Jacques Le Goff é um dos maiores historiadores do nosso século. Difícil encontrar alguém que entenda mais de história medieval que ele. A obra desse autor é sem dúvida uma das melhores que você vai encontrar se quiser aprender sobre esse tempo, o meu predileto, ainda mais quando se trata de cavalaria.
A Civilização do Ocidente Medieval é um trabalho impressionante em que Lê Goff discorre continuamente sobre os séculos da Idade Média, falando do desenvolvimento político, econômico, religioso e terminando com a mentalidade do homem medieval. A leitura não é difícil, mas exige atenção, pois os detalhes não param de aparecer. As informações surgem consecutivamente, com algumas ligações que o leitor deve saber prender e selar para perceber todo o valor da obra e realmente acumular o que está no texto.
As análises de Le Goff são as de um verdadeiro historiador, sem dúvida. O leitor nunca será pego por anacronismos, recalques ou informações tendências para respaldar crenças próprias. Aqui há uma análise fria, porém bonita, do que foi o tempo medieval.
Você pode estar se perguntando então: Por que ele deu nota 4 sendo que falou tão bem do livro? Respondo facilmente. A nota 4 aparece porque o livro todo parece ter escrito de cabeça pelo Le Goff, como se fosse uma compilação da obra dele. É como se dissessem para ele: Le Goff, senta aí e escreve um resumão da Idade Média para gente. Ele sentou e escreveu tudo de cabeça. Atenção! Isso não é uma crítica negativa quando se trata do Le Goff. Estamos falando aqui do Le Goff! A nota 4 dele é superior a de qualquer outra nota 4 e só é 4 aqui porque todas as outras obras dele são melhores e mais completas.
Em suma, é um bom livro para se começar a entender a história medieval sem ser por esses pseudo-historiadores que têm surgido, sempre ávidos a usar a história para fundamentar suas próprias crenças. Antes de ler esse livro, também recomendo A Idade Média: O Nascimento do Ocidente, do Hilário Franco Jr. Apesar das críticas que já ouvi sobre ele, ainda considero um dos melhores livros para introdução à Idade Média. É escrito por um historiador que conseguiu vencer na Academia, a despeito do preconceito que a maioria dos historiadores brasileiros têm pelo estudo da história medieval e antiga.