Superinteressante N° 244 (Outubro de 2007) - Drogas, está na hora de legalizar?

    não informado

    Abril
    2007
    98 páginas
    3h 16m
    ISBN-1: 0
    Português Brasileiro

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    R . picture
    R .19/05/2023Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Outubro de 2007

    "Drogas: está na hora de legalizar?" Assunto atual, que requer posicionamento crítico, feito na reportagem de maneira pragmática, a partir da observação de nações que liberaram ou acirraram a proibição, considerando-se a realidade social e impactos gerados com os posicionamentos assumidos. Entre tais países foram citados os EUA e Suécia, onde a proibição, respectivamente, aumentou o número de usuários e diminuiu os casos. A Holanda também foi citada com desenrolar visando a concentração usuária na maconha em detrimento de narcóticos como cocaína e heroína, o que estatisticamente ocorreu. As observações denotam particularidades e contextos que devem ser considerados, que para nosso país gerou conclusões em uma tabela para instigar a criticidade. Sou contra a legalização. Falam que a medida acabaria com o crime, porém, mudaria apenas a maneira como ocorre, com provável aumento, afinal, a legalização significaria oferta em maior quantidade, diminuição do preço e maior acessibilidade. Junto com isso a potencialização dos acidentes, doenças, conflitos, impacto à saúde e aos serviços de atendimento na saúde pública. Enfim, só desgraça. Querer seguir outras nações é bobagem, por conta de realidades distintas. Questão de educação? Oras, basta ver a elite cultural, social, até governamental, e universidades pré-dispostas, adeptas e fascinada por isso, alvará a massa, influenciada e instigada de outras maneiras também. Libera, né! Mas chamam geral a polícia pra expulsar pra longe as cracolândias. Proibido já é assim... Odeio as drogas e nunca apoiaria liberação para desfrute. Ah é só para a maconha, né!.... pois é só a ponta do pavio da bomba. "1807" Texto simplificado, ótimas ilustrações, reportagem de leitura legal, reveladora sobre o contexto da vinda de Dom João e corte para o Brasil (chegaram em 1808, mas a abordagem é da tensão determinante em 1807). Nas razões, a pressão que Portugal recebia da Inglaterra e França para assumir posição. Deveria aderir à Napoleão e integrar o bloqueio continental contra os britânicos, ou ceder à oferta inglesa de fuga para o Brasil sob proteção da renomada mar8nha real, o que acabou acontecendo "na surdina e por um triz". Outros detalhes foram abordados, como perfil de Dom João (em aspectos curiosos), contexto de época (novidade para mim que o gajo foi o primeiro rei europeu a dar as caras e residir no Novo Mundo), e particularidades da fuga. Outro detalhe que não conhecia... Se Portugal cedesse a Napoleão, aí meu mano, mas credo! Esperasse o bombardeio de Lisboa pelos ingleses com toda certeza, o que já tinham feito impiedosamente contra a Suécia no mesmo ano de 1807, e desse adeus às colônias além-mar... Sugestão final: "1808" de Laurentino Gomes, livro em que a reportagem anterior foi baseada. Essas e outras na edição.

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.8 / 5
    • 5 estrelas20%
    • 4 estrelas40%
    • 3 estrelas40%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%