Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas3
    • Leitores216
    • Similares10
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Ficar com o problema - fazer parentes no chthluceno

    Donna Haraway

    N-1 Edições
    2023
    364 páginas
    12h 8m
    ISBN-13: 9786581097585
    Português Brasileiro
    4.1
    27 avaliações
    Leram46Lendo26Querem144Relendo0Abandonos0Resenhas3
    Favoritos5Desejados144Avaliaram27

    Este livro argumenta e tenta demonstrar que ficar com o problema, evitando o futurismo, é algo bem mais sério e mais vivaz. Ficar com o problema requer estabelecer parentescos estranhos; isto é, precisamos uns dos outros em colaborações e em combinações inesperadas, em amontoados quentes de composto. Devir-com reciprocamente, ou não devir em absoluto. Esse tipo de semiótica material é sempre situado, emaranhado e mundano, localizado em algum lugar e não em lugar algum. Sozinhos, com nossos diferentes tipos de especialidade e experiência, sabemos ao mesmo tempo muito e muito pouco, e então sucumbimos ao desespero ou à esperança – e nenhum dos dois é uma atitude sensível (ou sensata). Nem o desespero nem a esperança estão sintonizados com os sentidos, com a matéria conscienciosa, com a semiótica material, com os terráqueos mortais em copresença densa. Nem a esperança nem o desespero sabem nos ensinar “jogos de figuras de barbante com espécies companheiras”, título do primeiro capítulo deste livro. Tradução Ana Luiza Braga

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (10)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (3)Ver mais
    Fábio Rosa picture
    Fábio Rosa13/04/2025Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Positivismo existencialista.

    Donna Haraway troca o seu lema que usava na era Reagan de "ciborgues pela sobrevivência terrena", para na fase Bush, "ficar com o problema", marcando de vez sua filosofia com existencialismo, com individuação mundificada, renegando o economicismo e a financeirização do ser, ao propor tentacularidades que escapolem esse lugar do trabalhador como força motriz da sociedade. a responsabilidade de apenas ser, como materialidade de forças maiores, que nem citadas no livro são, e até rechaçada como o Cthulhu que remete no titulo, ao propor um otimismo sobre o pessimismo e a insignificância do homens diante do cosmos Lovecraftiano. as afirmativas como a simpoiesis e o simbiótico são largamente usadas para refratar isso. nesse processo de descarte de uma geopolítica, acaba afirmando-a por recalque, até que a busca por um coletivo nunca sintetize essa vontade de combate mais direto ao capital, mas mina-lo, anarquicamente, por utopias positivistas, ao não buscar o universal, ela se aproxima mais do devir deleuziano do que a dialética marxista. positivismo no sentido de isolar o fenômeno, retomando inclusive a heidegger, romantizando até mesmo o empreendedorismo que surge com grande força nos anos 80. De um querer viver e um deixar ser burgues.

    1 curtida

    Estatísticas

    Avaliações

    4.1 / 27
    • 5 estrelas37%
    • 4 estrelas44%
    • 3 estrelas11%
    • 2 estrelas7%
    • 1 estrelas0%
    Donna Haraway profile picture

    Donna Haraway

    Donna Haraway é uma filósofa e zóologa estadunidense, professora emérita no Departamento de História da Consciência e no Departamento de Estudos Feministas na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, Estados Unidos da América.

    7 Livros
    18 Seguidores
    Colorado, Estados Unidos

    Donna Haraway