Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições5
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas10
    • Leitores729
    • Similares32
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Guerra dos Mascates (Grandes Mestres da Literatura Brasileira #16) - Parte I

    José de Alencar

    Escala
    2010
    210 páginas
    7h 0m
    ISBN-10: 8533902301
    Português Brasileiro
    3.3
    167 avaliações
    Leram425Lendo27Querem255Relendo1Abandonos21Resenhas10
    Favoritos4Desejados255Avaliaram167

    Guerra dos Mascates é um romance de cunho histórico em que é narrado o conflito entre os senhores de engenho de Olinda e os comerciantes de Recife, que eram pejorativamente chamados de mascates e formados, na maioria, por portugueses. Este romance de Alencar, talvez por pertencer à fase regionalista do autor, tem um caráter mais histórico do que romântico. Embora sejam ressaltados traços heróicos dos personagens, marcas que caracterizam as narrativas dos romances pertencentes à Escola Literária Romântica, em Guerra dos Mascates tem-se como pano de fundo o conflito em si, as marcas de uma época e a eterna luta de classes em que um grupo tenta livrar-se do domínio do outro.

    Edições (5)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover

    Similares (32)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (10)Ver mais
    Poliana Vermecesch picture
    Poliana Vermecesch30/04/2021Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Nossa história e nossa literatura

    Esse livro mostra como a literatura brasileira conta a história do nosso país. Esse conflito histórico com o nome que conhecemos é chamado assim por conta do título desse livro. Não vou dizer que é uma leitura fácil porque além do vocabulário ser antigo ele é muito rebuscado, mas se você souber relevar isso vai aprender muito sobre a história do Brasil e se divertir com o sarcasmo e ironia de Alencar.

    7 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.3 / 167
    • 5 estrelas17%
    • 4 estrelas25%
    • 3 estrelas34%
    • 2 estrelas19%
    • 1 estrelas5%
    José Martiniano de Alencar profile picture

    José Martiniano de Alencar

    Nasceu em Messejana, na época um município vizinho a Fortaleza. A família transferiu-se para a capital do Império do Brasil, Rio de Janeiro, e José de Alencar, então com onze anos, foi matriculado no Colégio de Instrução Elementar. Em 1844, matriculou-se nos cursos preparatórios à Faculdade de Direito de São Paulo, começando o curso de Direito em 1846. Fundou, na época, a revista Ensaios Literários, onde publicou o artigo questões de estilo. Formou-se em direito, em 1850, e, em 1854, estreou como folhetinista no Correio Mercantil. Em 1856 publica o primeiro romance, Cinco Minutos, seguido de A Viuvinha em 1857. Mas é com O Guarani em (1857) que alcançará notoriedade. Estes romances foram publicados todos em jornais e só depois em livros. José de Alencar foi mais longe nos romances que completam a trilogia indigenista: Iracema (1865) e Ubirajara (1874). O primeiro, epopeia sobre a origem do Ceará, tem como personagem principal a índia Iracema, a

    406 Livros
    1.664 Seguidores
    Ceará, Brasil

    José Martiniano de Alencar