Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas6
    • Leitores204
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    A vida descalço -

    Alan Pauls

    Cosac Naify
    2013
    96 páginas
    3h 12m
    ISBN-13: 9788540502796
    Português Brasileiro
    3.4
    61 avaliações
    Leram81Lendo2Querem120Relendo0Abandonos1Resenhas6
    Favoritos1Desejados120Avaliaram61

    Em uma série de textos curtos sobre a experiência de ir à praia, Alan Pauls mescla o ensaio e a memória, revelando uma série de referências que influenciaram sua formação como escritor. A vida descalço reúne diversas reflexões sobre a relação entre as pessoas, o mar e a areia, ao mesmo tempo em que recupera as lembranças da infância e adolescência do escritor, que passava os verões com a família em Villa Gesell, no litoral da província de Buenos Aires. Ao revisitar os verões das décadas de 1960 e 1970, Pauls discorre sobre os hábitos da época, o erotismo dos corpos expostos e bronzeados e analisa inquietações despertas pela imensidão do mar. O autor recorda leituras que marcaram suas férias, como Todos os fogos o fogo, de Julio Cortázar, e experiências íntimas como perder-se dos pais na areia e quase ter se afogado. Com uma prosa leve e fluída, Pauls observa como hábitos aparentemente simples como ir ao cinema e à praia podem ser experiências ricas, que marcam a história e a visão de mundo de um indivíduo.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (6)Ver mais
    Aline Guimarães picture
    Aline Guimarães13/04/2023Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Como uma boa conversa

    Você por acaso tem um amigo ou 𝒂𝒎𝒊𝒈𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒅𝒐𝒓𝒂 𝒄𝒐𝒏𝒗𝒆𝒓𝒔𝒂𝒓 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒕𝒖𝒅𝒐? Que começa a falar sobre um assunto e diz como era na 𝒂𝒏𝒕𝒊𝒈𝒖𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆, o que a 𝒎𝒊𝒕𝒐𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂 fala sobre isso, como tal coisa foi retratada no 𝒄𝒊𝒏𝒆𝒎𝒂 e na 𝒍𝒊𝒕𝒆𝒓𝒂𝒕𝒖𝒓𝒂 e então emenda com histórias da própria vida e nunca para de falar? Bem, se você tem um amigo assim e gosta de conversas longas sobre o mesmo tema vai adorar 𝑨 𝒗𝒊𝒅𝒂 𝒅𝒆𝒔𝒄𝒂𝒍ç𝒐, do escritor, roteirista e crítico de cinema argentino 𝑨𝒍𝒂𝒏 𝑷𝒂𝒖𝒍𝒔, um confesso amante da praia. Nesta obra o autor discorre sobre o tema “praia” sob vários prismas, com uma 𝒍𝒊𝒏𝒈𝒖𝒂𝒈𝒆𝒎 𝒓𝒊𝒄𝒂 𝒆 𝒃𝒆𝒎-𝒉𝒖𝒎𝒐𝒓𝒂𝒅𝒂. Logo de início nos apresenta a praia como um cenário, como uma tela em branco onde tudo (ou muitas coisas) é possível. E isso me surpreendeu logo de cara, pois pensar na praia desta forma, como algo imenso, infinito e talvez uma obra de arte que acabou de começar é encantador. Ao longo do texto o autor intercala histórias de sua própria experiência na praia - desde quando era criança – a subdivisões desse mesmo tema: fala de mitologia, da função da mídia na criação da praia como um evento, da carga erótica existente nas vestimentas praianas, da noção de grupo que existe ali, de cinema, de Proust e Camus e até da praia invernal. Com relação a este último tema eu só pude me perguntar como é possível que alguém curta ir à praia no frio. Mas é claro que tem quem goste. Particularmente, achei a leitura muito gostosa e ri com algumas situações que ele nos conta, principalmente de quando era criança e sua experiência no Rio de Janeiro nos anos 70. Ler este livro me fez lembrar de situações da minha própria vida, de férias em família e alguns fatos engraçados - e isso foi muito bom. Se você gosta de livros de não-ficção e com uma temática deste tipo, se jogue nesta leitura, que aliás é bem curtinha.

    5 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.4 / 61
    • 5 estrelas10%
    • 4 estrelas33%
    • 3 estrelas39%
    • 2 estrelas16%
    • 1 estrelas2%
    Alan Pauls profile picture

    Alan Pauls

    Nascido em 1959, na capital da Argentina, Alan Pauls foi professor de Teoria Literária na Universidade de Buenos Aires (UBA), fundador da revista Lecturas Críticas, subeditor do suplemento dominical de Página/12 e chefe de redação da revista Página/30, além de roteirista e crítico de cinema. Atualmente, ele escreve com o cineasta Hugo Santiago o roteiro de Buenos Aires no existe, filme sobre a passagem de Duchamp por Buenos Aires em 1918. Antes de O passado (Cosac Naify, 2007) - obra pela qual ganhou em 2003 o prestigioso Prêmio Herralde para livros de ficção em língua espanhola - publicou os romances El pudor del pornógrafo (1984), El coloquio (1990) e Wasabi (1994), este último lançado no Brasil pela editora Iluminuras. Escreveu ainda ensaios sobre Manuel Puig ,La traición de Rita Haywor

    13 Livros
    28 Seguidores
    Buenos Aires , Argentina

    Alan Pauls