Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas71
    • Leitores1559
    • Similares5
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    BLONDE Volume 1 -

    Joyce Carol Oates

    Editora Globo
    2003
    408 páginas
    13h 36m
    ISBN-10: 8525036331
    Português Brasileiro
    3.8
    354 avaliações
    Leram447Lendo70Querem1002Relendo0Abandonos40Resenhas71
    Favoritos2Desejados1002Avaliaram354

    Marilyn Monroe certamente está entre as figuras mais vistas e conhecidas do mundo. Seus olhos constantemente semi-cerrados, a boca carnuda tingida de vermelho e seu visual sempre glamoroso e sofisticado já estamparam revistas, coloriram peças de vestuário, viraram obra de arte nas mãos de Andy Warhol. Sua história conturbada, com final trágico, já foi dissecada e contada pelos mais diversos autores e veículos. Mas o que realmente pensava Norma Jeane Baker, a jovem que encarnou Monroe, sobre o papel público que mudou toda a sua trajetória de vida? Unindo dados biográficos da atriz a um exercício de imaginação surpreendente, Joyce Carol Oates refaz os passos do mito: a infância sofrida ao lado da avó e da mãe debilitada, os dias de solidão no orfanato, o casamento quando ainda era adolescente, a descoberta da liberdade atrelada à guerra, o início da carreira no cinema e a podridão do meio artístico da época, a fama, a relação com os medicamentos para dormir, os relacionamentos com nomesimportantes e as complicações decorrentes deles, até sua morte. No épico mais audacioso de sua carreira, Oates defende uma Norma Jeane deliciosamente ingênua, que exala sensualidade - muitas vezes sem se dar conta disso -, uma jovem de pele cremosa,olhos de cor azul cobalto e boca em formato provocante. Tudo condensado sob a forma de um romance fluido, rico em figuras poéticas, com passagens extremamente tocantes e de coerência assustadora, salpicado de possíveis reflexões de quem viveu no olho do furacão mítico que foi Marilyn Monroe.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (5)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (71)Ver mais
    Francyslaine Vicentini picture
    Francyslaine Vicentini15/03/2021Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Que livro magnífico e envolvente!!! Blonde conta a história de Norma Jean, uma criança sofrendo nas mãos de uma mãe mentalmente desequilibrada, uma criança levada ao orfanato, a um lar provisório, uma menina, se tornando moça, desejada por muitos homens e se casando muito jovem para escapar de um destino pior. A mulher que chega ao estrelato, passando por poucas e boas, até que a figura Marilyn Monroe é criada, a loira sensual, que se tornou um ícone do cinema. Mas, Norma Jean era insegura, ansiosa, tinha muitos medos e principalmente sofria pelas consequências de uma infância traumática, sofrendo, ainda, por nunca ter conhecido seu pai. Para alguém que como eu, ama cinema antigo, ler esse livro foi uma experiência incrível. Sei que é um romance, baseado na vida de Marilyn Monroe, onde nem tudo que está na história realmente aconteceu. Mas, me peguei muito interessada por conhecer mais da história de Norma Jean e com certeza quero acrescentar uma biografia dela na minha lista de leituras. Que livro triste, arrebatador e emocionante. Norma Jean só queria ser amada... E Marilyn Monroe jamais será esquecida.

    34 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.8 / 354
    • 5 estrelas19%
    • 4 estrelas45%
    • 3 estrelas25%
    • 2 estrelas8%
    • 1 estrelas3%
    Joyce Carol Oates profile picture

    Joyce Carol Oates

    Joyce Carol Oates, também conhecida como "JCO" (nasceu dia 16 de junho de 1938), é uma escritora americana. É autora de algumas das obras de literatura mais significativas da atualidade. Agraciada com os prêmios norte-americanos National Book Award e o The Pen/Malamud Award for Excelllence in Shoort Fiction, é membro da Academia Americana de Artes e Letras e titular de cátedra na Universidade de Princeton, Nova Jersey, onde leciona desde 1978.

    149 Livros
    73 Seguidores
    New York, Estados Unidos

    Joyce Carol Oates