Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas194
    • Leitores2512
    • Similares10
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Gótico nordestino -

    Cristhiano Aguiar

    Alfaguara
    2022
    144 páginas
    4h 48m
    ISBN-13: 9788556521354
    Português Brasileiro
    3.4
    799 avaliações
    Leram1000Lendo84Querem1385Relendo0Abandonos43Resenhas194
    Favoritos22Desejados1385Avaliaram799

    Em nove contos, Cristhiano Aguiar mergulha nos elementos góticos e folclóricos – buscando referências nas séries televisivas, no cinema e nos quadrinhos – para criar narrativas vibrantes e inesperadas, que fogem da prosa literária tradicional. As histórias vão desde os tempos do cangaço, passando pela ditadura militar e chegando até os ecos sombrios de um futuro próximo. Um menino é obrigado a cruzar o descampado perto do vilarejo de Riachão da Frente para levar uma carta que a mãe escreveu a Zé Barbatão, o cangaceiro local. Na madrugada, as sombras no caminho e a ameaça do bando crescem conforme a narrativa avança, e a realidade parece a ponto de se romper. Anda-luz, história que abre este volume, prenuncia o que virá nos oito contos seguintes. Em Gótico nordestino, Christiano Aguiar caminha entre o sonho e a vigília, dialoga com outros gêneros e compõe um livro totalmente distinto do usual. "Gótico nordestino se insere em lugar de destaque na nova leva de narrativas de horror, reinventando os medos atemporais a tudo que escapa da racionalidade. Cristhiano Aguiar irmana-se a nomes como Mariana Enríquez e Samantha Schweblin ao buscar uma síntese entre a cultura pop anglófona e as peculiaridades sociopolíticas de seu espaço na América Latina, produzindo uma obra de frescor e potência que mostra que o terror é a verdadeira chave para compreender a época em que vivemos." – Antonio Xerxenesky

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (10)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (194)Ver mais
    Morgoth  picture
    Morgoth 28/12/2024Resenhou um livro
    0.5 (Muito ruim)

    Pouco nordestino, nada gótico.

    "No meio da noite e nas esquinas dos caminhos das estradas, as assombrações são luz e grito. De noite corre o [...] Cabeleira, cangaceiro amaldiçoado que segura numa mão uma faca ensanguentada e na outra a própria cabeça; de noite corre também Fogo Vivo, um vapor luminoso subido dos túmulos, cujo grito sem boca endoidece as pessoas." Com uma capa bonita e um título interessante, o livro torna-se facilmente desejável para qualquer leitor, ou, leitora interessados na literatura gótica com aquele traço regionalista que eu particularmente amo. Literatura gótica do século XVIII passa longe dessa edição. Estilo que inclusive tornaria palco para imaginação da nossa heroína Catherine Morland criada pela autora inglesa Jane Austen na obra A Abadia de Northanger, não conseguiria nessa (Gótico Nordestino) edição animar nem os leitores mais desavisados. Autor não deixa claro o seu propósito nos contos, narrativa desconexa, confusa e finais abertos na qual deixa para quem lê uma possível interpretação, seja ela, qual for. Preguiça em escrever contos contendo começo, meio e fim passa para quem lê esse sentimento preguiçoso em ter que ficar se questionar o verdadeiro significado, propósito e no final das contas uma pergunta; mas que porcaria é essa? Características marcantes da literatura gótica vezes sim e vezes não encontrasse, mesmo que de forma péssima no livro. Eu, que esperava aquela sensação maravilhosa do Grande Sertão: Veredas, onde Deus e o Diabo, amor e o ódio, sobrenatural e o terreno se fundem de forma tão natural e até mesmo poética ao longo das páginas, acabei quebrando a cara na obra do autor paraibano Cristhiano Aguiar. Não há dúvidas que existem grandes obras produzidas no Brasil, mas esses contos não são um deles. Na edição publicada recentemente pela editora Darkside contendo vários contos nacionais trazendo horror/terror, sobrenatural escrito por diversos autores como Machado de Assis, Álvares de Azevedo, Inglês de Souza entre outros, trazem uma amostra do que eu esperava encontrar em Gótico Nordestino. "Muitas coisas no mundo... andam estranhas..."

    42 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.4 / 799
    • 5 estrelas9%
    • 4 estrelas29%
    • 3 estrelas41%
    • 2 estrelas18%
    • 1 estrelas3%
    Cristhiano Motta Aguiar profile picture

    Cristhiano Motta Aguiar

    Cristhiano Aguiar é escritor, crítico literário, professor e editor. Nasceu em Campina Grande, Paraíba, e formou-se em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Autor de “Ao lado do muro” (2006), publicou contos e ensaios em suplementos, revistas e coletâneas (Crispim, Eita, Tatuí, Pernambuco, Continente). Vencedor do concurso de contos Osman Lins (2007), é mestre em Teoria da Literatura pela UFPE.

    7 Livros
    12 Seguidores
    Paraíba , Brasil

    Cristhiano Motta Aguiar