A história do Dmitri com Gemma começa estranha, rápida, e ardente.
É lindo ver os dois apaixonados e as coisas que ele diz sobre ela são inegavelmente bonitas.
Eu tava achando tudo tão lindo e não imaginei que seria tudo uma ilusão, e uma mentira do Dmitri que nem mesmo ele sabia que era mentira.
A história foi se desenrolando, ele se mostrou um tolo, que ontem amava ardentemente Gemma, tudo que ele via e sentia era ela, mas quando conhece Maria tudo muda.
Eu achei que ele não fosse cair nessa, que ele seria bom, mas logo de cara ele ja é seduzido por Maria, a famosa tentação, (que por si só é uma traição, quem ama, creio eu que não sente tentação por outra pessoa, e isso é uma ladainha), e mesmo se sentindo mal e pensando em Gemma em alguns momentos, ele a abandona.
Eu sei que ela rompeu com o noivo, pois se apaixonou pelo Dmitri, mas eu senti uma diferença, ela viu que não amava ele, que estava ali pela mãe, e que na verdade amava outro, e rompeu com ele, não vi traição da parte dela, ela foi muito sincera e não teve nenhum tipo de contato com Dmitri até romper com o noivo.
Ja o Dmitri basicamente traiu ela.
Anos depois, sozinho e capenga, ele volta pra cidade e quer notícias de Gemma. Então resolve escrever pra ela depois de descobrir que ela foi para os EUA... e ela responde, ele nem merecia uma resposta, mas ela é muito boazinha e amável (adorei a Gemma, admito).
Felizmente, mesmo após sofrer por Dmitri, ela encontrou uma boa pessoa, teve um casamento feliz e 5 filhos, a melhor parte do livro pra mim foi descobrir isso, eu queria muito que ela tivesse um final feliz.
O final da a entender que ele vai atrás dela, pois ele sente que pelo fato dela ter assinado a carta sem o sobrenome de casada, ele teria chances, a história acaba assim, mas dando continuidade na minha cabeça eu espero que ela não de chance nenhuma a ele, até pq está casada, e que ele tome um chute na bunda bem bonito quando chegar lá.
É um livro bem escrito, a escrita do Ivan é tão boa e confortante, vale a pena ler, é bem rápido.
Eu acho que o Dmitri merecia um final mais sozinho ainda pelas escolhas dele, sem isso de final aberto dando a entender que ele foi atrás dela, mas tudo bem.