Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas206
    • Leitores1515
    • Similares3
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O Pássaro de Fogo - E outros contos de fadas russos

    Paulo Rezzutti

    LeYa
    2020
    96 páginas
    3h 12m
    ISBN-13: 9786556430423
    Português Brasileiro
    4
    769 avaliações
    Leram1022Lendo39Querem433Relendo2Abandonos19Resenhas206
    Favoritos29Desejados433Avaliaram769

    Os contos de fadas russos são menos conhecidos no Ocidente e têm características próprias, como a forte ligação com a natureza, na qual o inverno, por exemplo, é personificado num ser que pode ser bom ou mau, dependendo da forma como se lida com ele. As mulheres são muito menos passivas, e delas depende o seu próprio caminho. As famosas matrioshkas russas, bonecas de madeira que se encaixam umas dentro das outras, simbolizam, entre outras coisas, a imortalidade por meio da maternidade, sendo a última boneca, geralmente, um bebê. Essa imagem pode ser vista em contos antigos como em A princesa sapo, no qual a alma do bruxo Koschei, o Imortal, se encontra escondida dentro de um receptáculo, que está dentro de outro, e outro, e outro. Como na série Harry Potter, a alma do vilão não está dentro dele, de modo que não pode ser morto num confronto direto, levando o herói a uma busca. Adriana Moura e Paulo Rezzutti pretenderam, com esse livro, apresentar um pouco desse mundo tão rico e pouco conhecido no Brasil, cujos temas são universais e continuam atuais.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (3)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (206)Ver mais
    Jairo Silva picture
    Jairo Silva04/09/2022Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Rica coletânea de contos russos

    " O pássaro de fogo e outros contos de fadas russos" é uma seleção composta por dez contos populares, que retratam a cultura russa de forma bem simples e divertida. O livro foi elaborado com bastante minúcia, de sorte que temos ilustrações famosas e notas explicativas quanto aos seres mitológicos e aos objetos do cotidiano russo. As estórias foram temas de óperas, peças sinfônica, teatro e cinema. Por isso que, quando pesquisadas, surgem inúmeras referências e outras obras derivadas, a exemplo da famosa peça de Stravinsky e o filme do Czar Saltan. Um ponto forte desses contos é como os seres mágicos ou mitológicos se comportam. Aqui eles não possuem uma identidade fixa, isto é, eles são bons ou maus a depender da forma como se lida com eles. Como todo conto que traz em seu íntimo virtudes e valores morais, absorve-se dos textos: "modéstia que colhe mais frutos que a ganância, inteligência que vence a maldade e a inesperiência que se abre novas possibilidades, que até então era impossíveis."

    46 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4 / 769
    • 5 estrelas26%
    • 4 estrelas38%
    • 3 estrelas30%
    • 2 estrelas5%
    • 1 estrelas1%
    Paulo Rezzutti profile picture

    Paulo Rezzutti

    Arquiteto e Urbanista formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Pesquisador independente e estudioso sobre a história de São Paulo, tem artigos publicados na Revista de História da Biblioteca Nacional, Revista História Viva, Revista da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais entre outras. É autor da apresentação e notas explicativas da obra Uma Festa Brasileira Celebrada em Rouen em 1550, do brasilianista Ferdinand Denis, lançado pela Usina de Idéias em 2007. Em 2011, publicou o livro Titília e o Demonão, pela Geração Editorial, onde revelou 94 cartas trocadas entre d. Pedro I e a Marquesa de Santos, que estavam desaparecidas a quase cento e cinqueta anos. E em 2012 lançará Domitila, a verdadeira história da marquesa de Santos de sua autoria.

    16 Livros
    101 Seguidores
    São Paulo, Brasil

    Paulo Rezzutti