”, por exemplo. A presente edição é acrescida ainda de uma bibliografia do autor, correspondências trocadas com Eliana Sá, responsável pela segunda edição de A comédia humana, e um texto inédito em livro, que conta a epopeia da primeira edição.

O estilo de Rónai é um caso raro na crítica literária. Profundo, erudito, elucidativo, mas recusando a pompa que costuma afastar o leitor comum dos estudos literários. Exemplo do texto cristalino e do exercício generoso da escrita, Rónai instrui, informa, ao mesmo tempo em que cativa o leitor e o convida para o conhecimento mais profundo.

Comunicação / Ensaios / Ficção / História / Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (3)

ver mais
Balzac e a Comédia Humana
Balzac e a Comédia Humana
Balzac e a Comédia Humana

Similares

(26) ver mais
A Comédia Humana
A Comédia Humana
Em busca do tempo perdido - O tempo redescoberto (vol.7)
Entre a literatura e a história

Resenhas para Balzac e a Comédia Humana (2)

ver mais
on 19/8/14


O livro analisa a obra de Balzac e mostra como ele influenciou uma série de artistas e apesar do tempo ainda continua atual. As partes que eu achei mais interessantes foram as que tratam do Brasil e de Paris como personagem que destrói ou leva a glória um homem. Eu realmente não recomendo a leitura da obra para as pessoas que ainda não leram nada do Balzac, pois o Paulo Rónai conta o desfecho de muitos personagens dos vários volumes da Comédia Humana. ... leia mais

Vídeos Balzac e a Comédia Humana (1)

ver mais
Introdução: Lendo a Comédia Humana do Balzac

Introdução: Lendo a Comédia Humana do Balzac


Estatísticas

Desejam38
Trocam1
Avaliações 4.4 / 25
5
ranking 60
60%
4
ranking 28
28%
3
ranking 12
12%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

36%

64%

G.
cadastrou em:
04/12/2012 10:52:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR