Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições4
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas156
    • Leitores4329
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Vermelho amargo -

    Bartolomeu Campos de Queirós, Bartolomeu Campos de Queirós

    Cosac Naify
    2011
    72 páginas
    2h 24m
    ISBN-13: 9788575039625
    Português Brasileiro
    4.2
    1679 avaliações
    Leram2536Lendo132Querem1630Relendo8Abandonos23Resenhas156
    Favoritos280Desejados1630Avaliaram1679

    O primeiro livro pela Cosac Naify de um dos maiores expoentes da literatura infantojuvenil brasileira não poderia ser mais um. <i>Vermelho amargo</i> revela uma face diferente do escritor Bartolomeu Campos de Queirós, e o insere definitivamente na literatura brasileira, para além de classificações. Um narrador em primeira pessoa revisita a dolorosa infância, marcada pela ausência da mãe substituída por uma madrasta indiferente. Vemos os irmãos, filhos de um pai que não larga o álcool e de uma madrasta que serve em todas as refeições fatias cada vez mais finas de tomate, desenvolverem diversas anomalias para tentar suprir a ausência de afeto e a saudade da mãe: um come vidro, a outra não larga as agulhas e o ponto cruz. Numa espécie de contagem regressiva, o narrador observa seus irmãos mais velhos irem embora de casa. A prosa memorialística vale a pena, no entanto: afinal, "esquecer é desexistir, é não ter havido". Neste depoimento de inspiração autobiográfica, a prosa poética de Bartolomeu é dolorosamente bela. Como ele mesmo coloca na epígrafe, foi preciso deitar o vermelho sobre papel branco para bem aliviar o seu amargor. Uma obra delicada como arame farpado, nas palavras do diretor teatral Gabriel Villela, que assina o texto de quarta capa.

    Edições (4)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (156)Ver mais
    Erica Vasconcelos picture
    Erica Vasconcelos23/08/2020Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    não consigo mais comer tomate sem lembrar dele

    "as fatias delgadas escreviam um ódio e só aqueles que se sentem intrusos ao amor podem tragar." definitivamente no meu top 5 de livros da vida. as descrições do autor são de uma sutileza e sensibilidade que me fez sentir na história, ver com os olhos do protagonista a ponto de sentir o vermelho amargo nos lábios. "sem o colo da mãe eu me fartava em falta de amor. o medo de permanecer dasamado fazia de mim o mais inquieto dos enredos." eu tenho o costume de marcar bastante quando leio, mas foi mais do que eu esperava e do que o tamanho do livro justifique, porque ele é bem curtinho. (pra ambito de curiosidade foram 49 vezes) "ler era meu único sonho viável." me lembrou bastante minha infância por alguns fatores específicos mas nao necessariamente pelos acontecimentos, sabe? a forma como descreve o sentimento, me fazia pertencer a uma vida que não vivi, mas que me sentia da mesma forma. "ser feliz era estar em pecado, eu me culpava e negociava o fingimento de estar infeliz." em suma, é um livro lindo demais e deveria ser obrigatório no ensino médio. "há, sim, outras palavras mais doces que o açúcar."

    34 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.2 / 1679
    • 5 estrelas44%
    • 4 estrelas32%
    • 3 estrelas17%
    • 2 estrelas6%
    • 1 estrelas2%
    Bartolomeu Campos de Queirós profile picture

    Bartolomeu Campos de Queirós

    Bartolomeu Campos de Queirós viveu sua infância em Papagaio, cidade pequena com gosto de "laranja serra-d'água", no interior de Minas Gerais, antes de se instalar em Belo Horizonte. Seu interesse pela literatura e pelo ensino da arte o fez viajar muito por este país. Conhece as cidades apreciando azulejos e casas pacientemente - um andarilho atento a cores, cheiros, sabores e sentidos que rodeiam as pessoas do lugar, com o mesmo encanto na alma com que observava os rios da Amazônia, dos quais costuma sentir saudades em Minas.

    35 Livros
    49 Seguidores
    Minas Gerais, Brasil

    Bartolomeu Campos de Queirós