Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas83
    • Leitores1119
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Carvão animal -

    Ana Paula Maia

    Record
    2011
    160 páginas
    5h 20m
    ISBN-10: 8501092231
    Português Brasileiro
    4.1
    496 avaliações
    Leram672Lendo14Querem428Relendo1Abandonos4Resenhas83
    Favoritos48Desejados428Avaliaram496

    O romance conta a história do bombeiro Ernesto Wesley e seu irmão Ronivon, funcionário do crematório da fictícia e cinzenta cidade de Abalurdes. Assombrados por uma tragédia do passado que ao longo da narrativa os persegue, esses dois irmãos que lidam com o fogo, um para combater e o outro para apagar os vestígios da existência física de alguém que morreu, seguem com suas vidas simples e driblam as intempéries de uma cidade que está sempre em chamas.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (83)Ver mais
    Tiago Dos Santos picture
    Tiago Dos Santos17/02/2023Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    "O fogo é traiçoeiro. Surge silencioso, arrasta-se sobre toda a superfície, apaga os vestígios e deixa apenas cinzas."

    Gostei ainda mais do que as novelas do livro anterior, que são ótimas. As personagens são melhor desenvolvidas. Ainda que a temática desse livro seja a mesma, sobre homens em trabalhos difíceis e como eles moldam seu caráter, aqui eles são mais afetados pelas situações ao seu redor de forma mais emotiva eu diria. Consegui me envolver muito mais em suas histórias pessoais. É interessante o paralelo entre a profissão dos protagonistas (Ernesto é bombeiro e seu irmão Ronivon é cremador de corpos) que envolve fogo e calor com a referência a todo momento de como o clima naquela cidade está frio, eles se agasalhando pelo inverno rigoroso. Não sei se existe um significado mais profundo, só que gostei bastante desse aspecto, essa referência aos dois extremos frio/calor. Novamente o livro não tem grandes reviravoltas ou ação frenética. Mas as situações cotidianas com elementos absurdos estão presentes e fazem a leitura valer a pena. Nunca vi uma cachorra tão esperta quanto Jocasta kkk. Também gosto de como a autora faz a conexão entre as suas histórias e personagens. Nada muito grandioso, somente uma piscada de olho para deixar o leitor atento aos detalhes. Como ele se passa 10 anos antes, achei bacana encontrar esses personagens diferentes, como por exemplo Edgar Wilson mais novo e trabalhando numa mina de carvão, ainda não totalmente frio e desinteressado com tudo. Sem dúvida essa autora foi o achado do ano até aqui.

    46 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.1 / 496
    • 5 estrelas30%
    • 4 estrelas44%
    • 3 estrelas23%
    • 2 estrelas3%
    • 1 estrelas0%
    Ana Paula Maia profile picture

    Ana Paula Maia

    Escritora e roteirista, Ana Paula Maia é autora de romances de tom naturalista. Venceu duas vezes o Prêmio São Paulo de Literatura, com os livros "Assim na terra como embaixo da terra" (2018) e "Enterre seus mortos" (2019). Suas obras tematizam a relação do homem com o trabalho, a moldagem do caráter pelas atividades diárias e a inferiorização do homem pelo trabalho que exerce. Seus personagens são, em suas palavras, "homens-bestas" - trabalham duro, sobrevivem com muito pouco, esperam o mínimo da vida e, em silêncio, carregam seus fardos e o dos outros. Destaca-se a trilogia "A Saga dos Brutos", composta pelas novelas "Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos" (2009), "O trabalho sujo dos outros" (2009) e "Carvão animal" (2011). No audiovisual, escreveu o roteiro do filme "Deserto" (2017), dirigido por Guilherme Weber, e da série "Desalma" (2020), exclusiva no serviço Globoplay. Seus livros foram traduzidos na Sérvia, Alemanha, Argentina, França, Itália, Estados Unidos e Espanha e seus contos publicados em antologias no Brasil e no exterior.

    10 Livros
    250 Seguidores
    Rio de Janeiro, Brasil

    Ana Paula Maia