Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas14
    • Leitores252
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Bartleby, o escrituário - Uma história de Wall Street

    Herman Melville

    Rocco
    2010
    96 páginas
    3h 12m
    ISBN-13: 9788579800016
    Português Brasileiro
    3.9
    129 avaliações
    Leram199Lendo2Querem49Relendo1Abandonos1Resenhas14
    Favoritos3Desejados49Avaliaram129

    Idealizada por Fernando Sabino, a coleção Novelas Imortais – que a Rocco relança com novo e ousado projeto gráfico, agora pelo selo Rocco Jovens Leitores – reúne narrativas breves de autores de grandes clássicos universais, como Miguel de Cervantes, Herman Melville, R. L. Stevenson, Gustave Flaubert, Henry James, entre outros. São pequenas obras-primas da literatura selecionadas e apresentadas pelo escritor mineiro que voltam às prateleiras com o objetivo de difundir obras menos conhecidas, mas não menos geniais de grandes escritores, agora ao alcance dos jovens brasileiros. Autor de Moby Dick, ou a baleia branca, seu livro mais conhecido, e de várias outras obras de ficção importantes, mas consideradas demasiado intensas por seus contemporâneos, Herman Melville (1819-1891) é também o criador da emblemática novela Bartleby, o escriturário, que conta a história de um escrivão que se recusa a fazer os trabalhos solicitados pelo patrão, menos por desobediência ou insubordinação que por hábito, com a simples justificativa “Prefiro não”. O posicionamento de Bartleby, que subverte a ordem das coisas e mergulha num estado crescente de abulia e alienação que tem a morte como único desfecho possível, e a curiosa reação de seu superior, que não o demite, desconcertam o leitor e o levam a uma profunda reflexão. A obra foi traduzida para a coleção Novelas Imortais por Luís de Lima, que em 1953, por sugestão de Vinicius de Moraes, concebeu, dirigiu e interpretou no Rio e em São Paulo um memorável drama de mímica baseado nesse trabalho.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (14)Ver mais
    Gi S B picture
    Gi S B17/02/2023Resenhou um livro
    1 (Ruim)

    Eita, livro ruim

    O autor de Moby Dick poderia ter escrito coisa melhor do que essa novelinha chinfrim. Um escriturário sem gosto, sem sal, sem vontade, mas que só prefere o não fazer, o não sentir, o não ser, o não existir, enfim, o não, resumindo a história. Dá nos nervos, deixa qualquer um nervoso, por sua inércia e seu negativismo em tudo. Que personagem mais idiota, no sentido literal da palavra, que ignora. É a negação da natureza, a negação da vida. E ainda tem gente que vê similaridades deste personagem com personagens kafkianos. Eu vi a chatice. E o pior foi o proprietário do escritório que o contratou. Que entrevista meia-boca, que processo seletivo mais leviano! O Rh de qualquer organização se sentiria ultrajado a compactuar em contratar um insano. Houve crítico que enxergou no personagem bartleby um ser autômato. O que eu vi foi um funcionário que se fosse real seria alguém que sofre de alguma moléstia de ordem psíquica, provavelmente um caso de esquizofrenia. Não seria o perfil de funcionário adequado ou pretendido. Ainda bem que o fim foi trágico. Morreu numa prisão. Triste fim para uma vida triste e sem sentido. Pelo menos no fim houve um sentido mais plausível como toda a narrativa até então. Ele estava fadado, no sentido de fado, de destino, a morrer, pois sua vida era uma morte constante, sem nenhum motor que o impulsionasse a viver. Um zombie, em uma palavra. Mas um zombie modorrento, inerte. Já foi tarde. Enquanto obra de literatura é esquecivel.

    18 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 129
    • 5 estrelas27%
    • 4 estrelas40%
    • 3 estrelas26%
    • 2 estrelas7%
    • 1 estrelas1%
    Herman Melville profile picture

    Herman Melville

    Herman Melville foi um escritor, poeta e ensaísta estadunidense. Embora tenha obtido grande sucesso no início de sua carreira, sua popularidade foi decaindo ao longo dos anos. Faleceu quase completamente esquecido, sem conhecer o sucesso que sua mais importante obra, o romance Moby Dick, alcançaria no século XX. O livro, dividido em três volumes, foi publicado em 1851 com o título de A baleia e não obteve sucesso de crítica, tendo sido considerado o principal motivo para o declínio da carreira do autor.

    109 Livros
    233 Seguidores
    Nova Iorque, Estados Unidos

    Herman Melville